Raças de Coelhos

Principais Raças de Coelhos Presentes no Brasil

A Associação de Criadores de Coelhos (ARBA) reconhece hoje 47 raças de coelhos existentes no mundo e a Associação Portuguesa de Coelhos Anões reconhece 11 raças de coelhos anões.

Neste artigo vamos destacar as principais raças de coelhos presentes no Brasil. Além das diversas classificações existentes a principal é o peso do coelho quando adulto sendo as raças pequenas variando de 0,9 a 2,7 kg, as raças médias variando de 2,7 a 4,1 kg, as raças grandes variando de 4,1 a 5 kg e as raças gigantes com mais de 5 kg.

Raças de Coelhos Pequenas (0,9 – 2,7kg)

Fuzzy lop

Fuzzy lop

A raça Fuzzy lop foi formada de 1981 a 1989 com o cruzamento de coelhos da raça Holland Lop com a raça Angorá Francês originando animais peludos de orelha caída. O peso aceito é de 1,8 kg.

Holandês

Holandês

O padrão da raça é a divisão logo após ombros e terço final do pé branco. O peso pode variar de 1,5 a 2,5 kg.

Dwarf Hotot

Dwarf Hotot

A raça Dwarf Hotot originou do cruzamento de Hotots presentes na Alemanha Oriental com Hotots presentes na Alemanha Ocidental sendo aceita em 1984. O peso pode variar de 1,34 a 1,36 kg.
O padrão da raça tem olhos marrons com bordas pretas.

Holland lop

Holland lop

A raça Holland lop originou do cruzamento inicial da raça Netherland Dwarf com a raça Lop Francês. Os filhotes deste cruzamento (F1) foram acasalados com a raça Lop Inglês originando a geração F2. Os exemplares da geração F2 foram cruzadas entre si e os filhotes formaram a geração F3. Essa geração F3 foi então cruzada com a raça Lop Francês e assim surgiu o Holland lop em 1955, reconhecida em 1964.
O peso aceito é de 1,5 kg.

Mini lop

Mini lop

A raça Mini lop originou do cruzamento da raça Lop Inglês com a raça Borboleta formando a raça Lop Francês em 1850. Assim a raça Lop Francês foi cruzada com a raça Chinchila originando o Mini lop reconhecida em 1974. O peso aceito nos Estados Unidos é de até 2,7 kg e na Europa e 1,6 kg.

Netherland Dwarf

Netherland Dwarf

O peso aceito para a raça é de 900 g na Europa e de 1,13 kg nos Estados Unidos. O padrão aceito é de orelhas com no máximo 5 cm.

Polish

Polish

A raça é original da Inglaterra e da Alemanha com relatos na literatura desde 1860. Acreditasse que sua origem é veio de coelhos selvagens, silver, himalaio e holandês.
O peso pode variar de 1,34 a 1,58 kg. O padrão da raça exige que a cor da unha seja da cor da pelagem.

Mini Rex

Mini Rex

O coelho Mini Rex surgiu em 1988, apresenta 20 variedades de cores e o peso máximo aceito é de 2 kg.

Lion

Lion

A raça Lion surgiu ocasionalmente em uma granja de coelhos na Alemanha quando coelhos da raça Angorá pariram filhotes com mutações nos pelos. O peso aceito é de 1,6 kg. O padrão da raça é de orelhas variando de 5,5 a 7,5 cm. Todos os coelhos Lions brancos precisam ter olhos azuis ou vermelhos. A juba precisa ter de 5 – 7 cm formando um “V” e a saia em coelhos com mais de 5 meses tem poucos pelos.

Teddy

Teddy

O tamanho da pelagem varia de 6 – 10 cm e o peso de até 1,35 kg.

Negro e Fogo

Negro e Fogo

A raça Negro e fogo ou Tan tem origem na Inglaterra em 1880. O peso máximo é de 2,7 kg.

Raças de Coelhos Médias (2,7 – 4,1 kg)

Borboleta Inglês

Borboleta Inglês

Essa raça tem origem na Inglaterra. O focinho precisa ter o desenho formado por 3 marcas parendo uma borboleta. Peso máximo é de3,6 kg.

Castor Rex

Castor Rex

A raça Castor Rex originou na França e o peso médio é de 2,7 a 3,6 kg.

Chinchila Padrão

Chinchila Padrão

Tem origem na França. O peso máximo é de 3,4 kg.

Raças de Coelhos Grandes (4,1 – 5 kg)

Califórnia

Califórnia

A raça Califórnia tem origem nos Estados Unidos. A pelagem é branca com focinho, orelhas, patas e cauda preta ou azul ou chocolate ou lilás. O peso máximo é de 4,76 kg.

Chinchila Americana

Chinchila Americana

O peso pode variar de 4,08 a 5,44 kg.

Prateado de Champagne

Prateado de Champagne

A raça tem origem na França. A pelagem é de cor prateada sendo produzida por alguns pelos de ponta azulada e outros em menor quantidade de cor escura na extremidade O peso máximo é de 4,76 kg.

Nova Zelândia

Nova Zelândia

A raça Nova Zelândia tem origem nos Estados Unidos, podendo ser de pelagem branca ou vermelha. O peso médio:pode variar de 4 a 5 kg.

Raças de Coelhos Gigantes (acima de 5 kg)

Gigante Flamengo/Flandres

Gigante Flamengo/Flandres

A raça tem origem na Bélgica. O peso mínimo é de 5 kg. As cores aceita são preta, azul, fulvo, cinza claro, cinza, branco e areia.

Botucatu

Botucatu

A raça tem origem no Brasil do cruzamento de coelhos Norfolk 2000, Nova Zelândia, Califórnia e Gigante de Bouscat. O peso varia de 5 a 6 kg.

Chinchila Gigante

Chinchila Gigante

O peso varia de 6 a 7 kg.

Borboleta Gigante

Borboleta Gigante

O focinho precisa ter o desenho formado por 3 marcas parendo uma borboleta. O peso mínimo é de 5,44 kg.

O conhecimento das raças de coelhos e os padrões são muito importantes tanto para criadores quanto para compradores. Assim ao adquirir seu coelho de estimação precisa ser verificado se ele condiz com a raça, pois cada raça tem um valor de mercado e muitos lugares vendem coelhos sem raça por preço de coelhos de raça.

Escrito por Maísa Melo Heker

28 comments

  1. Olá!
    Pessoal acabei de ganhar um coelho, o nome dele é Tody ele é branco, de olhos vermelho, e grande e pesado de pelo macio.
    E estou na duvida de q raça ele pode ser?
    Se alguém poder me ajudar para mim ele é gigante.

  2. Olá, eu ganhei um coelhinho da raça Lion e gostaria de saber por quantos anos essa raça vive.
    Procuramos alimentá-lo com rações de primeira linha, frutas e verduras, também.
    Agradeço caso saiba informar.

  3. I often visit your blog and have noticed that you
    don’t update it often. More frequent updates will give your blog higher rank & authority in google.
    I know that writing articles takes a lot of time,
    but you can always help yourself with miftolo’s tools which will shorten the time of creating an article to a couple of seconds.

  4. a antiga raça de coelho, se eu não me engano, surgiu entre século 18 e 19. tinha pelagem castanho claro. surgiu na europa. e outra raça desconhecida era na verdade na cor cinza prateada. surgiu no Canadá. media 15 cm. existia no século 17. tem mais uma raça de coelho que surgiu na china que tinha pelagem branco e manchas amareladas. o olho era puxado. aos 2018 anos atrás, os egípcios tinha uma raça de coelho não conhecido, seu tamanho era parecida com lebre. tinha pelagem branca, orelhas altas, era uso doméstico para alimentar e os egípcios colocavam o dentro da caixa grande de ouro. o coelho russo antigo surgiu na Rússia, extinto, surgiu no início do século 19. era pequeno. tinha pelagem preto-azulado. media 4 cm. era compreensivo e cooperativo. a extinta raça era coelho gigante. media 20 cm. sua cor era branco-creme. surgiu no Canadá, no século 19. era alegre, brincalhão e quieto. a raça Golden, uma variante raça extinta de coelho, seu pelo era dourado. surgiu no século 16. surgiu na Itália. seu tamanho era médio. a raça extinta de coelho, era peruana. surgiu no século 19. era pequeno. tinha pelagem marrom-café. media 3 cm.

  5. a raça extinta é um coelho surgiu na china. tinha pelagem branca e manchas amareladas. surgiu no século 19. a raça antiga surgiu na Rússia. tinha tamanho pequeno. a cor era preto-azulada. surgiu no século 18. a raça extinta Golden foi surgida no século 16. seu tamanho era gigante. sua cor era dourada. surgiu na Itália.

  6. Ola
    Acho todas as raças lindas!! Tenho uma dúvida: qual a raças desses coelhinho que são comuns em feiras livres e aviários?? Ou eles são sem raça ?? Tipo SRD

    Obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.