O cachorro, assim como os humanos, pode ter às vezes gases, e isso é perfeitamente normal, mas será que posso dar luftal para cachorro?
Antes de responder essa pergunta, saiba que você nunca deve dar qualquer remédio para seu amigo de quatro patas sem falar com seu veterinário, principalmente medicamentos para humanos.
Se você está percebendo que seu cão está com gases, continue a leitura e entenda mais quais as possíveis causas, se pode dar luftal para aliviar e o que fazer para evitar!
Por que o cachorro tem gases?
Antes de responder a pergunta se posso dar luftal para cachorro, é importante saber quais as causas mais comuns de gases em cachorros.
Então, flatulências em cachorros podem ter diversas causas, mas as principais são:
- Uma fermentação causada por uma má digestão ou bactérias intestinais;
- Absorção de ar durante as refeições;
- Doença digestiva.
Os cães têm dificuldade em digerir certas fibras e gorduras, que não são absorvidas pelo sistema digestivo e podem causar uma intolerância e gases.
Além disso, rações de má qualidade ou uma mudança repentina na alimentação podem também provocar gases.
Algumas raças, como o Buldogue, por conta do formato do nariz, acabam inspirando ar ao comer e beber, sendo outra causa de gases, ou cães que comem muito rápido.
Existem casos também, por exemplo, de cachorro come fezes, que podem gerar uma perturbação digestiva e acarretar as flatulências.
Por fim, embora seja mais raro, particularmente quando os gases surgem rapidamente, pode ser sinal de um problema mais grave, como uma pancreatite.
Nesse caso, consulte o mais rápido possível o veterinário.
Posso dar luftal para cachorro?
Embora o luftal seja um remédio que pode dar até para bebês, o ideal é perguntar ao veterinário se você pode dar ou não para seu cachorro.
Existem casos, por exemplo, antes de determinados exames, que o luftal pode ser administrado, mas sempre com recomendação do veterinário.
Se você perceber que seu companheiro está com gases, o primeiro passo é identificar a causa dessas flatulências, e aí pensar em como prevenir e aliviar.
Gases e outros sintomas: o que fazer?
Em caso de alergia alimentar, seu cachorro pode apresentar fezes moles e com odor desagradável, além de ter gases.
Problemas graves de digestão podem provocar uma sobrecarga hepática acompanhada de uma maior sensibilidade alimentar, assim como uma mudança da aparência da pelagem.
Se você tiver alguma dúvida ou se o seu cachorro tiver gases intensos e por muitos dias, é recomendado consultar o veterinário para descartar alguma doença ou mesmo uma alergia.
Dicas para prevenir gases em cachorro
Confira, a seguir, dicas para prevenir gases no seu pet:
- Se seu cachorro tem problemas digestivos, saiba que existem rações especiais;
- Não troque de ração sem fazer uma transição alimentar. Basta ir substituindo aos poucos, de forma progressiva;
- Fracionar as refeições e adaptadas à idade e necessidades do cachorro para não sobrecarregar seu sistema digestivo;
- Escolha alimentos de boa digestibilidade, e evite dar restos de comida;
- Fazer atividades físicas pode ajudar a liberar os gases;
- Se seu cachorro come muito rápido, existem comedouros próprios, que auxiliam a diminuir o ritmo da alimentação;
- Usar vermífugos todos os meses até a idade de seis meses, depois, de três a quatro vezes por ano.
O veterinário também pode recomendar uma alimentação adaptada às necessidades do seu peludo, e prescrever probióticos para ajudar a restabelecer a flora intestinal.
Vale lembrar que o sistema digestivo do cachorro é mais sensível que o dos humanos, portanto, não introduza novos alimentos muito rapidamente.
Conclusão
Agora que você tirou suas dúvidas se posso dar luftal para cachorro e aprendeu dicas para evitar os gases, apenas fique atento se os gases vierem acompanhados de diarreia, constipação ou perda de peso.
Nesse caso, consulte imediatamente seu veterinário.
Mas, geralmente, gases é um fenômeno fisiológico normal, só é desagradável quando seu companheiro solta os gases perto de você!