Pássaros elefantes

Pássaros elefantes, conheço o animal que já foi a maior ave do mundo

Os pássaros elefantes compõe uma família de aves que foi totalmente extinta em torno do século  XVI. Todas as espécies de aves elefantes viviam na Ilha de Madagascar, seu habitat natural. Entre os gêneros conhecidos dessa família estava o Aepyornis titan, posteriormente rebatizado como Vorombe titan, a maior ave do mundo.

O Aepyornis titan foi descoberto por C.W.Andrews, um pesquisador britânico, no ano de 1864. Mas, apenas no ano de 2018, a Sociedade Zoológica de Londres – ZSL, classificou a espécie como o maior pássaro do mundo.

Porque, essa espécie era considerada como sendo a mesma que o Aepyornis maximus, a qual acreditava-se ser o maior pássaro que já existiu, até então. Seja como for, não existe nenhuma ave que se compare às aves elefantes atualmente.

Acompanhe. 

O que eram os pássaros elefantes?

As aves elefantes fizeram parte da megafauna da ilha de Madagascar. Até os dias de hoje essa ilha tem uma fauna e uma flora diferentes de qualquer outra coisa no planeta. Pois, como o local se desenvolveu isolado por milhões de anos, desenvolveu um ecossistema único.  

No entanto, o que Madagascar é hoje é apenas um resquício do que já foi no passado. Aproximadamente 1000 anos atrás, a ilha tinha o que atualmente é chamado de mega fauna, com espécies únicas de tamanhos enormes.

Foi justamente nessa época que viveram as aves elefantes. Haviam pelo menos sete espécies desses pássaros, sendo que os membros da menor dentre essas espécies pesavam em torno de 150 Kg.

Já a maior ave do mundo, o Aepyornis titan, tinha em torno de 3 m de altura e pesava uma tonelada. Inclusive, apenas a sua plumagem pesava em torno de 860 kg. Enquanto que o Aepyornis maximus também possuía em torno de 3 m de altura, mas pesava menos, com apenas 400 kg.

Os pássaros elefantes tinham impacto significativo no ecossistema de Madagascar

Os especialistas em zoologia não tem certeza sobre o que causou a extinção dos pássaros elefantes. Mas, muitos acreditam que a espécie foi extinta pelos próprios nativos da Ilha.

Inclusive, alguns estudos conduzidos pela própria ZSL encontraram ossos de ave elefante com marcas de fraturas e cortes. Para os pesquisadores, essas marcas são indícios que os nativos da Ilha de Madagascar caçavam e se alimentavam desses pássaros.

De qualquer forma, a extinção dessas aves causou impacto significativo no desenvolvimento do ecossistema de Madagascar. Afinal, animais desse tamanho controlam aspectos importantes de qualquer bioma, como o crescimento da própria vegetação. 

Além disso, as aves elefantes também espalharam sementes e biomassa com suas fezes por toda a ilha. O que levou ao crescimento de novas plantas e a manutenção da fertilidade do solo.

O Aepyornis titan foi rebatizado como Vorombe titan

Apesar de ter sido descoberto no século XIX, os cientistas acreditaram que o Aepyornis titan e o Aepyornis maximus eram a mesma espécie por quase um século e meio. No entanto, em 2018 descobriu-se que eram espécies diferentes.

Então, esse que foi o maior entre os pássaros elefantes e a maior ave do mundo, foi rebatizado como Vorombe titan pela ZSL, pois se tratava de uma nova espécie.

A descoberta foi publicada pelos pesquisadores da ZSL no

Royal Society Open Science. Na ocasião, o estudo revelou que os ossos do Vorombe titan eram bem diferentes dos ossos do Aepyornis maximus. Portanto, se tratava de espécies distintas.

O Vorombe titan, o maior dos pássaros elefantes, era um animal vegetariano

Apesar do seu tamanho assustador para qualquer ser humano moderno, essa ave elefante não comia carne. Pois, eram animais totalmente vegetarianos. Inclusive, o principal componente da sua dieta eram as frutas.

Com seus 3 m de altura, o pássaro não tinha dificuldades em alcançar várias frutas, em diferentes árvores. Outra curiosidade interessante sobre a espécie é que seus ossos possuem semelhanças incríveis com alguns dinossauros.

Mas, o pássaro elefante tinha garras compridas e bem afiadas, apesar dos seus hábitos vegetarianos. Característica que também intriga e fascina muitos pesquisadores.

Um pássaro que não podia voar e não tinha predadores naturais

Os pássaros elefantes eram de fato gigantescos, mas não conseguiam se levantar do solo e alçar voo. Além disso, a espécie era bem lenta, não sendo capaz de correr em grande velocidade.

Acontece que as aves elefantes tinham uma vida bem tranquila, pois não possuíam predadores naturais. Então, não era necessário que fossem muito rápidas, ágeis ou que desenvolvessem algum mecanismo muito eficaz de defesa.

Na verdade, o único predador que aves elefantes encontraram em sua existência foi justamente o ser humano. O que aumenta as chances que os próprios nativos tenham causado a extinção desses pássaros. Pois, eles não estavam acostumados a ter que fugir e se defender.

Dicas finais 

Como os pássaros elefantes não existem mais, somente ovos possibilitados e ossos de antigos representantes da espécie podem ser encontrados. Portanto, é a partir principalmente desses materiais, que os cientistas buscam compreender melhor os hábitos e comportamentos da espécie.

E os ovos fossilizados das aves elefantes são enormes, assim como o pássaro que nasceria deles. Pois, possuem um diâmetro de até 34 cm e podem passar de 1 m de altura.  

Gostou desse artigo? Você já conhecia o pássaro elefante? Comente!

Foto pegada do Wikipédia: Por DFoidl – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0