As pessoas geralmente chamam de pantera três tipos de felinos: a pantera africana ou leopardo, a pantera americana ou onça e a pantera negra que pode ser uma variação de padrão da onça ou do leopardo como veremos adiante.
Pantera ou Panthera na verdade é um gênero da Família Felidae, da Ordem Carnivora, da Classe Mammalia que pertencem ao Reino Animalia. O gênero Panthera se diferencia dos outros de sua sub-família por possuírem a habilidade de rugir, que se dá devido a uma alteração no osso hióide.
Entre as espécies desse gênero encontramos:
Panthera tigris – Tigre
Panthera leo – Leão
Panthera onca – Onça-pintada
Panthera pardus – Leopardo
Vejamos um breve resumo sobre cada um deles.
Tigre
Os tigres são caçadores noturnos e mesmo com o seu grande porte conseguem se aproximar de suas presas em silêncio de modo que não
percebam sua presença. O tigre está entre os carnívoros de mordida mais forte, é um ótimo nadador, ágil e veloz. As listras do tigre são como as nossas digitais. Cada tigre possui um padrão de listras único e elas nunca se repetem em outro tigre mesmo se forem gêmeos.
Pode medir de 1,42 a 2,60 metros de comprimento, sua alimentação é semelhante com a dos leopardos e onças. Porém o tigre pode atacar seres humanos caso se sinta acuado ou tenha o seu habitat invadido. Vivem em média 13 anos e é o maior dos felinos.
Existem 9 subespécies de tigre: Tigre-siberiano, Tigre-do-sul-da-china, Tigre-da-indochina, Tigre-de-sumatra, Tigre-de-bengala, Tigre-de-bali (extinto), Tigre-de-java (extinto), Tigre-do-cáspio ou tigre-persa (extinto).
Nunca foi provada a existência do Tigre Preto, o único modo de isso acontecer é o animal nascer com uma mutação rara chamada melanismo. O mais próximo do tigre preto é o Tigre Maltês. Ele é cinza com listras pretas, e pode ser encontrado na província chinesa de Fujian.
Leão
O leão é encontrado em sua maioria na África, mas também ocorre na Ásia. É o segundo maior felino que existe, perdendo apenas para o tigre. A pelagem do leão é curta e lisa – não apresenta rosetas. Os leões variam de tamanho dependendo da região em que se encontram e podem pesar de 160 a 180 quilos, mas alguns chegam 250 quilos.
Os leões vivem em bando, e dentro do grupo as tarefas são divididas sendo que as fêmeas (leoas) são responsáveis por cuidar das crias e da caça, enquanto o macho (leão) fica responsável por marcar e proteger o território. As leoas costumam caçar em bando enquanto o leão quando realiza a caça a faz de forma solitária. Leões vivem em media 15 anos na selva, enquanto em cativeiro podem chegar aos 30 anos.
A famosa juba do leão é feita de longos pelos. Ela pode ter variação de cor do amarelo claro, marrom ou preto. Além de servir para exibição na hora de conquistar as fêmeas, a juba do leão serve também para intimidar os outros machos. Pois, quanto maior for a juba, maior e mais poderoso ele parecerá evitando, assim, confronto com outros machos.
Onça-pintada
Também conhecida como jaguar é encontrada principalmente em florestas tropicais nas Américas do Sul e Central e também em áreas abertas como no Pantanal.
No Brasil existem cerca de cinquenta por cento da população de onças-pintadas e a maior parte delas se encontra na Amazônia. Na selva ela vive em média 12 anos e em cativeiro chega aos 20. Seus pelos apresentam uma tonalidade amarela com manchas pretas em forma de roseta e também pode se encontrar a onça negra.
A onça-pintada é uma excelente nadadora e caçadora. Sua mandíbula é a mais poderosa entre os felinos e a segunda mais forte entre os animais carnívoros, perdendo apenas para o tigre. Alimenta-se de aves e mamíferos além de animais semi-aquáticos. Ela mata suas presas por atacar na região do pescoço, deixando a presa sufocada. Em animais menores ela ataca direto no crânio acertando o cérebro com os seus dentes caninos. A onça ou, como também é conhecida, pantera, é um animal tão forte que é capaz de quebrar o casco de uma tartaruga.
Em geral a onça-pintada é um animal solitário, encontrando-se com outros da sua espécie apenas para acasalamento ou quando forma grupos de mãe com filhotes.
Leopardo
O leopardo vive nos continentes africano e asiático. Pode medir de 1,25 m a 1,65m de comprimento e pesar geralmente de 30 a 90kg. Existem várias subespécies de leopardo, entre as mais conhecidas estão o leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa) e o leopardo-das-neves (Uncia uncia).
Os leopardos são animais de hábitos noturnos e durante o dia costumam dormir a maior parte do tempo. Assim como os gatos, os leopardos amam alisar seu pelo e fazem isso se lambendo, e também são animais considerados brincalhões.
Os leopardos alimentam-se de coelhos, cervos, macacos, gazelas, veados e até mesmo de insetos. A fim de evitar que outros animais como leões e tigres roubem a sua presa, o leopardo as leva para cima de uma árvore e as devora lá mesmo, podendo carregar até 3 vezes o seu próprio peso.
O leopardo encontra-se em perigo de extinção e o principal motivo disso é a caça por causa de sua pele. Ela é muito cobiçada para artigos de vestuário e acessórios, além da destruição e do desequilíbrio de seu habitat.
Diferença entre Onça e Leopardo
Se olharmos de perto, a pelagem desses dois felinos se distinguem pela forma dos círculos negros que estão em seu pelo. Os círculos do leopardo são mais abertos do que os da onça, mostrando a parte marrom dentro do círculo.
Os círculos da onça são menores, mostrando apenas pelagem preta. A calda desses animais também é diferente, sendo a do leopardo maior do que a da onça. Além disso, elas são encontradas em lugares diferentes, a onça habita as Américas, enquanto o leopardo se encontra em boa parte da África e no continente asiático.
Pantera Negra
Como vimos Pantera Negra é o nome que muitas pessoas dão a qualquer felino negro, e a verdade é que não existe uma espécie chamada Pantera-negra. O nome Pantera refere-se ao gênero dos felinos citados acima. Então, antera negra é o nome popular que se dá à onça negra ou leopardo negro. Eles apresentam uma alteração genética chamada de melanismo, que é um aumento concentrado de pigmentos negros na pelagem do animal. Os leopardos-negros são mais comuns nas selvas do sudeste asiático.
Acreditava-se que a onça-preta, também conhecida por jaguar preto, podia ser uma espécie diferente. Porém descobriu-se que ela pertence à mesma espécie da onça-pintada: Panthera onca. Quando observada à luz do dia é possível ver as rosetas típicas da onça-pintada contra o fundo negro da pelagem da onça-preta. Por causa dessa nuance de cor a onça-preta é considerada rara.
Um fato interessante é que o melanismo é uma mutação genética. Assim, um leopardo amarelo ou uma onça-pintada comuns podem gerar filhotes portadores do melanismo, ou seja, filhotes pretos.
Gostou desse artigo? Comente abaixo.
Adorei o artigo. Muito bem escrito, claro e fácil de entender. Parabéns!
Eu esclareci as curiosidades que o meu filho tinha,através das informações que aqui estavam!!Adorei!!
Muito interessante.
Ótimo!
Realmente, o artigo é muito bom, gostoso de ler e fácil de entender.
Maravilha. Parabens Muito educativo.
ficou muito bom ! mas eu não pesquisei sobre isso e sim sobre as diferenças da pantera negra macho e femia mas parabéns ficou bem escrito!
Permita-me corrigi-lo, a onça pintada ou jaguar, é o felino de mordida mais forte e o terceiro animal terrestre nessa escala, perdendo apenas para crocodilo da água salgada e crocodilo do Nilo.
Muito bom deu,pra entender muita coisa??
Muito bom o artigo!
Características e dúvidas bem explicadas, gostei muito, foi muito educativo a matéria, de fácil entendimento!
Parabéns pela ótima matéria explicativa!