Um hotel para cachorro é uma ótima alternativa para as famílias que viajam e não podem levar seus cachorros juntos. Os hotéis possuem uma infraestrutura voltada para o maior conforto e menor estresse para os cães.
Tem piscinas, brinquedos interativos, alimentação, grandes áreas livres, salas de descanso com conforto. Em alguns tem gaiolas ou canis, em outros não. Os animais são deixados livres para irem onde quiserem.
É obrigatório que o hotel para cachorro seja registrado no Conselho de Medicina Veterinária da região onde se encontra. Também deve possuir uma equipe técnica especializada, com veterinários de prontidão a qualquer momento caso ocorra algum acidente.
Deve ter tratadores para realizarem exercícios físicos, zootecnistas para cuidar da alimentação adequada dentro das exigências nutricionais, etc.
Contudo sempre fica uma dúvida de como o cão será tratado lá quando estiver longe dos donos. Assim recomenda-se, antes de deixá-lo no hotel para cachorro, realizar uma visita ao estabelecimento junto com o animal para observar como é a estrutura e os cuidados que os responsáveis têm com os animais.
Observar como os outros cães se comportam junto dos responsáveis pelo estabelecimento e quando estão juntos entre si, os cuidados com a higiene do local, exigência com vacinação e vermifugação. Pergunte sobre como são as atividades realizadas durante o dia e à noite, os cuidados com a alimentação, qual o tipo de ração oferecida. Também se os cachorros são separados por porte e como serão transmitidas as informações sobre como o animal está, se é por e-mail, telefone ou por webcam ao vivo.
Dicas para seu cão à um Hotel para Cachorro
Para que seu animal fique em um local estranho ao de costume e não fique estressado, deve-se seguir algumas dicas:
- Quando for ao hotel para cachorro deixar seu bichinho, leve uma peça de roupa com seu cheiro, pois, quando ele for dormir junto com a roupa, ficará tranquilo por sentir o cheiro do seu dono;
- A ração que é servida no hotel deve ser dada ao cão alguns dias antes dele se hospedar, essa tarefa deve ser feita quatro dias antes. Os cães são adaptados à ração que consomem, assim não estranharão a comida;
- A vacinação e o uso de vermífugos têm que estar em dia;
- Busque informações com amigos sobre o hotel para cachorro que está te interessando;
- Em muitos lares, os cãezinhos muitas vezes são alimentados por seus donos, onde eles recebem a ração direto na boca. Alguns dias antes de saírem de sua casa acostume-o a se alimentar de forma independente;
- Existe um ditado que é “os dois são como carne e unha”, esse ditado se aplica às pessoas que não se separam. No convívio entre pet e humano ele não passa despercebido. Para evitar estresse do cão quando passar os dias ou semanas longe do seu amigo inseparável ande com ele com a guia um pouco longa para haver uma maior exploração do ambiente. Já outro método é pagar a um adestrador para passear com ele, para o costume de estar com estranho começar a ser colocado em prática;
- Uma das maiores especialidades dos cachorros é perceber o que está acontecendo com seu dono, a partir do comportamento. Assim, quando for deixar seu animal de estimação no hotel para cachorro, não demonstre sinais de ansiedade e tristeza. Pois, se esses comportamentos ficarem expostos, o seu cão ficará ansioso, por isso comporte-se naturalmente;
- Na volta ao hotel, veja o estado físico do seu animal e o seu comportamento. Se o hotel alcançar as suas expectativas e demonstrar excelente trabalho, não troque de hotel nas próximas vezes.
Preço
As diárias são bastante variadas. Tem lugares que não passam de R$ 15,00 já em outros podem chegar a R$ 80,00, dependendo da infra-estrutura. Assim, pesquise bastante os valores. Veja qual é mais adequado à sua condição e se o estabelecimento comercial é de boa qualidade.
Escrito por Jadylson Thyago