Lagomorfos

Lagomorfos: Coelhos, Lebres e Ocotonídeos

Lagomorfos são mamíferos herbívoros. Incluindo os coelhos (14 espécies) e lebres (26 espécies) da família Leporidae e ocotonídeos ou “pika” da família Ochotonidae (30 espécies). Apesar do nome “pika” ou ocotonídeo não ser conhecido por muitos, acredito ser indiretamente bem conhecido. Pois, esse animalzinho deu origem ao personagem Pikachu dos desenhos e jogos Pokémon. Esses três diferentes animais também diferem entre si e ainda hoje são muito confundidos com roedores.

Características anatômicas: Lagomorfos X Roedores

Roedores

Dentre as principais diferenças entre lagomorfos e roedores podemos destacar as características dos dentes incisivos que em roedores apresentam curvatura enquanto em lagomorfos estão na vertical e possuem dois pares de dentes incisivos superiores, um par atrás do outro.

O tamanho das patas e das orelhas também indicam outras diferenças já que em lagomorfos, os membros anteriores são menores quando comparados aos membros posteriores e as orelhas são longas e pontudas. Todos os roedores por sua vez apresentam orelhas pequenas com a ponta arredondada.

Os machos dessas duas ordens (Lagomorpha e Rodentia) também possuem diferenças muito importantes quanto ao posicionamento dos testículos que no caso de lagomorfos se encontram próximos e laterais ao pênis e o pênis de roedores tem ossos, característica não existem em lagomorfos.

Características gerais dos lagomorfos

 coelho

Todos os lagomorfos apresentam 28 dentes e se alimentam de vegetais em geral podendo ser capim, flores, frutas, legumes, verduras e cereais. Porém o tamanho deles difere. No caso dos ocotonídeos que são os menores lagomorfos com 100 a 150 g e no máximo 22 cm. Podemos encontrar coelhos de 800 a 12 kg e lebres de 3 a 5 kg. As lebres e os ocotonídeos são solitários, exceto na época reprodutiva já os coelhos vivem em colônias.

Diferenças entre coelhos e lebres

lebres

As principais diferenças entre esses animais tão confundidos entre si são que coelhos nascem em ninhos construídos pela mãe e cavam galerias, nascem cegos, sem pelos e indefesos. Enquanto, as lebres nascem em campo aberto, com olhos abertos, cobertos de pelo e já conseguem correr. A carne do coelho é branca e da lebre é vermelha.

A gestação dos coelhos dura 31 dias podendo nascer de 1 a 18 filhotes. Já nas lebres dura 40 dias nascendo de 1 a 4 filhotes. Comparando o corpo, os coelhos são mais curtos, com orelhas menores e as lebres possuem corpo alongado, orelhas longas e patas traseiras muito fortes.

Em caso de perigo, os coelhos se refugiam em suas tocas ou galerias. As lebres não se escondem, mas correm em alta velocidade atingindo até 55 km/h.

Sinta-se livre pra comentar abaixo o que você achou desse artigo.

Escrito por Maísa Melo Heker

9 comments

    1. Que bom que gostou do artigo sobre os Lagomorfos e que foi muito útil para você, fico feliz.

      E agradeço de seu coração pelo seu comentários! Várias pessoas leem os artigos e não comentam, mas quando lemos comentários como os seus nos dão motivos para continuar mantendo o site sempre no ar.

      Abraços

      1. Realmente foi muito útil. Parabéns, continue escrevendo. É muito importante passar seus conhecimentos suas experiências !!!

  1. Quando em corrida, o coelho corre em zig-zag; já a lebre corre em linha reta e de orelhas esticadas.

  2. mt obrigada!! eu jasbia q coelhos e lebres n eram roedores, só n sabias as caraterísticas exatas q diferiam eles! vlw msm

  3. Bem didático e verdadeiramente educativo, muito obrigado! Vou compartilhar este link em meus blogs educativos!

    1. Eles têm 28 dentes? Quando bocejam aparecem poucos , só na frente… onde estão os outros dentinhos? rsrs

  4. Muito obrigada pelo post! Acabei de descobrir que coelhos e lebres não são roedores e queria ler mais sobre os ocotonídeos, seu post ajudou bastante.

Comments are closed.