Diferenças entre coelho e lebre

Diferenças entre coelho e lebre, você consegue identificar?

Quais são as diferenças entre coelho e lebre? Você sabe? Na prática, muitas pessoas acabam confundindo esses animais. Afinal, ambos são fofinhos, têm grandes patas traseiras e orelhas bem compridas.

Então, à primeira vista, a lebre e o coelho são realmente muito parecidos. Contudo, ao observar melhor e prestar atenção nos detalhes, podemos perceber várias diferenças entre eles.

Portanto, continue lendo e confira o conteúdo que preparamos para você hoje aqui nesse post. Temos certeza que você vai se divertir e se surpreender com as diferenças entre coelho e lebre! 

Acompanhe. 

Características corporais estão entre as diferenças entre coelho e lebre

Como mencionamos, em uma primeira olhada a lebre e o coelho parecem iguais. Mas, ao olhar de forma mais cuidadosa conseguimos perceber que existem características corporais diferentes entre ambas.  

A primeira delas é uma das mais fáceis de observar, é o tamanho desses animais. Por que, a lebre é maior que o coelho. Afinal, enquanto um coelho tem aproximadamente 44 cm de comprimento, as lebres possuem em torno de 68 cm de comprimento.

Então, são mais de 20 cm de diferença no tamanho da lebre e do coelho. E como o corpo da lebre é maior, isso também implica em diferenças no tamanho das patas e das orelhas.

Dessa forma, as patas e as orelhas das lebres são maiores e mais compridas do que as patas e orelhas dos coelhos. Por exemplo, a orelha de uma lebre tem aproximadamente 10 cm de comprimento. Já as orelhas de um coelho tem em torno de 8 cm de comprimento.

Observe a cor dos pelos e a altura dos saltos

Como as lebres são maiores que coelhos, elas conseguem saltar uma altura maior do que eles. E essa é outra diferença entre coelho e lebre.  

Uma lebre consegue dar saltos que atingem uma altura incrível de até 3 metros. Por exemplo, quando são acuadas por predadores e precisam fugir rapidamente.

Já os coelhos dão saltos menores e costumam se movimentar em pequenos pulos, mesmo em situações de maior risco. É claro que eles também são bem rápidos para escapar dos predadores.

Já a cor dos pelos de uma lebre pode ser marrom, amarelo ou cinza, considerando seus variados tons. Os coelhos, por sua vez, são encontrados nas cores preto branco, vermelho, e cinza. 

Considerando também os diferentes tons dessas cores e com a possibilidade da pelagem apresentar mais de uma cor. Por exemplo, não é incomum encontrarmos coelhos com pelagem preta e branca, no mesmo padrão de pelagem também possuem alguns cães e gatos.

Diferenças entre coelho e lebre no habitat e no comportamento

As lebres são um tipo de animal que gosta de viver em campo aberto. Elas adoram grandes gramados com vegetação e uma boa quantidade de luz solar.

Já os coelhos preferem se abrigar em tocas que eles mesmos constroem para si. Por exemplo, escavando na terra macia. Mas, também podem arrumar uma toca em algum arbusto ou até um tronco na floresta.

Outro ponto interessante é que as lebres são animais que preferem viver de forma solitária. Enquanto que os coelhos são comumente encontrados em bandos, quando vivendo na natureza.

A reprodução é uma das diferenças mais notáveis

Quando falamos das diferenças entre coelho e lebre não podemos deixar de mencionar a reprodução desses animais. Por que, existem diferenças significativas dos comportamentos reprodutivos de várias espécies.

O período reprodutivo das lebres acontece no inverno e no verão. E sua gestação dura aproximadamente dois meses. Então, após esse tempo, as lebres terão entre 1 a 8 filhotes em sua ninhada.

Já os coelhos, embora sejam capazes de ser produzidos durante o ano todo, costumam preferir os dois primeiros trimestres anuais. Além disso, o seu período gestacional é de apenas um mês. Uma gestação realmente muito breve!

E o tamanho de cada ninhada é mais homogêneo, e costuma conter em torno de 5 a 6 coelhos por gestação. Esse número de filhotes e o pequeno período de gestação implica em várias ninhadas por ano.

Logo, é difícil esperar que os coelhos tenham uma população mais elevada, não é verdade? 

A realidade é que existe outra das diferenças entre coelho e lebre que devemos mencionar aqui: a uma taxa de mortalidade de 90% aproximadamente para os coelhos selvagens. O que não acontece com as lebres.

Existem outras diferenças entre coelho e lebre?

Ao todo, existem 32 espécies de lebres conhecidas e 10 espécies de coelhos. Portanto, se analisarmos cada uma delas e compararmos umas com as outras, veremos ainda mais diferenças.

E as diferenças podem estar no habitat, nos hábitos reprodutivos, morfologia de seus corpos, comportamentos e assim por diante.

Curiosidade: uma das coisas que menos vai mudar entre lebres e coelhos é a alimentação. Pois, os dois são herbívoros e se alimentam basicamente de grama, folhas, casca de árvores, rebentos e arbustos. 

Gostou de conhecer quais são as diferenças entre coelho e lebre? Será que agora você consegue identificar quem é quem? Compartilhe conosco a sua experiência e deixe seu comentário!