sarna em cachorro

Como curar sarna em cachorro

Assim como outros animais e inclusive o homem, os cachorros podem ter doenças de pele, e sempre que pensamos em doença de pele logo imaginamos sarna de cachorro.

A Sarna canina é causada por ácaros, sendo que estes já podem estar presentes nos corpos dos cachorros ou então ser passado através de outros animais. Muitas pessoas tem o pensamento errado de que o cachorro só pegará sarna se sair para rua.

Tipos de Sarna em Cachorro

Existem três tipos de sarna canina, sendo elas a Sarna Sarcóptica, Sarna Otodécica e a Sarna Demodécica. Vamos falar sobre cada um desses três tipos de sarna e os sintomas de cada um.

Sarna Sarcóptica

A escabiose ou sarna sarcóptica é causada pelo ácaro chamado sarcoptes scabei, e faz os cachorros terem um grande coceira, que inclusive em alguns casos eles até mordem para acabar com a coceira, ou tentam se lamber. Em alguns casos, os cachorros com essa sarna para inclusive de se alimentarem.

Sintomas da Sarna

  • Crostas
  • Borbulas
  • Escoriações
  • Pele avermelhada
  • Queda de pelos

Tratamento para Sarna

O tratamento por esse tipo de sarna geralmente é por medicamento tópico ou banhos especiais, e em casos mais graves, medicamento via oral ou injetável.

Esse é um dos tipos de sarna de cachorro que é contagioso, portanto se possuir outros animais em casa, deverá isolar o animal contaminado e inclusive retirar as coisas que ele tinha contato.

Sarna Otodécica

A Sarna Ododécica é causada pelo ácaro otodectes cynotis, e como é causada no ouvido pode facilmente ser confundido com otite. Esse ácaro afeta tanto cachorros quanto gatos. Outro nome que essa sarna recebe é Sarna de Ouvido.

O tratamento para sarna otodécica deve ser rápida, pois em alguns casos pode parar cerúmen (cera) que no futuro pode inclusive causar otite.

Tratamento para Sarna

Por examinar o ouvido do cachorro e através de uma amostra, o veterinário consegue verificar se é sarna causada através do ácaro otodectes cynotis. Se for confirmado a sarna, o tratamento é através de gotas no ouvido do remédio e banho anti ácaro.

Esse tipo de sarna não atinge os seres humanos mas pode contaminar outros animais. Separe o animal infectado pela sarna dos outros animais que você tenha em casa, inclusive os objetos dele. Higienize completamente a casa para que não seja passado para os outros pets.

Sarna Demodécica

A Sarna demodécica (ou sarna negra) é causada pelo ácaro dermodex canis. Esse é o tipo de ácaro que os cachorros já tem em seu corpo em pequena quantidade, e por algum motivo ele surgiu, como sistema imunológico com falha ou por que foi desencadeado alguma reação mais forte.

Sintomas da Sarna

Os sintomas da Sarna Demodécica é um pouco diferente, sendo que o principal sintoma é queda de pelo ao redor do olho, bem perto do olho, como se fosse um desenho, como pode ver na imagem.

Como esse é um tipo de sarna que poderá ocorrer com frequência, o correto é você saber o motivo que desencadeou a sarna para evitar futuramente. Uma excelente maneira de se prevenir isso é através da Coleira Anti Sarna e Carrapato, que custa muito pouco.

Tratamento para Sarna

Os cuidadores de animais (cães e gatos) que apresentam esse tipo de sarna já conhecem bem os tratamentos convencionais, sendo eles:

  • ivermectinas (Ivomec, Mectimax)
  • moxidectinas (Cydectin)
  • milbemicinas (Interceptor)
  • doramectinas (Dectomax)
  • metaflumizonas (Promeris)
  • amitrazinas (Amitraz)

11 comments

    1. Meu cão está com umas sarna tipo uma ferida com uma casca grossa por cima.q tipo de medicamento ideal pra ele como identificar essa sarna

  1. De quantos em quantos dias posso aplicar Ivomec em meu Plug, qual a dose certa já que ele tem 12 quilos e tem a sarna Demodécica já comprovado em exame de sangue.

    1. não use ivermectina, tem efeitos colaterais muito severos em cães e podem até levar a morte por envenenamento.. use dectomax injetavel com uma seringa no subcutâneo. para um cão tão pequeno em peso, lhe recomendo não mais que 0,3 ml. caso venha a persistir o parasita, aplique mais uma dose após umas duas ou três semanas.. não fique aplicando de semana em semana se não você vai destruir os órgãos vitais do seu cão por envenenamento.

    2. Eu quero saber,pois tenho uma gata 3 mimos,com carnaval de ouvido to usando Ivomec um dia sim outro nao 0,2 eu pingo ta certo ?

  2. Meu cachorro tem sarnas ah quase dois anos. Já passei de tudo, tomou remédios, a sarna dela cai os pêlos forma feridas, sai pus. Passei até óleo queimado com enxofre, até melhora, mas depois volta . Hoje aplicamos quase um ml de ivomec nela. Torce pra resolver.

  3. Minha cadela Blue Merle parece estar com a famosa sarna negra. Já me disseram que ela não pode tomar Ivomec poque na realidade é uma Border Collie e, na realidade, ela piorou bastante depois de duas crias num cruzamento com borde collie, tendo tido dois filhotes numa cria e apenas um filhote na última cria. Depois eu mandei castrá-la mas, parece, a sarna piorou.

  4. boa tarde.
    sou, alaor viola

    email [email protected]

    Cuido de um cachorro preto porte pequeno que vive em um matagal.
    Ele não deixa pega-lo, dou ração e fiz uma casinha para ele.
    Agora ele pegou sarna e parte do pelo esta caindo. Estou dando Mectimax, 12 mg, onde coloco em um pedao de carne
    e ele aceita.
    Gostaria de saber se é esse o procedimento.
    Obrigado , aguardo um retorno.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.