cadela no cio

Cadela no cio – Saiba quando ocorre a primeira vez

Quando uma cadela experimenta seu primeiro cio?

O primeiro ciclo geralmente ocorre quando uma cadela não castrada tem entre 6 e 24 meses de idade. Ele tende a ocorrer mais cedo para cães de raças pequenas e mais tarde para cães de raças grandes.

Com que frequência os cães entram no cio?

Depende da raça do seu cão, pois varia de acordo com as diferentes raças e cães individuais, uma fêmea não castrada geralmente entra no cio duas vezes por ano, aproximadamente a cada seis meses.

Quanto tempo uma cadela fica no cio?

O tempo durante o qual os cães machos são atraídos por uma cadela é variável, aproximadamente 18 dias. As fêmeas são receptivas aos machos por apenas metade desse tempo.

Como saber se sua cadela está no cio?

Quando seu cão está no cio, ele parecerá nervoso, facilmente distraído e mais alerta.

Ela pode urinar com mais frequência do que normalmente, você provavelmente notará mudanças no comportamento dela, isso é causado por uma mudança no equilíbrio hormonal.

Quando uma cadela no cio está pronta para procriar, ela pode iniciar interações sexuais com outros cães.

No início, o corrimento vaginal é tingido de sangue e a vulva está inchada. Quando a fêmea é receptiva aos machos, o corrimento vaginal diminui e fica cor de palha.

Veja os melhores acessórios pra pets.

4 estágios do ciclo de cio do cão

Estágio de proestro

O primeiro estágio do ciclo de calor é chamado de proestro. Pode durar de 3 a 17 dias, mas muitos cães experimentam cerca de 9 dias em proestro.

A melhor maneira de identificar o início de um ciclo de cio do cão é o inchaço da vulva. Você pode notar os seguintes sintomas durante esta fase:

Mudanças na Personalidade

As alterações podem variar de leves a mais graves, às vezes, uma cadela se torna mais afetuosa e pegajosa com seu dono, mas outras vezes ela pode parecer mal-humorada.

Mudanças no apetite

Durante esta primeira semana, ela pode ficar ainda mais faminta, então você pode querer aumentar sua porção de comida.

Qualquer que seja a mudança, tomar nota dela pode ser uma pista significativa de que o ciclo de calor começou.

Abaixar o rabo

É uma reação para proteger a vulva, seja enfiando o rabo entre a perna ou sentando-se sempre que outro cão se aproxima.

Vulva inchada

A quantidade de inchaço da vulva varia, alguns cães incham um pouco, enquanto outros incham bastante.

Normalmente, o sangramento é leve durante os primeiros dias, quando chega ao meio da semana, fica um pouco mais pesado

Estágio de estro

Normalmente dura de 3 a 21 dias e dura em média 9 dias. Este é o momento em que sua cadela está fértil e os ovários começam a liberar óvulos para fertilização.

A cadela estará disposta a aceitar a companhia do macho, ela pode tentar ficar ao ar livre com mais frequência do que o normal. Durante este período, seus sintomas incluem:

Descarga iluminada

Anteriormente, é vermelho brilhante, a descarga agora clareia para ser rosada.

Amolecimento da vulva

O inchaço inicial diminui o suficiente para fazer a vulva amolecer o suficiente para a penetração.

Flerte

Ela estará convidando o macho virando o traseiro em direção a ele e segurando o rabo alto e fora do caminho. Se não houver nenhum cão macho ao lado dela, ela pode encontrar uma maneira de sair de casa.

Fase de diestro

A fase de Diestro é no final do ciclo de calor. Esta fase pode durar de 60 a 90 dias, neste ponto, a cadela não está mais fértil.

Se a cadela estiver grávida, a fase de diestro vai do final do estro até o nascimento dos filhotes. Aqui estão os sinais:

Desaparecimento gradual do inchaço da vulva

A maior parte do inchaço desaparece nesta fase, mas a vulva pode permanecer um pouco grande.

Menos flerte

Deixando de lado se ela está grávida ou não, a cadela agora não tem “humor” para acasalar e não está mais interessada em flertar.

Estágio de anestro

O anestro é o estágio final do ciclo de cio do cão. Esta é a fase mais longa ao longo de todo o ciclo, de 100 a 150 dias, ao final da qual todo o ciclo de calor recomeça.

Em que fase do ciclo estral a cadela pode engravidar?

A cadela geralmente ovula no momento em que o corrimento vaginal se torna aguado, isso marca seu estágio mais fértil e é o momento em que ela estará mais receptiva à reprodução.

No entanto, o esperma pode sobreviver por 1 semana e ser capaz de fertilizar os óvulos, então é possível que ela engravide enquanto estiver no estro.

Como você pode evitar que seu cão entre no cio?

A castração de cadelas é a forma mais recomendada para prevenir o estro e a gravidez, não só isso, mas para protegê-la contra o câncer de mama e doenças do sistema reprodutivo.

Você pode castrar seu cão a partir de 2 meses de idade, mas é melhor consultar seu veterinário para recomendações específicas.

E se o seu cão tiver sido mal acasalado ou acidentalmente acasalar com outro cão?

Você precisará entrar em contato com seu veterinário o mais rápido possível. Há injeções de descasamento nos primeiros a dois dias após o acasalamento, mas há riscos de que você precise discutir isso com seu veterinário.

Com que idade devo castrar meu cachorro?

Embora os veterinários costumavam recomendar a castração de sua cadela com 4 meses de idade para garantir que ela nunca passasse por um ciclo de cio para prevenir o câncer de mama.

Você deve discutir quaisquer preocupações de saúde com seus veterinários antes de discutir qual idade é apropriada para castrar seu cão.

Se você acha que seu cão está doente, consulte seu veterinário o mais rápido possível, pois ele já examinou seu animal de estimação, conhece o histórico do seu animal de estimação, portanto, ele poderá fazer as melhores recomendações para seu animal de estimação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.