Principais Raças de Coelhos Presentes no Brasil


A Associação de Criadores de Coelhos (ARBA) reconhece hoje 47 raças de coelhos existentes no mundo e a Associação Portuguesa de Coelhos Anões reconhece 11 raças de coelhos anões.

Neste artigo vamos destacar as principais raças de coelhos presentes no Brasil. Além das diversas classificações existentes a principal é o peso do coelho quando adulto sendo as raças pequenas variando de 0,9 a 2,7 kg, as raças médias variando de 2,7 a 4,1 kg, as raças grandes variando de 4,1 a 5 kg e as raças gigantes com mais de 5 kg.

Raças de Coelhos Pequenas (0,9 – 2,7kg)

Fuzzy lop

Fuzzy lop

A raça Fuzzy lop foi formada de 1981 a 1989 com o cruzamento de coelhos da raça Holland Lop com a raça Angorá Francês originando animais peludos de orelha caída. O peso aceito é de 1,8 kg.

Holandês

coelho holandes


O padrão da raça é a divisão logo após ombros e terço final do pé branco. O peso pode variar de 1,5 a 2,5 kg.

Dwarf Hotot

Dwarf Hotot

A raça Dwarf Hotot originou do cruzamento de Hotots presentes na Alemanha Oriental com Hotots presentes na Alemanha Ocidental sendo aceita em 1984. O peso pode variar de 1,34 a 1,36 kg.
O padrão da raça tem olhos marrons com bordas pretas.

Holland lop

Holland lop

A raça Holland lop originou do cruzamento inicial da raça Netherland Dwarf com a raça Lop Francês. Os filhotes deste cruzamento (F1) foram acasalados com a raça Lop Inglês originando a geração F2. Os exemplares da geração F2 foram cruzadas entre si e os filhotes formaram a geração F3. Essa geração F3 foi então cruzada com a raça Lop Francês e assim surgiu o Holland lop em 1955, reconhecida em 1964.
O peso aceito é de 1,5 kg.

Mini lop

Mini lop

A raça Mini lop originou do cruzamento da raça Lop Inglês com a raça Borboleta formando a raça Lop Francês em 1850. Assim a raça Lop Francês foi cruzada com a raça Chinchila originando o Mini lop reconhecida em 1974. O peso aceito nos Estados Unidos é de até 2,7 kg e na Europa e 1,6 kg.

Netherland Dwarf

Netherland Dwarf

O peso aceito para a raça é de 900 g na Europa e de 1,13 kg nos Estados Unidos. O padrão aceito é de orelhas com no máximo 5 cm.

Polish

coelho polish

A raça é original da Inglaterra e da Alemanha com relatos na literatura desde 1860. Acreditasse que sua origem é veio de coelhos selvagens, silver, himalaio e holandês.
O peso pode variar de 1,34 a 1,58 kg. O padrão da raça exige que a cor da unha seja da cor da pelagem.

Mini Rex

Mini Rex

O coelho Mini Rex surgiu em 1988, apresenta 20 variedades de cores e o peso máximo aceito é de 2 kg.

Lion

coelho lion

A raça Lion surgiu ocasionalmente em uma granja de coelhos na Alemanha quando coelhos da raça Angorá pariram filhotes com mutações nos pelos. O peso aceito é de 1,6 kg. O padrão da raça é de orelhas variando de 5,5 a 7,5 cm. Todos os coelhos Lions brancos precisam ter olhos azuis ou vermelhos. A juba precisa ter de 5 – 7 cm formando um “V” e a saia em coelhos com mais de 5 meses tem poucos pelos.

Teddy

coelho teddy

O tamanho da pelagem varia de 6 – 10 cm e o peso de até 1,35 kg.

Negro e Fogo

coelho negro e fogo

A raça Negro e fogo ou Tan tem origem na Inglaterra em 1880. O peso máximo é de 2,7 kg.

Raças de Coelhos Médias (2,7 – 4,1 kg)

Borboleta Inglês

coelho borboleta ingles

Essa raça tem origem na Inglaterra. O focinho precisa ter o desenho formado por 3 marcas parendo uma borboleta. Peso máximo é de3,6 kg.

Castor Rex

Coelho Castor Rex

A raça Castor Rex originou na França e o peso médio é de 2,7 a 3,6 kg.

Chinchila Padrão

coelho chinchila padrao

Tem origem na França. O peso máximo é de 3,4 kg.

Raças de Coelhos Grandes (4,1 – 5 kg)

Califórnia

coelho california

A raça Califórnia tem origem nos Estados Unidos. A pelagem é branca com focinho, orelhas, patas e cauda preta ou azul ou chocolate ou lilás. O peso máximo é de 4,76 kg.

Chinchila Americana

coelho chinchila americano

O peso pode variar de 4,08 a 5,44 kg.

Prateado de Champagne

Coelho Prateado de Champagne

A raça tem origem na França. A pelagem é de cor prateada sendo produzida por alguns pelos de ponta azulada e outros em menor quantidade de cor escura na extremidade O peso máximo é de 4,76 kg.

Nova Zelândia

Coelho Nova Zelandia

A raça Nova Zelândia tem origem nos Estados Unidos, podendo ser de pelagem branca ou vermelha. O peso médio:pode variar de 4 a 5 kg.

Raças de Coelhos Gigantes (acima de 5 kg)

Gigante Flamengo/Flandres

Coelho Flandres

A raça tem origem na Bélgica. O peso mínimo é de 5 kg. As cores aceita são preta, azul, fulvo, cinza claro, cinza, branco e areia.

Botucatu

coelho botucatu

A raça tem origem no Brasil do cruzamento de coelhos Norfolk 2000, Nova Zelândia, Califórnia e Gigante de Bouscat. O peso varia de 5 a 6 kg.

Chinchila Gigante

raça de coelho chinchila gigante

O peso varia de 6 a 7 kg.

Borboleta Gigante

raças de coelhos borboleta gigante

O focinho precisa ter o desenho formado por 3 marcas parendo uma borboleta. O peso mínimo é de 5,44 kg.

O conhecimento das raças de coelhos e os padrões são muito importantes tanto para criadores quanto para compradores. Assim ao adquirir seu coelho de estimação precisa ser verificado se ele condiz com a raça, pois cada raça tem um valor de mercado e muitos lugares vendem coelhos sem raça por preço de coelhos de raça.

Escrito por Maísa Melo Heker


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(14 votos, média: 4,50 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

3 pensamentos em “Principais Raças de Coelhos Presentes no Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *