Peixe Lua – Tudo Sobre Esse Incrível Peixe

Peixe Lua

Reprodução

O Peixe Lua pode atingir até mais que 3 metros de comprimento, 4 de altura e pode pesar até mais do que duas toneladas. Ele é considerado o peixe ósseo maior do mundo. Além disso, o Peixe Lua se distingue pelo seu corpo, que tem uma forma circular e achatada, totalmente diferente dos outros peixes que geralmente são fusiformes.

O modo como ele nada é totalmente diferente dos outros peixes, com movimentos sincronizados das barbatanas anal e dorsal, isso por que ela não possui barbatanas caudais. Um comportamento bastante interessante é que ele vai até a superfície e deita-se de lado, e é dai que vem o nome dele ocean sunfish (em inglês).

O Peixe Lua transporta muitos parasitas, sendo que a comunidade cientifica conseguiu identificar em torno de 50 espécies diferentes, entre parasitas externos e internos. Um dos motivos para ele se deitar na superfície é esse, para que atrair às aves para o desparasitar, além de regular a temperatura do seu corpo.

O Peixe Lua vive nas zonas temperadas e quentes do Atlântico e Pácificos, e alimenta-se principalmente de zooplancton e peixes pequenos. Como ele possui uma grande barbatana dorsal e costuma ir até a superfície, vez por outra é confundido com tubarões. Porém, é possível distinguir um tubarão do peixe lua de forma simples. O tubarão quando nada move a cauda para os lados, fazendo com que a nadadeira dorsal fique parada. Já o peixe lua nada em forma de remo, sendo totalmente diferente de um tubarão.

A reprodução do Peixe Lua é interessante. A Fêmea produz até 300 milhões de ovos por vez, e estes são liberados na água e fecundados pelo macho. As larvas passam por 3 estágios de desenvolvimento, em que perdem a barbatana caudal e ganham espinhos conspícuos.

Geralmente os peixes lua são encontrados sozinhos, mas vez por outra é possível encontra-los em grupos ou em pares. É visto geralmente em águas abertas, mas também podem ser visto em leitos de algas, pois aproveitam que os peixes pequenos removam os parasitas de sua pele.

Não se sabe ao certo quantos anos um peixe lua consegue sobreviver, mas em cativeiro já foi constatado que podem viver até 10 anos.

Suas principais preocupações de predadores naturais são os leões marinhos, orcas e tubarões. Além deles, os humanos também são uma forte preocupação para eles, pois é considerado uma comida excelente, principalmente no Japão e em Taiwan.

O que você achou do Peixe Lua? Deixe o seu comentário, com certeza vai ser muito importante para nós.

 



Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(2 votos, média: 4,50 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Reply