Doenças de Coelhos Domésticos – Conheça quais são e como preveni-las


Coelhos são frequentemente criados como animais de estimação por serem dóceis, calmos e causarem grande admiração nas crianças. Mas existem algumas doenças de coelhos que podem afetar o seu animalzinho e é importante conhecê-las.

Um coelho saudável é ativo, suas orelhas são móveis e alertas a qualquer ruído estranho, se alimenta continuamente, bebe água sem maiores dificuldades, se movimenta bastante, tirando alguns períodos do dia para breves sonecas; suas fezes são duras, redondas e secas – embora pela manhã possam ser observadas estruturas como tranças em fezes úmidas, macias e brilhosas que são normais e conhecidas por cecotrofos.

São animais resistentes e a maioria das doenças de coelhos é específica dos coelhos, isto significa que apenas se contagiam entre si, especialmente por meio da introdução de um animal doente junto a outros sadios.


Doenças de Coelhos

Em geral, os animais doentes apresentam os seguintes sintomas: olhos entrecerrados e tristes; orelhas levemente caídas (se não for da raça); apatia – ficam parados e quietos; comem pouco, demonstrando pouco ou nenhum apetite;  perda de peso; o pelo fica eriçado e mais opaco, às vezes, caindo em grande quantidade. Também podem apresentar corrimentos anormais, como pus, catarro e sangue; diarréia, sintomas de graves doenças de coelhos, e tumores, calombos ou inchaços; têm febre, quando a temperatura é superior a 38ºC. Há muitas doenças de coelhos, que podem causar a morte do animal.

Conheça algumas doenças de coelhos mais comuns:

Coccidiose

Eimeria sp. e Cryptosporidium sp., são os coccídios que podem causar alta mortalidade principalmente em filhotes. Se tratam de protozoários que são ingeridos e podem se alojar no fígado e trato intestinal. Os sinais podem ser inaparentes com morte repentina dos animais ou apresentar sintomas como anorexia, perda de peso, distensão abdominal, diarreia e morte rápida. A prevenção desta doença pode ser feita com higiene, desinfecção local, evitando alimentos que tiveram contato com outros animais e tratamento com coccidiostáticos.

Dermatite úmida aguda

Também chamada de papada verde, a bactéria Pseudomonas aeruginosa, age em locais específicos do corpo com constante umidade causada por goteiras ou bebedouros. A região úmida fica esverdeada e começa a causar queda de pelos somente na região úmida.

Dermatite úmida aguda

Dermatofitose ou “Tinha”

Trichophyton mentagrophytes e o Microsporum canis são os fungos causados dessa dermatite. Os sinais são de micose, queda de pelo, lesão localizada, circular com eritema periférico, áspero e seco. Pode ocorrer devido à alta umidade, alta temperatura, contato com solos contaminados, falta de higiene, falta de vitamina A e D.

Dermatofitose

Displasia coxofemoral ou Splay legs ou Pernas abertas

Esse defeito genético é causado pelo gene autossômico recessivo “Modifier”. É uma deslocação congênita do quadril, começa a aparecer em filhotes em crescimento geralmente após o desmame. Os animais não conseguem se locomover adequadamente, pois a perna se mantém virada e esticada, prejudicando também sua higiene pessoal e a cecotrofagia. Esse gene também causa atrofia no crescimento e com o tempo morte do animal. É uma das doenças de coelhos que são fatais.

Displasia coxofemoral ou Splay legs ou Pernas abertas

Displasia coxofemoral ou Splay legs ou Pernas abertas

Encefalitozoonose

Esta doença é causada por um fungo interno chamado Encephalitozoon cuniculi, transmitido por esporos na urina. Somente um exame de sangue por titulação pode identificar a presença do fungo que atinge o sistema nervoso e os rins. Os sintomas são torcicolo, paralisia das patas traseiras, surdez, cegueira, perda de equilíbrio e incontinência urinária.

Encefalitozoonose

Encefalitozoonose

Enteropatia mucoide ou síndrome entérica ou enteropatia epizótica

Esta é uma das doenças de coelhos no trato intestinal, que ocorre com a proliferação de Clostridium sp (Clostridiose) e Escherichia coli (Colibacilose ) liberando toxinas que são absorvidas causando lesão no fígado. Sinais são de morte súbita em desmamados, diarreia aquosa 2-3 dias antes da morte, timpanismo, morte de 6 a 72 horas. Essa proliferação pode ser causada por dietas desbalanceadas / pobres em fibras, alterações bruscas na dieta, infestações parasitárias, imobilidade intestinal, alterações climáticas – stress, uso errado de medicamentos, que vão provocar uma disbiose intestinal. A prevenção pode ser realizada com rações equilibradas, higiene, desinfecção das instalações e evitando estresse nos animais.

Estase ou Obstrução Gastrointestinal

Essa parada (estase) do funcionamento do intestino pode ocorrer por estresse, desidratação, dor, gases, infecções, problema dentário, falta de fibra na alimentação, pouco movimento (gaiola) e ingestão pelos. Os sinais são apatia, curvatura, diminuição no tamanho e quantidade de fezes, diminuição apetite, beber muita ou nenhuma água, ranger de dentes, abdômen inchado e duro.

Febre Vitular

As causas são deficiência de cálcio e fósforo atingindo principalmente fêmeas pós-parto levando a paralisação dos membros posteriores.

Febre Vitular

Má Oclusão

A má oclusão acontece quando, os dentes que crescem continuamente em qualquer coelho, não são gastos como deveriam e crescem de forma anormal causada principalmente por genética de animais consanguíneos ou algum deslocamento da mandíbula que pode ter ocorrido por brigas entre dois coelhos, quedas ou abscessos na região mandibular. Um animal com esse problema precisa constantemente de corte dos dentes para poder se alimentar corretamente e para evitar cortes na boca.

Má Oclusão Doenças de Coelhos

Má Oclusão

Pasteurelose

A pasteurelose é causada pela bactéria Pasteurella multocida, que ocorre em coelhos com baixa imunidade, situações de superlotação, falta de higiene, ventos fortes, alta ou muito baixa umidade e altos níveis de amônia e gás carbônico no ambiente.

A Pasteurella multocida penetra pelas vias respiratórias e por feridas presentes no corpo, causando secreção nasal, espirros, rinite, pneumonia, otite (podendo causar torcicolo), conjuntivite, infecção genital, metrite, abscessos pelo corpo e falta de apetite. O torcicolo nem sempre é causada pela pasteurela, podendo também ter origem alimentar pela falta de vitaminas.

A prevenção dessa doença de coelhos é feita principalmente evitando o estresse dos animais e rigor na higiene dos locais onde vivem.

Pasteurelose

Pasteurelose

Pasteurelose

Pasteurelose

Pasteurelose

Salmonelose

Salmonella typhimurium e enteritides e pullorum são as três espécies de salmonela que podem acometer os coelhos. A transmissão ocorre pela ingestão de alimentos e água contaminados e contato com animais ou pessoas contaminadas. Algumas situações podem agravar o problema como superlotação, estresse, falta de higiene, alimentação deficiente, instalações e manejos inadequados. Os sinais são abortos, morte do feto, infertilidade, diarreia, febre, nascimento de animais fracos seguido de morte, aumento baço, metrite e surtos de morte em fêmeas gestantes e jovens.

Sarna das orelhas

Psoroptes cuniculi é o ácaro causador desse tipo de sarna transmitida por pássaros, insetos e o homem. O ácaro e localiza dentro do ouvido expandindo mais internamente e também externamente pelas orelhas formando crostas e feridas que quando não tratadas rapidamente podem causar surdez e a dor e coceira sentida pelo coelho faz com que ele pare de se alimentar levando a morte. É uma das doenças de coelhos altamente contagiosa que exige medidas rápidas de profilaxia e higiene a fim de impedir sua propagação.

Sarna das orelhas Doenças de Coelhos Domésticos

Sarna Sarcóptica

Também é causado por um ácaro chamado Sarcoptes cuniculi. Assim como na sarna das orelhas ocorre a formação de crostas, porém não são nas orelhas, nas em várias regiões do corpo como cabeça, boca, nariz, região genital e patas. Causa muita coceira.

Sarna Sarcóptica

Staphylococciose

Doença causada pela bactéria Staphylococcus spp., atingindo principalmente láparos (filhotes de coelhos), suas mães e coelhos pesados que vivem sob arames. Os sintomas são mastite, pústulas no corpo, abscessos no corpo e pododermatite. Qualquer ferida é canal para entrada desta bactéria. O humano é o principal transmissor da doença para os coelhos através do contato. Por isso sempre se deve lavar as mãos antes de tocar nos coelhos.

Staphylococciose

 

A quarentena dos animais recentemente adquiridos é indispensável no controle das enfermidades. Nesse período os animais devem permanecer em isolamento total e ser minuciosamente examinados diariamente em busca de sinais que apontem a presença de quaisquer doenças de coelhos.

Quando os animais são criados no mesmo local, as doenças de coelhos podem se transmitir entre os animais e proliferar completamente. Como vimos, alguns dos sintomas causados podem se dar por diversos fatores, tais como: alimentação e manejo incorretos ou inadequados; lesões mal curadas; intoxicação; excesso de calor, acima dos 30 º ou exposição excessiva ao sol; e principalmente a falta de higiene no recinto onde o animal é criado.

 

Comente abaixo caso possua um animal passando por alguma dessas doenças de coelhos ou outra parecida.

Escrito por Maísa Melo Heker


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(87 votos, média: 4,39 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

137 pensamentos em “Doenças de Coelhos Domésticos – Conheça quais são e como preveni-las”

  1. Oi, a cinco meses havia comprado um mini coelho ( mais conhecido como mini-lion). Cresceu de uma maneira surpreendente, se alimentava perfeitamente. Mas ontem pela noite ele mudou o humor de repente. Fiquei muito preocupada, dei água a ele por seringa, mas ele só queria ficar com a cabeça encostada escondendo o nariz.
    Procurei o que poderia estar acontecendo, conversei com uma colega que fez técnico em veterinária maa de fato não houve o que fazer. Ele não emitiu nenhum som, a boca não abria com facilidade. Não sei se por dentro estava alguma coisa ruim.
    Ele ficava dentro de casa e para dormir fechado na gaiola. Não teve contato com nenhum outro coelho ou bicho quais quer. Sempre lavei as folhas, cenouras sempre raladas.
    Mas foi tão rápido que na verdade não sei o que ele tinha.

    1. Olá Thalita, obrigado por entrar em contato conosco.

      Mas como está seu mini coelho? Ele está vivo? Ainda está doente?

      A Maísa, a escritora desse artigo é especialista em criação de coelhos. Me informe por favor se o seu coelho ainda se encontra doente pois entrarei em contato com ela para ver se ela pode te ajudar de alguma maneira.

      Pode ser que seja algo momentâneo, não uma doença de coelho muito grave. Mas o ideal mesmo é uma pessoa especialista nisso te ajudar. Me informe que converso com a Maísa ok?

      Espero que não seja nada grave e que seu mini coelho melhore rápido!

      Até mais.

      1. Olá Boa noite , ha maisomenos 1 mes minha coelhinha que tem 4 meses e pouco, anda meio doente, não achei ninguém que possa atender, começou qnd 1 olhinho dela ficou estranho como se ela não enxergasse porém continuam vermelhos apareceu uma pele Branca fina se olho, quase não abria e logo dps ela começou a ficar torta,e a maisomenos 13 dias ela deu umas duas crises que nao sei oque era mas parecia mt com plepcia ela tremia e se entortava toda, fica bastante tempo quietinha, se alimenta bem, coco sai durinho mas aqui acolá sai mole. Alguém por fvr pode me ajudar?

  2. Comprei uma filhote de coelho mini e ela parecia escorregar no piso de madeira ficando sempre de patas abertas, ao tocar a região do quadril ela foge e pareceu sentir dor, será que existe a possibilidade de ser displasia? Caso for, existe algo que possa ser feito?

    Obrigado em adianto.

  3. comprei um filhote de coelho e ele era muito sadio,mas além dele eu tenho mas dois coelhos,um casal,e fémia estar gravída e muito violente agressiva,porem ela bateu e mordeu o filhote de coelho e machucou seu pescoso perto da orelha e chegou a sangrar,isso estar com dois dias,depois disso coelho estar com pescoso muito dolorido e estar triste com os olhos triste sem comer direito,e fica abrindo a boca o tempo enteiro com se estiver-se com fauta de ar sem poder respirar como se ele tiver-se gripado,fica puxando o folégo bem rápidoque eu pensso q ele vai morrer… me ajudem preciso saber o que estar acontecendo com meu coelho…

  4. olá, meu coelho está com perda de pelos (só de passar a mão ja sai um chumaço de pelos) e está emagrecendo e meio apático. O que pode ser??

  5. Olá ganhei um coelho de meu esposo que veio de uma area rural, ele rejeitou as rações inclusive a funny bunny só quer comer couve chicória cenoura e milho e agora ele está com umas feridas nas patas traseiras parecidas com sarna de cachorro, o que faço? Não tem veterinário especializado em coelhos onde moro, como devo proceder?

  6. Eu tenho criado ela solto pela casa ela faz as necessidades em jornal e sempre troco mantenho o local limpo ela usa os potes de alumínio que eu tinha pois pretendia adotar um cão ou gato então os potes ficaram pra ela eu os lavei bem, então é isso o que estou fazendo de errado? Como devo agir para curar a doença?

  7. Olá.
    Eu tenho um coelho que teve ou encefalitozoonose ou pasteurolose. Ele tem a cabeça torta r ficou com um olho meio fechado. Porém, ele está bem forte. Demos os vermífugos que o veternário indicou e ele embora velhinho, reagiu bem.
    Meu medo é o seguinte…. tenho dois filhos pequenos e moro em apto. Tem perigo de meus filhos
    pegarem isso?Na época que ocorreu, todos tomaram o remédio em casa.
    Além disso, meus filhos tem tido estomatite frequentemente, será que pode ser alguma doença
    causada pelo coelho?

    1. Pasteurelose não tem perigo algum, porém a encefalizoonose é transmissível pela ingestão da urina do coelho infectado para pessoas imunossuprimidas durante a infecção no coelho. Como já faz tempo, seu animal não transmite mais, apenas é um animal portador.

    2. Olá, meu coelho parece está com pasteurolose, os veterinários não estão sabendo como lidar com ele, porque teve dois abcessos, você poderia me passar o nome do vermifungos? Talvez isso resolva.

  8. oi minha coelha esta com as patinhas da frente fraca com paralisia ela nao come bebe muita água tem ranger nos dentes
    esta parada demais como e a cabeça de esta caida de lado nao sei oq faser estou bem nervosa vcs podem me ajudar oq eu faço

  9. Ola meu coelho esta com falha de pelos em dois lugares do corpo.Estas falhas ~sao bem ralas mesmo , mais não chegam a formar ferida..O que poderia ser?
    Obrigado pela ajuda

    1. Uma semana??? Gravíssimo. pode ser estase. Precisa rever a alimentação e fornecer com urgência uma colher de azeite na boca, mamão e suco de abacaxi.

  10. Olá, minha coelha é bem saudável e alegre, ela é um mini lion de 1 ano e meio. De uma semana pra cá eu tenho percebido que ela fica algumas vezes sentada com uma pata esticada para frente e ela não fazia isso. Pode ser algum problema?

  11. Bom dia, minha coleha morreu hoje pela manhã, estava comendo cenoura e derrepente começou a correr e dar pinotes, caiu e chiou muito, fez xixi com sangue e morreu, estou chocada, pq aparentemente estava tudo mto bem. Ela ficava solta em um espaço grande e não tinha contato com outros animais, o lugar era limpo todos os dias. O que pode ter acontecido???

  12. Boa Noite! meu coelho está com sarna nas orelhas e umas feridas nas patas traseiras, que remédio posso dar e como procede os cuidados para cura-los? não tenho veterinário para leva-lo. Grata!

  13. Oi, neste Sábado, minha coelhinha de 6 meses morreu, ela tinha um negócio tipo que uma Gripe … O nariz dela ficava escorrendo, eu e meu pai dávamos comida para ela na boquinha porque ela não conseguia sentir o cheiro da ração e nem das outras coisas, a gente estávamos cuidando muito bem dela, mais um coelho tem que comer bastante, e ela estava comendo muito pouco . E ela foi emagrecendo muito rápido, fomos em uma Veterinária que é minha amiga e ela disse que ia sarar em 7 dias, se a gente comprasse um remédio lá e um xarope, nós damos esse xarope e o remédio durante 2 semanas e ela não melhorou … Mais antes de começarmos dar os remédios para ela, a mosca foi lá na boquinha melecada dela e colocou ovinhos, dai no outro dia eu vi e passei um remédio em Spray nela, dai os bigatos morreram, dai eu e meu pai estávamos cuidando muito dela, e antes de ontem quase anoite eu e meu pai encontramos ela morta e dura no chão. Chorei muito e estou chorando até agora, você poderia me informar que doença é ? Porque não pode ser uma simples gripe, gripe não mata, e principalmente quando estamos dando remédio 2 vezes por dia … Oque acha que era ? Me ajude por favor..

  14. Olá, eu tinha uma coelha da raça gigannte de flandres ela iria fazer 6 meses agora dia 14/10, ela vivia solta pelo meu quarto pois como ela ja estava e iria ficar maior, não achava certo deixar ela em gaiola ou em viveiro então adapitei meu quarto para que ela não tivesse acesso a fios ou qualquer outra coisa que ela possa roer, ela tinha o banheiro dela onde ela so fazia as necessidades la, eu dava a raçao funny bunny e nunca deixava faltar o feno e agua pra ela, numa manhã eu acordei e ela estava no canto da minha cama imovel e com algumas ” bolinhas ” ao redor, parecia que ela havia passado a noite ou uma boa parte da magrugada ali, peguei ela no colo e ela deu uma gemidinha suspeitei de dor de barriga ou colicam ofereci raçao e o feno ela comeu normalmente, mas eu tinha que da na boca dela, e agua ela não queria, levei ela no vet ele fez um exame apaupou para saber onde era a dor, e ela reagiu quando ele mecheu na coluna dela, ele me perguntou se ela havia feio muito exercicios se movimentanto muito, e comentei que na noite anterior ela estava brincando com a minha gata, mas isso ela sempre brincava toda a noite que eu chegava soltava ela pra elas brincarem, ele deu uma injeção e disse que iria melhorar a dor e ela iria dormir um pouco, e qualquer coisa retorna com ela, deixei ela na casa da minha prima era umas 10 da manhã, quando foi uma 4 da tarde minha prima me liga desesperada falando que ela gemendo e tendo uns tremores, eu sai correndo do serviço e quando cheguei ela estava chorando alto e tremendo toda e tinha feito xixi com sangue, coloquei ela no tranporte e corri com ela pro veterinario, mas no caminho ela deu um grito se remecheu toda e morreu dentro do transporte, eu estou até agora sem saber o que realmente aconteceu, se o veterinario a medicou errado, ou se ela ja estava com alguma doença e quando se manifestou ja era tarde demais, alguem ja passou por isso ou sabe o que pode ter acontecido, eu ainda estou em choque ver o choro dela…. alguem sabe de alguma coisa ou sei la

  15. Olá, tivemos que extrair os incisivos da minha coelha e desde então, ela está arisca e medrosa. Era tão brincalhona e alegre mas o comportamento mudou totalmente. Parece outra coelha. O q pode ter acontecido ? Obrigada !

  16. Olá, comprei hoje um mini lion e ele veio com as patas descamadas, como se fosse uma micose e faltando unha. O criador disse que pode ser estresse, mas acredito que é uma bactéria. Aqui onde moro não tem veterinário de coelho. Se eu passar iodo não tem risco do coelho ingerir e passar mal? Grata!

  17. oi meu coelho morreu hj e nao entendi o pq
    ate ontem aparentava bem porem hj de manha meu pai foi solta-lo e ele nao saiu correndo simplesmente saiu e deitou em baixo de um pe de limão na sombra e ali ficou a tarde inteira nao quiz comer, sempre dava trabalho na hr de prender mais meu pai pegou ele e prendeu bem facil quando cheguei a noite meu pai contou e fui mexer com ele fiz carrinho normal achei q ele podia estar assim por causa da alteração de temperatura e se passou 30 minutos ele morreu, e tenho uma duvida tive cachorro e meus cachorros morreram e o veterinario me disse q era doença no quintal mais achei q era perigosa so pra cachorro e agora estou na duvida c é por isso? e c existe alguma forma de ‘limpar’ o quintal?

  18. Tenho uma mini coelha. Hj faz 7 dias q ela esta com diarreia. Aqui na minha cidade nao tem veterinário especialista. Ele mandou eu dar flagimax porem ateh agora nao melhorou. Esta sem apetite teve dias que comeu feno e algumas frutas mas com mta insistência. Desde onten esta sem comer ja emagreceu cerca de meio quilo e fica so deitada com a barriga pra baixo. Teve dias que a diarreia melhorou. Porem agora voltou e esta aparecendo junto com uma gosma meia esbranquiçada. Oque eu posso fazer? Ela esta sem comer apenas na agua. E fica so deitada. E a diarreia nao passa. Obrigado

  19. Bom dia! Tenho um coelho que está com 1 ano e meio. Estava muito bem, ativo e de repente amanheceu com a pata traseira aberta e sem força na dianteira. Pode ser displasia coxofemural? O que devo fazer?

  20. Olá, comprei um mini coelho e ele estava com dois meses, morreu hj, não entendi pq… soltei ele no quintal e ele não quis correr e pular como sempre, ficou parado triste, sem reagir a nada até morrer aos poucos as vezes dava umas pequenas e curtas tremidas, ele estava saudavel não tinha nenhuma doença aparente….mas ele roia muita coisa como fios, sandalias roupas, não sei se pode ter sido por isso…eu tinha um cachorro que morreu sem eu saber tbm pq, de um dia para outro ele correu de um lado para outro gritando até morrer…meu coelho foi colocado ontem na casa desse cachorro será que foi alguma doença do cachorro? Ou essa tal “doença do quintal” que dizem?

  21. Olá! Eu tenho um coelho que há um tempo atrás ficou com a cabeça super torta para o lado direito… depois de um tempo ele melhorou, porém nesse final de semana, ele voltou a ficar ruim, e muito pior… ele voltou a entortar a cabeça, mas agr mal consegue ficar em pé. .. cai e se torce para o lado que a cabeça está torta, com muita dificuldade se levanta, passando a maior parte do tempo deitado de lado… reparei q essa orelha do lado q o pescoço está torto, esta com umas casquinhas dentro… Da muuita dó e me parte o coração ver ele assim, passamos a levar a comida na boca pois como ele não consegue ter muito equilíbrio em pé mais, nao vai até a comida sozinho, nem a água. .. porém na minha cidade não tem nenhum veterinário q entenda de coelhos e também não tenho dinheiro pra leva-lo pra algum outro lugar… teria como eu fazer algo? DEsde já, muito obrigada!

  22. Olá. Notei em meu coelhinho macho hoje algumas bolinhas brancas no pelo até a pele do dorso, pouco para trás da orelha hoje. É parecido com caspa. Porém só naquela região. Fiquei preocupada e gostaria de saber se o que poderia ser, não achei até agora nenhuma doença parecida que me ajude a saber o que fazer.

  23. Olá, tenho uma criação de coelhos, mas alguns morreram, eles então bem e da noite pro dia ficam ruim e morrem com o corpo todo esticado, o que poderá ser isso?

  24. Gente preciso de uma ajuda urgente meu coelho que encontrei no mato recentemente estava com um calombo na barriga e demorou uma semana esse calombo abriu a barriga dele e esta com um buraco e parece ter algo nesse buraco por favor me ajude me apeguei nele e estou com muito medo de perdelo

  25. Olá.. A três dias achei um coelho adulto onde moro, aparentemente ele tinha dono (come ração e deixa fazer carinho normalmente). Como ele estava com muitos carrapixos e alguns estavam mto perto do couro eu resolvi cortar pq aparentemente parecia encomodar, e acabei cortando a cabecinha dele sem perceber, foi um corte superficial mas foi um pouco grande. Estou cuidando e aparentemente está cicatrizando normalmente.
    Bom mas indo ao caso, ele fica em uma gaiola porque o cercado que tenho no quintal é baixo e ele pode pular, e tenho percebido que ele só respira rápido a ponto de tremer a gaiola e vive com o coração acelerado. Quando ele está na gaiola é amigável, me cheira e deixa eu fazer carinho, porém quando pego ele, ele entra em pânico. Ele está comendo e bebendo água normalmente, fez coco uma vez em bolinhas. Gostaria de saber se o fato dele respirar tão rápido pode ser algo com a saúde dele ou pode ser pq o lugar é estranho e tenho outros animais? Ouvi ele ter crises de espirro uma vez. desde ja grata.

  26. Boa tarde! Ganhamos uma coelhinha pequena, porém não sei dizer quanto tempo ela tem…notei que está com umas bolinhas bem ao lado do focinho, o que pode ser? que remédio eu posso usar? agradeço desde já!

  27. Boa noite, necessito saber se coelhos tem de ser vermífugados e qual período. O meu nunca foi e agora esta com o pelo opaco e caindo muito. Seria época de troca ou algum outro motivo? Ele se alimenta bem e brinca bastante e sua alimentação são folhas verdes variadas, cenoura, ração e feno. Já deve ter quase um ano e nunca tomou nenhum medicamento.

  28. Ola minha coelha esta com as orelhas ressecadas e rachadas gostaria de saber o que seria estou desesperada e não sei o que fazer parece queta morta a orelha ela esta se alimentando normalmente por favor me ajude

  29. bom dia. alguem pode me ajudar? crio alguns coelhos gigantes, e tinha uma femea q pariu 6 filhotes, estando eles com 27 dia percebi q ela nao se alimentava normalmente, no dia seguinte ela perdeu a mobilidade e desidratou muito rapido. morrendo no dia seguinte. alguem sabe q doença é? e como tratar caso acontece novamente?

  30. Boa tarde! Hj encontrei um dos coelhos da chacaras da minha tia paralisado e com respiração bem fraca, dei água, e papinha de couve batida. Ele aparenta estar melhor porém ainda esta paralisado e não se levanta! Como devo proceder! Em sp tem algum veternário especializado em coelhos? ! Desde já agradeço

  31. Olá, tenho uma coelhinha da raça lyon read com 5anos e meio.
    As vezes ela fica descansando com as patas traseiras esticadas para frente e faz de vez
    em quando tbm faz um barulho parecido com um soluço.
    Gostaria de saber se isso significa algum sintoma de alguma doença.

  32. Ola, adotei um coelho srd e ele esta com 3 meses, notei q as extremidades das suas orelhas estavam meio q grosseiras, como ainda um bb e ficar sozinho em casa com meus 4 gatos, ele não me deixava toca-lo, nessa semana ele esta até pedindo carinho e ai vi de perto, as orelhas dele esta, em toda borda, grosseira, com crosta, não encontro nada na net pra orientação, mes q vem pretendo castra-lo mas não queria esperar tanto pra saber o q pode estar acontecendo. Ele fica solto em casa, tenho 4 gatos e ja peguei ele comendo a ração dos meninos(q não tenho como impedir quando trabalho). Preciso de ajuda e o Pingo tbm!

  33. Minha coelha morreu hoje .. Em parte sei q foi falta de cuidados pq n percebi q estava doente , mais queria muito entender oq ela teve . Cheguei em casa e fui dar banho nela pois fazia mto tempo q n dava banho . Qd peguei ela percebi q estava meio sem forças . Percebi q n andava comendo nem bebendo . Na hora do banho tinha muitas fezes na regiao do anus e vagina . Quando fui limpando vi mtas formigas e aquelas largartas brancas q vem das moscas normalmente . O mau cheiro era muito forte . Por fim conforme fui limpando saiu algo branco do anus dela . Acho q era pus . Decidi levar ao veterinario . Quando coloquei ela no chao porem ela n conseguiu ficar em pe. Caiu deitada e ali mesmo agonizou ate q em poucos minutos morreu . Bem na minha frente e eu n pude fazer mais nada por ela . Gostaria de entender exatamente oq ela devia ter .

  34. olá, eu tenho um coelinho é agumas semana ele esta apresentando um som diferente, tipo torsindo ele torse muito e passa as patinhas no mariz, oq pode ser

  35. Alguém já viu coelhos terem soluço?Minha coelha tem 4 anos e há alguns dias começou com uma espécie de soluço, mas esta comendo e bebendo normalmente….queria saber se isso é normal e que ode ter causado.De qualquer modo irei levá-la no vet.Mas se alguém souber algo sobre isso toda ajuda é bem vinda.Obrigada.

  36. oi , tenho um coelho de tres anos e a uns seis meses desenvolveu uma papada e não quer mais comer, e ão acho veterinario que saiba tratar de coelhor o quê devo fazer?

  37. Ola, tenho um coelho faz quatro anos ele sempre viveu preso agora faz qse um ano que deixo ele solto no quintal hoje quando fui pegar ele no colo passando a mao na barriga pensei q fosse a tetinha dele mais percebi que nao pelo tamanho era um caroco uma carne crescida rosada fiquei assustada pois ele não vem apresentando nenhum sintomas não sei se doi, o que eu pode ser e o posso fazer?

  38. tenho uma head lion de 1 ano que a uns dois dias começou a fazer coco mole. não é diarréia mas tb nao é em cacho de uva. esta dormindo o dia todo dentro da gaiola, e ela nunca foi de ficar la, pq tem um espaço grande com cercado dentro de casa. A noite brinca e pula. esta bebendo e comendo discretamente menos, O q pode ser

  39. Oi, tenho um coelho a 6 anos e hoje ele acordou estranho, parece um soluço e fica parado, não está comendo e respiração ofegante o que pode ser? parece que ele está com falta de ar, pensei que era por causa do calor. Mas agora a noite ele continua com os mesmos sintomas.

  40. Olá, bem a 7 meses não tinha como eu cuidar do meu coelho por causa de reformas que estava tendo aqui em casa e por causa da minha irmã que ia nascer, então mandamos ele pra um sitio a cuidado de um caseiro, ele não cuidou muito bem do meu coelho, na volta vimos ele magro e com uma berne enorme que já retiramos e tambem estava com pouco pelo no focinho e perto dos olhos, e também acabou que cresceu uma especie de bolota na orelha dele, e essa bolota tem veias e 3 pontas duras como se fosse ossos em formato de dentes de coelhos, estamos com medo do que isso possa acabar matando nosso coelhinho ele já esta com 4 anos, por favor me ajuda?

  41. Olá! Dei de de presente para minha esposa uma coelha da raça mini fuzzy loop, que atualmente está com 4 meses, até o momento então ela era super saudável, até que há umas semana ela começou a apresentar rachaduras nas pontas das orelhas, e crostas (cascudas) entre as unhas, sem falar que não para de se coçar, pela pouco que pesquisei acredito que seja sarna. Só que o pior não é isso, há 1 semana eu e a minha esposa começamos a nos coçar freneticamente, e a coelha fica solta por toda casa, sobe no sofá só não entra no quarto, e pesquisei sobre sarna dos coelhos dizem que podem transmitir para humanos também. O que eu faço? Me ajude!

  42. Eu tenho um coelho que é criado Souto no meu quintal , acontece que a uns vinte dias atrás notei que se formou um inchaço muito grande na parte inferior a boca ,ferida essa com cor esverdeada e exposta , como meio de cura comecei a passar no local um Ungüento que após algumas aplicações secou totalmente a ferida e e a pele no local totalmente curada , no entanto agora notei que perto da mesma região começou a se formar duas saliência ( bolas/nódulos ) o que pode ser isso ???…..detalhe o coelho esta espertao ,comendo e traquina como sempre.

  43. Bom dia,

    Meu coelho tinha 3 anos, era saudável, se alimentava bem e era criado dentro de casa. Era um coelho comum (branco de olhos vermelhos). Ontem à noite, percebemos q ele estava fazendo xixi onde deitava, o que não era normal.
    Hoje pela manhã o encontramos morto. O que pode ter acontecido?
    Obrigada.

  44. Olá, ganhei um coelhinho lionhead e o doador me disse que ele tinha sarna mas que tinha que ser levado ao veterinário, quando recebi esse coelho vi que não era apenas sarna, e que no bumbum dele tem uma carne crescida, parecida com uma hemorroida, os coelhos tem hemorroidas? alguem já passou por isso? por favor me ajudem, pois não tive como leva-lo no veterinario aqui em fortaleza, todos os que eu liguei não estão disponíveis, obrigado.

  45. Olá, ganhei um coelhinho lionhead e o doador me disse que ele tinha sarna mas que tinha que ser levado ao veterinário, quando recebi esse coelho vi que não era apenas sarna, e que no bumbum dele tem uma carne crescida, parecida com uma hemorroida, os coelhos tem hemorroidas? alguem já passou por isso? por favor me ajudem, pois não tive como leva-lo no veterinario aqui em fortaleza, todos os que eu liguei não estão disponíveis, obrigado.

  46. Boa tarde, eu tenho um coelho de 2 anos e faz uns 2 meses que seu olho direito lacrimeja, ele vive solto no quintal com um porquinho da Índia e um cachorro! Queria saber o por que que seu olhinho possa estar lacrimejando!? Obrigada!

  47. Oi minha coelhinha acabou de morrer, eu nao estava em casa mas minha mae me disse q ela começou a faze um barulho estranho pulou mto alto dentro da gaiola c debatendo e caiu e nao reagiu mais. Minha mae me ligou vim correndo embora peguei ela fiz vento fiz massagem no peito dela mas foi em vao, ela fez fezes bem mole e marrom. Ela tinha 3 meses e estava bem ativa até hj de manhã comendo certinho. Oq sera q ela teve. Obrigada

  48. Olá tenho um coelho que de um dia para outro apareceu com uma das orelhas caída e inchada com uma bolha de sangue dentro dele o que poderia ser…..

  49. Boa tarde meu coelhinho está com a cabeça pra trás e com uma respiração muito ofegante, não sei o que fazer moro em recife e não tem nem um veterinário qur atenda.

  50. Olá, meu coelho tem quase uns três anos, ele vive no quintal, e dentro de casa também, ontem encontrei ele muito triste, ainda beliscando alguma coisa pra comer, mas hoje não quis comer nada, estou dando líquidos por uma seringa, ele tem tipo um nódulo por baixo de uma das orelhas, não muito grande, mas quando toco percebo que ele se sente incomodado, fica só no seu cantinho deitado, em vez em quando sai pra um lado e outro, e como tivesse perdendo os movimentos nas pernas, me ajudem, pois não sei o que faço. Agradeço desde já .

  51. Tenho um coelho de ganhei de uma amiga observei que tem um ferida na orelho oque eu posso passar pra melhorar, e ele só come ração e está com uma papada que parece um cachecol em volta do pescoso tenho que diminuir a quantidade da ração

  52. Olá, bom dia !
    Eu tinha um mini-coelho, o lion head. estava com 10 meses. Super bem , alegre, saudável. adorava comer suas verdurinhas.
    Precisei viajar e fiquei fora por 9 dias. Deixei ele com uma amiga minha que o adorava. Quando voltei logo peguei ele. Ah eu tbm tenho uma cachorrinha, vira-lata, de 5 meses. Os dois adoravam brincar juntos de correr. um lambia o outro. quando eles se encontraram foi uma felicidade só. brincaram muito. Isso foi umas 14h da tarde, as 18h achei estranho q os dois n tinham entrado em casa. fui olhar eles. estavam deitados. quando cheguei perto ele nem se mexeu, achei estranho pq ele sempre levantava e vinha me cheirar . peguei ele e estava todo mole. ai coloquei ele perto do chao p ve se ele ia pular, como sempre vazia e ele n pulou. Coloquei no chao e ele n conseguia andar. parecia q estava com a pata traseira machuca. fui olhar bem de perto e so tinha uma mancha de sangua bem pequena. que mal sujou uns 5 pelos dele. ai fui mexendo nos ossinhos dele. e ele nem teve nenhuma reação. ai deixei ele quietino na gaiola dele pq n tinha nenhum veterinario aberto. levaria ele no outro dia pela manha. quando foi umas 20h fui olhar ele denovo e ele nem teve reaçaão . estava mais mole ainda. fiz muito carinho nele. parecia despedida. ele “virbou” igual celular. coloquei ele de volta na gaiola. as 23:30 meu esposo foi olhar ele denovo. ele estava morto. durinho . com os olhos meiso abertos. Não sei q causa da morte dele. nao sei se foi minah cachorrinha. não sei se foi o cachorro do vizinho(que fez um buraco no mu buro e a pata dele passa e a boca também). não tinha mancha de sangue pelo chão, nem na cachorra. será que foi a emocão por ficar dias longe? teve infarto? se foi os cachorros? pq minah cachorrinha e ele eram amigos. onde um estava o outro tava la. corriam juntos. tudo.

  53. Minha coelha esta caindo os pelos e os olhos ficam lacrimejando ela perdeu bastante pelo e eu as orelhas ficam baixas e eu não sei o que ela tem queria uma ajuda de vcs

  54. Olá poderia me ajudar ..pela parte da manhã sem mais nem menos meu coelho estava com a cabecinha mas de lado,não conseguia deixar reto…e seus olhos n param de mexer de uma lado e outro como de estivesse cego…e andando em círculos?poderia me ajudar

  55. oi eu ganhei um coelho e esto criando ele dentro do meu quarto e faz xixi e côco no chão do quarto e meus filho dormem la comigo tem algum perigo de ela pegarem algum doença e eu posso cria meu coelho fora de gaiola

  56. Oi tenho um filhote de coelho de dez dias ..até no entanto estava tudo bem…mas hj ele amanheceu mole e com dificuldade para respirar…será q ele ta morrendo!?? Alguem me ajude por favor!??? Oq faço!???

  57. – Ola a duas semanas comprei um coelho lion head(conhecido como cabeça de leao)
    – Ele foi mordido pela minha cachorra, e as perninhas de tras nao se mexem, ele so anda rastando, as patinhas traseiras ficaram moles.
    – tive mais cuidado com ele, dei mais atençao, brincando com ele eu o levantei i entao ele fez urina, e toda vez que eu levanto ele, ele faz ”coco”, e sempre urina. Ao comprar ele, me falaram que era femea, mais chegando em casa, fui olhar e ele era macho, as partes “intimas” dele estao avermelhadas, e tudo esta bem mole, saio um negócio dele na urina que parecia ser sangue mais saio bem pouco, oque devo fazer ? Oque é?

  58. Olá, meu mini coelho tem um pouco mais de 30 dias, e está a quase uma semana comigo, a alguns dias venho percebendo que um dos seu olhos esta vermelho ao redor e com muita remela, a mesma grudou em seu pelos em volta dos olhos mas não apresenta sintomas de doença, ele come bem, bebe água e não está com as orelhas caídas e se movimenta bem. Estou super preocupada…

  59. bom dia tenho um coelho que apresenta uma crosta preta (que parece ser ferida) ao redor dos orgaos genitais, gostaria de saber oqu poderia ser, pois o coelho apresenta perda de apetite, oque pode ser fetito a respeito.

  60. ola, meu coelho está com as patas da frente duras,tanto que dificulta ele andar…e a boca tbm está dura de tal forma,que ninguem consegue abrir a boca dele…portanto ele está sem se alimentar e sem beber agua,,e esta perdendo muito peso…o que pode ser? POR FAVOR ME AJUDEM!!!!

  61. ola tenho um coelho cujo crio desde 1 mes de vida ,hj já é adulto,a pouco mas de 1 mes,ele vem apresentando quedas demais de pelos,coceiras,não se alimenta e nem fezes sai,apenas faz mto xixi e amarelado,vive triste está perdendo pelos dá impressão que ele ta puxando o pelo,dá dó de vê,pelo amor de Deus o que eu faço,pois ja me disseram que era melhor matar,e isso sou contra,amo meu coelho,choro todos os dias,m ajudem,obg

  62. Oi, meu coelho tem aproximadamente 6 anos, tem apresentado falta de pelos nas patinhas, está com dificuldade para caminhas as pernas parecem não ter força e nesta semana ele esta comendo bem pouco ração, capim e maçã. Gostaria de saber se é por causa da sua idade ou se ele está doente.

  63. Boa Noite Maisa, tenho uma coelha chinchila, de aproximadamente 10 meses, teve filhotes há um mês e meio, 5 filhotes, morreram 3. Ela rejeitou os filhotes, então resolvemos segurá-la para os 2 filhotes mamarem. Faziamos isto umas 4 vezes ao dia, durante uns 15 min, cada vez,
    Depois de uma semana percebi que a coelha estava muito abatida e sem apetite, procurei uma veterinária. Ao examina-la percebeu que estava com as mamas inchadas e algumas feridas, estava com febre e desidratada. Na clínica ela fez hidratação endovenosa e foi orientada a mim fazer cefalexina 3x ao dia, profenid, e dipirona,em casa, suplementação alimentar com pediasure infantil ou um alimento veterinário que não encontrei aqui em Belém. Fizemos durante 2 semanas o tratamento e a coelha não melhorou. Voltei a clínica, ela ficou internada 24h, fez soro, e as medicações. Estou cuiando dela em casa, mas não percebo melhoras. Ela está muito magra, 1.600kg, não anda, tenta se mecher mas não consegue ficar em pé, só se arrasta. os nódulos no abdomem, ainda permanecem 3 nódulos na direção dos seios. Mas ela possui um apetite muito intenso, come ração, folhas verdes, maçã, e ainda contínuo suplementando 2 vezes ao dia com pediasure, uma medida de manhã e outra á tarde, ainda está tomando a cefalexina. Detalhe ha uma semana percebi várias larvas bem pequenas, parecidas com miiase, próximo a sua vágina e ao anus. demos banho e usamos um spray mata bicheira. cuidamos durante um dia e depois sumiram. Mas ela não possui feridas na área. A veterinária continua insistindo que o problema é mastite, e fraqueza por falta de alimentação, mas eu acho que pode ser algo mais.Se você puder me ajudar, não sei mais o que fazer.Obrigada desde já pela atenção. Patrícia

  64. O meu coelho tinha oito meses e hoje deixou de comer, beber e fazer fezes e estava sempre no canto sem se mexer.levei ao veterinario que disse que devia ser uma inflamaçao respiratoria e deu-lhe 2 vacinas e quando cheguei a casa ja nem conseguia mexer-se e passado uma 1h morreu.sabe o que pode ter sido?

  65. Boa noite,
    Meu nome é Ana Paula e estou muito preocupada
    Tenho um coelho da raça Anão ( Roberto Carlos) com 5 anoa eque está com um buraco no pêlo, ( visível ) ele sempre caiu muito pêlo, mas nunca tinha formado um buraco em sua pelagem, NÃO tem ferida.
    Está comendo muito bem e bebendo água normalmente, além de ração dou banana, cenoura e passas.
    O que posso fazer, estou muito preocupada.
    OBRIGADA

  66. Oi de uns dias pra cá começaram a aparecer várias bolinhas nela e feridinhas que estão me deixando muito preocupada aqui na minha cidade
    não tem veterinário que cuida de coelhos o que pode ser que ela tem ?
    Obrigada

  67. Gostaria de compartilhar com vocês
    A história Linda do meu coelho Príncipe
    Comprei ele com 3 meses de vida
    E com um fêmur quebrado
    Levei ao veterinário e tratou 100% calcificando o osso,
    Logo após esse problema quando o príncipe tinha 6 meses de vida e 3 meses comigo, surgiu um
    Volume na mandíbula esquerda Repleto de Pus
    Surgiu um problema muito Grande.
    Um Abscesso Periapical causado pelo falta de cálcio nos dentes onde a última raiz do dente não se localizou e causou uma inflamação.
    Que rapidament se espalhou pela mandíbula
    Afetando o osso e virando uma Osteomielite.
    Ele feZ a primeira cirurgia custou 480 reais
    Removendo apenas o pus tomou antibióticos
    Enrofloxacina , não teve jeito o Pus voltou ea indexação se espalhava , fizemos o processo de marsupirisacao mais não adiantou.
    Fez mais uma cirurgia que custou 1000 reais, essa segunda foi mais profunda removendo todo o pus e desgastando o osso da mandíbula e colocou clindamicina no local. Passou 1 mês e o aumento de volume voltou , agendei a terceira cirurgia mais ele não resistiu e faleceu com 9 meses de idade
    Me deixando um vazio que nunca será substituído, ele era muito feliz e carinho o Príncipe será meu primeiro Filho, alerto a vocês dar bastante verduras utilizar a ração nutropica para seus coelhos para garantia o um bom cálcio em seu corpo manter higiene, para evitar uma doença cruel como essa
    E não senti a dor que eu senti. Um abraço e que Deus abençoe a todos vocês.
    Igor Nascimento do Carmo

  68. Tenho um coelho de 5 meses, que começou a apresentar sintomas da displasia coxofemoral, ela vive dentro de casa, mas o piso é liso e escorrega com facilidade, também está um pouco acima do peso. O que devo fazer pra que ela não sinta dor e pelo menos se locomova até a ração e água? Pois ela precisa de ajuda pra sair do local. Estou desesperada, minha cidade é pequena e não tem suporte nenhum para atender animais silvestres, apenas cão e gato. Aguardo resposta, desde já, obrigada.

  69. Gente por favor me ajude, minha coelha, não come direito, está emagrecendo muito, estava pra baixo, mas agora ta se alimentando melhor e está mais ativa. Fui olhar ela, para ver se noto algo anormal, entre o anus e a vagina há algumas coisas que eu não identifiquei redondas, parece sangue endurecido, cheira mal e parece que vem de dentro dela.. Alguem sabe me informar o que é?

  70. ola meu nome é Pamela Lima ,tenho um coelho de 4 meses e meio macho. e ele esta com a pata traseira do lado direito machucada percebi hoje pela manha,a hora que se locomove fica com a patinha erguida e por isso esta meio tranquilo.pode ser alguma doença?

  71. Oi tenho um mini coelho de 2 meses, ele está espirrando muito e com secreção amarela no nariz, porém se alimenta e defeca normal, é bem ativo, qual medicação posso dar?

  72. eu vou ter um coelho e onde eu moro tem muito mato e carrapatos e agora que eu vi isso eu to com medo de ter um coelho!
    existe alguma vacina em prevenção a essas doenças? POE FAVOR ALGUÉM RESPONDA EU SO TENHO 10 ANOS

  73. Meu coelho está muito triste, não quer comer , toma muita água , fica rangindo os dentes não tá mais defecando . Que será que tá acontecendo?

  74. Oi
    Bom dia
    Minha sogra ela tem um coelho e ele tá sem querer comer .ta com a barriga inchada e casado e triste só que não sabemos o que ele tem vcs pode nos explicar

  75. Boa noite, tenho um mini coelho muito sadio, mas há alguns meses o olho começou a lacrimejar em excesso. Cuidei com camomila e fazia a higiene todos os dias, mas não adiantou e agora o outro olho também está dá mesma forma.
    Ele vive solto em casa, e os hábitos não mudaram desde que os olhos começaram a lacrimejar.
    Ele não coça e reparo que não se incomoda também.
    Aqui onde moro é muito difícil achar veterinários que cuidem de silvestres, e não gostaria de leva-lo fora de a cidade devido ao estresse.
    (Faço a higiene do local onde ele escolheu para as necessidades três vezes por dia com bastante água, sem produtos de limpeza, só com sabão neutro)
    Desde já agradeço.

  76. Minha coelha está tremendo,ele mal se mexe,os olhos arregalados, não come e nem bebe, pescoço virado, não sei oq fazer a primeira vez que ela fica assim

  77. Olá boa noite meu coelho está de canto não quer comer só quando colo queijo na boca dele uma cenoura comeu bem pouco está se escondendo fez nem poucas fezes está muito amuado e mole oque pode ser . Pf me responda pois não encontrei um veterinária especializado para me ajudar

  78. Tenho uma coelha e ela está com a orelha inchada e caída. Não consegue levantar a cabeça e perdeu o apetite. O que pode ser e qual medição indica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *