Os gatos são muito independentes. Porém, a partir do momento em que você escolhe tê-los como animais de estimação, é fundamental que você aprenda algumas coisas sobre eles. Como por exemplo, qual a melhor ração? Ou como educá-los?
Ração de Gatos
Os gatos devem ter uma alimentação com grande quantidade de nutrientes. Para isso devem ser alimentados com rações especificas para sua faixa de idade. As rações mais indicadas são as que ajudam na saúde do gato, para que ele possa ter pelos macios, um bom crescimento e para que diminua o risco de problemas urinários. É a grande preocupação de muitos donos de gatos. Sim, gatos têm grande tendência a terem problemas renais e urinários.
Unhas dos Gatos
Os gatos têm as unhas bem afiadas o que para muitos é um grande problema, já que eles têm por instinto aranhar. Existem tesouras próprias para cortar as unhas dos bichanos, que podem ser encontradas em pet shops. Mas, também temos uma grande variedade de brinquedos de arranhar para gatos. Além de diverti-los têm como objetivo fazer com que eles gastem suas unhas.
Brincadeiras de Gatos
Morder, arranhar, pular, são formas que os gatos arrumam para brincar com as pessoas. Não adianta tentar mudar isso, na maioria das vezes só o que querem é a sua atenção. Mas temos também no mercado de pet shops vários brinquedos para nossos felinos, como ratinhos, bolinhas e pêndulos de penas, que servem para distraí-los e diverti-los.
Cama de Gatos
Os gatos gostam de lugares quentinhos, e na maioria das vezes escuros. Por isso que muitas vezes os encontramos debaixo de nossos cobertores. Eles gostam bastante de caixas de papelão, um gosto único entre todos os gatos. Eles costumam enjoar facilmente dos lugares, por isso estão sempre dormindo em lugares diferentes e a dica é você mudar todo mês o lugar onde seu bichano dorme.
Educação
Por ser um animal de personalidade forte, se torna um pouco difícil educar um gato, mas respeitando-o e sendo enérgico pode-se obter grandes resultados. Ao se dirigir ao gato, fale de modo firme, diga não sem exitar. Uma dica é você encher uma latinha com pedras ou moedas, e sempre que seu gato fazer algo errado você disser não e agitar essa latinha perto dele, com o tempo ele irá entender que não deve fazer aquilo.
Caixa de areia para Gatos
Os gatos já têm por instinto enterrar suas fezes, então não é tão difícil acostumá-lo na caixa de areia, basta deixar a caixa de areia próxima do lugar onde ele costuma dormir, que ele saberá que é ali o lugar de fazer suas necessidades, lembrando-se de manter a caixa de areia a uma distância de 1,5m de onde ele dorme.
Banhos em Gatos
Os gatos são por natureza um dos animais mais limpos e higiênicos do mundo. Muitos veterinários não recomendam que se dê banhos nos felinos. Mas se for para dar banho em seu gato será então preciso acostumá-lo desde filhote, lembrando que banhos frequentes podem fazer com que seus pelos caiam, e tiram o costume deles se lamberem para se manterem sempre limpos. A dica é dar banhos a cada três meses.
Escovação do pelo de Gatos
Deve-se ter grandes cuidados com os pelos de seu gato, eles devem ser sempre escovados, pois os gatos costumam engolir muito pelo enquanto se lambem. Uma escovação frequente diminui a quantidade de pelos soltos em seus corpos, e os gatos costumam gostar bastante de serem escovados, pois é algo que os relaxa.
Ainda tem muita coisa a se saber sobre os cuidados com esses felinos tão amáveis, mas isso já é um bom começo.
Se você gostou desse artigo, dê seu comentário abaixo e expresse sua opinião.
Escrito por Juan Lima