São diversos os tipos de carrapato de cachorro que podem ferir seu animal. Inclusive, se você acredita que eles são mais comuns em animais que vivem no meio do mato, está bem enganado. Os animais de qualquer região estão sujeitos a esse parasita.
Infelizmente, os humanos também estão suscetíveis às doenças transmitidas pelos carrapatos. Como é o caso da doença de Lyme, por exemplo. Por esse motivo, é importantíssimo entender como proteger a si e aos animais, deixando todos bem distantes dos parasitas.
Para entender mais sobre os diferentes tipos de carrapato de cachorro, saber informações sobre o parasita, e além de saber como evitar uma infestação, entre outras recomendações, continue a leitura.
Entenda mais sobre o carrapato
Além dos animais domésticos, também é possível encontrar carrapatos em bois, cavalos e humanos. Por serem parasitas, eles procuram alimento em outros seres vivos.
Antes de tentar identificar um por aí, tenha conhecimento que há diversos tipos de carrapatos com tamanhos variados. Tem desde o carrapato-estrela, que é muito pequeno, parecendo uma pinta, até aqueles que chegam aos bois, que podem ser avistados de longe.
Ao todo, já foram registrados mais de 800 tipos de carrapatos. Todos fazem parte da mesma classe e ordem biológica: Ixodida e Acarina, respectivamente. Contudo, são espécies diferentes entre si.
Além de serem diferentes fisicamente, cada espécie se alimenta de uma forma. Ou seja, cada tipo de carrapato se hospeda em um animal diferente, que pode ser uma ave, um réptil, um mamífero ou um anfíbio.
Carrapatos que se hospedam em cachorros
De maneira geral, todo guardião que cria cachorros se preocupa com os carrapatos. Afinal de contas, já é bastante esperado que o parasita seja associado aos cachorros. Geralmente, acredita-se que esse parasita seja o mais comum de todos.
Antes de tudo, é relevante não se esquecer que o mais importante é levar a sério todos os tipos de carrapato de cachorro e variações da doença do carrapato. Por esse motivo, entenda que, caso você se depare com um parasita no seu cãozinho, o ideal é recorrer a um médico veterinário.
Com o atendimento de um profissional, o cachorro será avaliado clinicamente.
Desta forma, o veterinário pode recomendar a melhor maneira de remover os carrapatos e realizar a prevenção para que isso não ocorra novamente. Abaixo, saiba mais sobre os tipos de carrapatos existentes.
Carrapato-vermelho-do-cão (rhipicephalus sanguineus)
Como o próprio nome sugere, o carrapato-vermelho-do-cão é frequentemente encontrado nos cachorros. Ademais, esse parasita é muito típico das áreas urbanas, ou seja, caso você more em alguma grande cidade, fique bem atento.
Essa espécie pertence a lista dos tipos de carrapatos ameaçadores para os cachorrinhos. Afinal, ele pode transmitir as doenças erliquiose, anaplasmose e babesiose, além de provocar muito desconforto para os pets.
Carrapato-estrela (amblyomma cajennense)
O carrapato-estrela é mais conhecido como o carrapato-do-cavalo. Sendo assim, já é possível saber quais são os animais prediletos desse parasita, não é verdade?
Naturalmente, é dos tipos de carrapatos mais comuns nos espaço urbanos, sobretudo em lugares de ampla vegetação como sítios, fazendas e chácaras.
A principal transmissão desse tipo de parasita é a doença de Lyme, também conhecida como febre maculosa e doença do carrapato. Como dito anteriormente, os humanos também podem ser infectados por ele.
Carrapatos de cachorro podem se hospedar em humanos?
Indiscutivelmente, essa é uma das dúvidas mais comuns entre os donos de pets. E a resposta para essa questão é sim: os carrapatos encontrados em cachorros também são capazes de atingir seres humanos.
Por exemplo, o carrapato-estrela é bastante comum nos cavalos, mas também pode atingir tanto os cachorros quanto os humanos. Inclusive, isso vale para o carrapato-vermelho-do-cão. Sendo assim, tratar para que esses parasitas fiquem bem longe dos cachorros quer dizer cuidar de toda a família.
O que fazer ao encontrar um carrapato no cachorro?
Antes de qualquer coisa, é fundamental que todos os tutores que cuidam dos pets nas cidades não pensem que o risco de carrapatos alcançarem os peludos apenas tem em viagens para fazendas, sítios, chácaras e afins.
Afinal de contas, o tipo mais frequente desse parasita é exatamente o que vive nos centros urbanos.
Ao mesmo tempo que ele está entre os tipos de carrapatos mais frequentes, também faz a transmissão de doenças que precisam de um tratamento adequado. Diferente disso, o animal pode sofrer com os sintomas e até mesmo chegar a óbito.
Sendo assim, entender exatamente qual providência tomar quando encontrar um carrapato no cachorro é responsabilidade de todos os tutores.
Para manter seu animal bem protegido, é indicado fazer a utilização contínua de antiparasitários, como por exemplo, o Simparic é bom para prevenção.
Ademais, mesmo que você não encontre nenhum carrapato hospedado no corpo do pet, é bem importante direcioná-lo para um atendimento com um médico veterinário responsável. Desta maneira, o profissional pode recomendar o tratamento antiparasitário mais apropriado para seu cachorro.
Leia também: Pet Shop Banho e Tosa perto de mim
Formas para evitar todos os tipos de carrapato de cachorro
Para assegurar que seus pets fiquem protegidos, também há vários produtos. Inclusive, a maioria deles também previne contra pulgas. Para que o método seja eficaz, cumpra a frequência de aplicações indicada pelo fabricante e pelo veterinário.
Por fim, se você quiser saber mais sobre os tipos de carrapato de cachorro, veja o vídeo do canal Rede Formar Ensino Profissionalizante.