A Tilápia é de longe o peixe mais criado e consumido do mundo. Além de ser encontrado em grande escala em nos rios, praticamente todos os pesque pague tem um tanque que possui somente tilápia. Muitas vezes, esse é o único peixe que se tem para pescar.
Na verdade, a palavra Tilápia se refere as diversas espécies de peixes ciclídeos de água doce. Eles pertencem a subfamília Pseudocrenilabrinae e ao gênero Tilápia, sendo as espécies bem parecidas uma das outras.
Porém, esse peixe é tão conhecido que essa informação técnica nem é tão divulgada e pouquíssimas pessoas sabem que a Tilápia na verdade é um gênero e não uma única espécie. As duas mais conhecidas são a Tilápia do Nilo e a Vermelha, as quais você pode ver nas imagens abaixo.
Quando se fala de Tilápia, geralmente as pessoas apenas pensam na Tilápia do Nilo, visto que é a mais criada ao redor do mundo. Ela é mais encontrada tanto no pesque pague quanto nos rios, seu nome científico é oreochromis niloticus.
Embora que a do Nilo seja a mais existente no mundo todo, o interesse pela Tilápia Vermelha cresce bastante nos últimos anos. Um dos principais motivos de preferirem a Tilápia nilótica, é que esta possui desovas mais confiáveis. Elas produzem maiores quantidades de alevinos do que a vermelha. Além disso, os ovos, alevinos e juvenis geralmente conseguem sobreviver em grande escala se comparada a Tilápia do Nilo com a Tilápia Vermelha. Isso acontece devido também ao fato de serem mais resistentes a baixas temperaturas.
Mas, em contra partida, ao mesmo tempo que a Tilápia nilótica tem em grande escala, o preço de comercialização dela é bem mais barato do que se comparado a Vermelha. Isso por que a outra pode ser considerada mais difícil de se encontrar. Tudo que tem em abundancia tende a ser mais barato do que tem em falta. Por isso muitos tem se especializado apenas na criação da Tilápia Vermelha.
Alimentação
O principal cardápio da Tilápia é insetos, sementes, micro crustáceos, raízes, plâncton, algas ou outros pequenos peixes. Isso é devido a fato desse peixe ser omnívoro, herbívoro ou fitoplanctófago.
Reprodução
A reprodução da Tilápia começa acontecer a partir dos seis meses, sendo que pode desovar até quatro vezes por ano. O índice de sobreviventes das desovas são grandes pois ela protege a prole.
Criação de Tilápia para Comercialização
Para quem cria Tilápia Vermelha, algo que os criadores sempre precisam se preocupar é a coloração vermelha. Os criadores precisam sempre fazer uma seleção para que a colocação continue entre as próximas gerações. Então, esse é outro aspecto que influência o preço dessa Tilápia Vermelha ser mais cara que a outra. Além de dar menos por cultivo, precisa de seleção contínua em relação a coloração.
Para quem deseja começar criar esse peixe e está com dúvida entre quais, deverá levar em consideração os itens já citados até agora. Os criadores também deverão avaliar condições ambientes, sistema de cultivo e o mercado da região, se compensa ou não criar a vermelha ou a do Nilo, visto que isso varia também de cada cidade ou estado. Embora a Tilápia Vermelha seja comercializada mais caro, se não tiver procura na sua região, com certeza perderá tempo e dinheiro na criação dela. Portanto, estude muito bem em qual Tilápia é melhor para se criar.
Preços
O abate é feito quando o peixe está entre 800 gramas e 1 kg, o ganho diário é entre 4 e 5 gramas. Assim, o abate é feito entre 6 e 8 meses. O quilo pode variar entre R$ 3,70 e R$ 4,50, dependendo da criação.
tenho, uma pequena gleba de terra, nesta regiao ,estou me interando sob a criação de tilapias que pretendo construir , uns tanques para cria de alevinos.e muito interessante o que tenho lido nestas publicaçõesna net.
na Região Nordeste existem fornecedores de alevinos da tilápia vermelha?
tenho interesse.
Onde encontrar alevino tilapia vermelha no nordeste