A raposinha do deserto, também chamada de feneco, é a menor espécie de canídeo do mundo. Extremamente fofa, ela pode ser encontrada do deserto do Saara até a península do Sinai. O pequeno mamífero pesa no máximo 1,6 kg, e possui entre 24 a 41 cm de comprimento cabeça / corpo e 18 a 31 cm de cauda.
Devido a sua aparência fofinha e também ao seu tamanho, essa pequena raposinha tem se tornado muito popular como pet. Muitas pessoas se apaixonam por ela logo de cara e querem adotar uma como animalzinho de estimação. Mas, será que isso é possível?
Nesse post, você vai descobrir se pode ter uma raposinha como animal de estimação. E conferir informações incríveis sobre a vida e o habitat deste animal!
Como vive a raposinha do deserto na natureza?
O feneco é um animal que possui hábitos crepusculares e noturnos. Portanto, ele fica escondido durante o dia, enquanto o sol está quente no deserto e aparece após o sol se pôr.
Sua pelagem possui cor de areia, as orelhas são grandes e pontudas e a cauda é bem longa. É uma espécie nativa da península do Sinai e do deserto do Saara. Portanto, seu organismo possui adaptações para sobreviver em um ambiente muito quente e com pouca água.
Normalmente, a raposinha toma água somente do orvalho da manhã. Já a sua refeições incluem qualquer animal que possa caçar, desde que não seja uma presa maior do que ela. Afinal, não é fácil encontrar comida no deserto.
No geral, o feneco come animais como pequenos lagartos, ovos, insetos e algumas aves. Para caçar, usa sua audição que é muito apurada e também a sua excelente visão noturna. Então, abate as suas presas com ataques certeiros.
Mas, é possível ter uma raposinha do deserto como animal de estimação?
A resposta para essa pergunta é sim e não. Veja, a raposinha do deserto não é considerada um animal domesticável. Mas, é possível adquirir um feneco como animal de estimação legalmente.
Apenas lembre-se que a Lei nº 9.605/98 determina que apanhar animais silvestres na natureza, para criar em cativeiro, é crime no Brasil. Ou seja, se você quiser comprar uma raposinha precisa adquirir o bichinho de um criador que tenha licença do IBAMA.
Mas, se você tomar essa decisão, precisa estar preparado para cuidar desse animal. E saiba desde já que ele pode viver de 12 a 14 anos, então será um companheiro para boa parte da sua vida.
O que é preciso para cuidar de um feneco em casa?
A raposinha do deserto precisa de um espaço com pelo menos 9 m² e que possua um teto bem construído e seguro. Pois, esse animal tem hábitos noturnos e não pode ficar preso em uma gaiola pequena. Caso contrário, ele pode ficar doente e até morrer.
Você também precisa providenciar um lugar que sirva de toca, já que esse animalzinho adora se esconder. Mas isso não é tudo, também é preciso cuidar da sua higiene e alimentação.
O feneco tem uma dieta onívora na natureza e que precisa ser respeitada quando criado como animal doméstico. Ou seja, você precisa se alimentar com uma dieta composta tanto por carnes, quanto por vegetais.
E como é o temperamento da raposinha do deserto?
O feneco é um animal arisco na natureza, mas quando criado como animal doméstico tem um temperamento dócil e carinhoso. Pois, é uma das espécies silvestres mais fáceis de domesticar. Já que se apega facilmente ao tutor, e se adapta bem ao convívio humano.
Contudo, essa adaptação leva algum tempo para acontecer. Então, de início, a sua raposinha provavelmente será muito tímida e vai se esconder na presença de estranhos.
Outro ponto importante que você precisa saber, é que o feneco é um animal cheio de energia, muito ativo. O que significa que é necessário espaço suficiente para que ele possa brincar e correr à vontade.
Providenciar alguns brinquedos para que a raposinha gaste essa energia toda não é uma má ideia. Afinal, elas são excelentes caçadoras. Logo, brinquedos que estimulem esse instinto de caça farão com que o animal se divirta e gaste a sua energia.
Mas, será que é uma boa ideia adotar um feneco como animal de estimação?
A resposta para essa pergunta depende muito do seu perfil como tutor. Principalmente, se você pode oferecer o que o animalzinho precisa e se terá tempo suficiente para cuidar dele.
Embora a raposinha do deserto se pareça em alguns aspectos com um gato ou um cachorro, ela ainda é um animal silvestre. E, uma vez que você adote a raposinha, ela vai depender integralmente de você para sua sobrevivência. Além de se apegar a você.
Portanto, lembre-se disso antes de tomar a sua decisão e considere se essa é a sua melhor escolha de pet.
Concluindo
No Brasil, é possível ter um feneco como animal de estimação desde que você o adquira legalmente de um criador autorizado.
A raposinha é um animal muito fofo e pequeno, além disso é fácil de ser domesticada. Portanto, pode ser uma boa escolha de pet para algumas pessoas, mas não para todas.
Afinal, o animalzinho é carinhoso e muito companheiro, Porém precisa de cuidados específicos para que possa sobreviver em cativeiro.
Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre a raposinha do deserto? Comente! E não deixe de conferir outros textos de nosso blog pet.