Primeira vacina do cão

Primeira vacina do cão

Tanto para quem adota um cãozinho recém-nascido quanto um cão adulto, é essencial saber mais sobre qual a primeira vacina do cão e todos os cuidados necessários após a adoção.

Existem muitos questionamentos acerca da primeira vacina do cão, cuidados com o bichinho, sintomas, frequência e ciclos de vacina, o que gera muitas dúvidas para os donos, tanto de cachorros adultos quanto de filhotes.

Pensando nisso, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a primeira vacina do cão, cuidados, riscos e todos os detalhes. Leia este artigo até o final e saiba mais sobre o assunto.

Qual a primeira vacina do cão?

Respondendo à nossa pergunta principal, a primeira vacina do cão é a vacina polivalente, também conhecida como múltipla (V7, V8 e V10), que são vacinas que tem o objetivo de proteger os bichinhos de várias doenças.

A vacina polivalente deve ser aplicada após a vermifugação, que acontece no primeiro mês de vida do cachorro, no período de 45 (quarenta e cinco) dias.

Um detalhe muito importante é que a classificação delas varia de acordo com a quantidade de doenças que elas protegem.

Sendo assim, as vacinas protegem o seu bichinho contra várias doenças, como por exemplo:

  • Cinomose, que afeta diretamente o sistema neurológico e imunológico dos cães, principalmente os filhotes;
  • Adenovirus tipo 2, que é a doença que afeta as vias respiratórias, causando muita tosse e desconforto;
  • Coronavírus;
  • Parainfluenza, que é uma das causadoras da traqueobronquite infecciosa, que também causa a tosse canina;
  • Parvovirose, que afeta o intestino e causa crises severas de vômitos e diarreias, podendo levar o cachorro à morte;
  • Leptospirose canina, que afeta diversos órgãos do cachorro, como por exemplo, rins e fígado, e em estados mais graves pode levar à morte.

Inclusive, dentro do período de 21 a 30 dias após a primeira dose da vacina polivalente, é necessário aplicar a dose de reforço, conforme a indicação do médico veterinário da sua confiança.

Além da vacina polivalente, é necessário que o bichinho tome a vacina antirrábica, também conhecida como a vacina contra raiva, que deve ser tomada no primeiro ano de vida.

Após o prazo de 1 (um) ano da aplicação de cada vacina, é necessário realizar o reforço das vacinas. Porém, devemos lembrar que todas as vacinas devem ser aplicadas conforme a indicação do veterinário.

As vacinas podem fazer mal aos cachorros?

Outro questionamento que é bastante comum quando falamos da primeira vacina do cão é: as vacinas podem fazer mal aos bichinhos?

A resposta para este questionamento é: NÃO, as vacinas não fazem mal para os cachorros, muito pelo contrário, pois elas são essenciais para garantir a saúde do seu cachorro, independente da idade dele.

Outro questionamento que é muito comum é se as vacinas causam dor para o cachorro.

Na verdade, os cachorros filhotes podem chorar um pouquinho com as vacinas, mas é mais pelo susto e pelo desconforto que a picada da agulha causa na pele, já que as vacinas são aplicadas embaixo da própria pele.

Além disso, se você possui um médico veterinário de confiança para aplicar as vacinas em seu bichinho, ele não irá sentir dor alguma, ou ainda, ficar mal por causa da vacina.

Outro ponto que também causa muita dúvida nos donos de cachorros é: vacinas podem causar reações?

De modo geral, os cachorros não costumam ter reações à vacina, porém, é bastante comum notar que eles ficam mais quetinhos ao longo do dia, principalmente devido à dor no local da aplicação e até mesmo um pouco de febre.

Em todo o caso, se você notar comportamentos e outros sintomas após a vacina, não hesite em procurar ajuda profissional para compreender o que está acontecendo com o seu bichinho.

Cachorros adultos e vacinas

Outro ponto que também causa muitas dúvidas é: cachorros adultos recebem a primeira vacina do cão ou ela é apenas para filhotes?

A resposta para isso é bastante simples: todos os cães, sejam eles adultos ou filhotes, devem receber a primeira vacina do cão, inclusive se você acabou de adotar um cachorro já adulto.

Neste caso, o ciclo de vacina é o mesmo: o cachorro deve tomar a vacina polivalente e também a vacina antirrábica, além dos exames de rotina para verificar o estado de saúde do bichinho, e assim, dar uma melhor qualidade de vida para ele.

Também é bastante comum que o veterinário receite alguns vermífugos para os cachorros adultos, garantindo a saúde do cachorro e a sua tranquilidade enquanto dono.

Conclusão 

De modo geral, a primeira vacina do cão é essencial para a saúde dos bichinhos, principalmente pelo fato das vacinas combater uma série de doenças, tanto virais quanto contra a raiva.

Em todo o caso, se você está adotando um bichinho, tanto filhote quanto adulto, é essencial cumprir o ciclo das vacinas, renovando-os conforme o indicado pelo médico veterinário.