Os gatos com olhos lacrimejando deixam os tutores em dúvida. Afinal, será que isso é normal ou será que é motivo para se preocupar e levar o gatinho ao veterinário?
Fato é, que ao observar seu gatinho lacrimejar, a maior parte dos donos de gatos não sabe o que fazer. E os gatos têm um organismo diferente do organismo humano. O que significa que eles não choram como nós choramos.
Lacrimejar para o ser humano é uma forma do olho reagir a algum intruso, que pode ser um cisco ou poeira. No entanto, os gatos não costumam exibir esse comportamento com frequência.
Logo, quando o gatinho lacrimeja é normal que você não saiba o que é. E fique curioso ou até mesmo um pouco preocupado. Foi pensando nisso que decidimos escrever esse post. Então, leia até o final e saiba se é normal gatos com olhos lacrimejando!
Gatos com olhos lacrimejando: há diferença entre lubrificação e lacrimejar
Antes de tudo, saiba que para os gatos existe uma diferença entre lacrimejar e a lubrificação normal dos olhos. Porque, os gatos também precisam que seus olhos sejam protegidos de intrusos do ambiente.
Poeira, ciscos e outros agentes externos também representam riscos para os olhos do gato, assim como para os olhos humanos. Portanto, é um processo natural no corpo do felino que lubrifica e protege seus olhos.
No entanto, esse processo que umedece os olhos para lubrificação não faz o gato lacrimejar. Então, lacrimejar não é um comportamento normal para os gatinhos.
E por que isso acontece?
Gatos com olhos lacrimejando precisam da atenção dos seus tutores. Por que, isso significa que alguma coisa não está certa com os olhos do bichinho.
Isso não quer dizer que você deve ficar muito preocupado. Porque, o problema pode ser um simples cisco ou poeira que entrou nos olhos do bichano. Algo comum, e que pode acontecer até mesmo com você.
No entanto, o motivo também pode ser outro. Já que os gatos podem ficar com os olhos lacrimejando em diferentes situações, como segue:
- Pela presença de um agente estranho no olho;
- Por causa de alergias;
- Clamídia ocular felina;
- Conjuntivite;
- Canal lacrimal obstruído;
- Uveíte;
- Infecção bacteriana;
- Uma úlcera de córnea.
- Micoplasmose;
- Rinotraqueíte.
Ou seja, identificar qual a causa do problema dos olhos lacrimejantes do seu gato requer uma visita ao veterinário. Já que é preciso ter certeza de que o problema não é grave. Além de providenciar o tratamento necessário, se for o caso.
Observe como são as lágrimas do seu gatinho
Os gatos com olhos lacrimejando podem apresentar lágrimas bem diferentes uns dos outros. Então, observar como são as lágrimas do seu gatinho ajuda a identificar a causa desse comportamento.
- Quando as lágrimas são incolores: esse tipo de lágrima que não tem cor é um dos sintomas mais comuns da micoplasmose;
- Lágrimas amareladas ou marrons: nesse caso, a causa mais comum para os olhos lacrimejantes é uma infecção bacteriana.
Mas, o gato também pode apresentar sintomas adicionais, como inchaço na região dos olhos. Logo, preste atenção aos detalhes, e se perceber que o problema persistir leve o bichinho ou veterinário.
Não trate gatos com olhos lacrimejando com dicas caseiras
Existem muitas dicas caseiras sobre remédios naturais e tratamentos que podem ser aplicados nos olhos do gato. Portanto, para muitos tutores, essa é uma alternativa válida e mais simples de resolver o problema.
Contudo, lembre-se que os olhos são órgãos muito sensíveis e fáceis de serem danificados. Além disso, pode ser inviável reverter algum dano causado aos olhos do seu gatinho por um tratamento caseiro, que na verdade seja perigoso para ele.
O mais indicado é não passar nenhum produto nos olhos do bichinho. Isso inclui até mesmo colírios e quaisquer outros remédios que não tenham sido recomendados povo médico veterinário.
Entretanto, se você quiser amenizar um pouco o problema, pode passar um pouquinho de soro fisiológico com um lenço macio. Ou até um papel toalha.
Mas, o mais indicado é apenas retirar o excesso de lágrimas dos olhos do gatinho com um pano ou papel limpo. Isso vai deixar o seu bichano mais confortável.
Gatos com olhos lacrimejando precisam fazer exames para identificar a causa dos sintomas
Quando você levar o seu gatinho ao veterinário saiba que primeiro ele vai passar por uma avaliação clínica. Afinal, o médico precisa observar as características das lágrimas e a saúde do seu animal.
Além disso, o veterinário também vai requisitar o histórico médico do seu bichano e provavelmente exames de sangue. E se for o caso, outros exames também podem ser requisitados.
Somente assim é possível ter um diagnóstico confiável e iniciar o tratamento para os olhos lacrimejantes do seu gato.
Cuide da saúde do seu gato no dia a dia
Os gatos precisam ter um ambiente protegido e seguro para viver. Afinal, eles são muito curiosos, gostam de conhecer cada canto do seu ambiente, subir em móveis e entrar em qualquer lugar que consigam.
Então, alguns cuidados, podem reduzir o risco dos gatos ficarem com os olhos lacrimejando. Por exemplo, evitar que ele tenha acesso à rua e manter suas vacinas em dia, diminui a ocorrência de contaminações e doenças.
Espero que essas informações sobre gatos com olhos lacrimejando sem o ajudado você e seu pet. Dúvidas? Comente!