As corujas das neves tem uma aparência majestosa com a sua plumagem branca. Esse pássaro é natural do Ártico, entre outras regiões geladas do planeta, e faz parte da família Strigidae. Sua envergadura total pode chegar a 1,50 metros, sendo que mede entre 53 a 65 cm de comprimento. Uma feroz predadora, essa coruja caça suas presas fazendo armadilhas.
Mas, sem dúvida, o que mais chama atenção nesse pássaro, e instiga a curiosidade de quem gosta de animais, é a sua beleza. Afinal, não é comum vermos uma coruja totalmente branca, e com uma aparência tão singular como esta, aqui no Brasil.
Ficou curioso para saber mais sobre esse pássaro incrível? Então, continue vendo e conheça as corujas das neves, um maravilhoso e majestoso pássaro do ártico.
As corujas das neves são as únicas totalmente brancas
Você sabia que a coruja das neves é a única espécie de coruja que tem a coloração das plumas totalmente brancas? Sem dúvida, esse é um dos detalhes que tornam esse pássaro ainda mais especial.
Na verdade, a espécie tem um dimorfismo sexual que afeta a cor das suas penas. Portanto, apenas os machos da espécie são totalmente brancos. Enquanto as fêmeas apresentam uma plumagem mista, com várias penas de cor mais escura, em tons marrons.
De qualquer forma, a maior parte das penas das fêmeas também é da cor branca. E é um bom motivo para a coruja das Neves ser dessa cor: seu habitat é o Ártico, e outras regiões geladas ao norte do Globo. Pois, pode ser encontrada também no Alasca, Norte dos Estados Unidos, Canadá, e no norte da Eurásia.
Ou seja, é um pássaro que vive na tundra. Em lugares que ficam boa parte do tempo cobertos de neve, alguns quase o ano todo. O que fez com que a espécie desenvolvesse adaptações para o clima frio extremo, incluindo sua plumagem brancas e penas mais espessas.
Características e hábitos alimentares das corujas das neves
O comprimento da Coruja das Neves varia de 53 a 65 cm. No entanto, a sua envergadura de ponta a ponta das asas pode ter até 1,5 m. Linda de ser observada parada, essa coruja se transforma em uma ave majestosa quando abre as asas.
Já o peso da coruja das neves dificilmente ultrapassa os 3 kg. Portanto, estamos falando de um pássaro grande, mas que não é muito pesado.
Já no quesito hábitos de caça essa coruja tem hábitos que diferem das outras espécies. Pois, caça a qualquer hora do dia ou da noite. Até mesmo porque, nas regiões árticas existem dias intermináveis onde o sol não se põe. Portanto, está sempre claro boa parte do ano nessas regiões.
A coruja das neves é uma predadora voraz e muito eficaz na arte da caça. Para caçar, ela realiza um mergulho mortal onde atinge uma velocidade de até 200 km por hora.
Já suas presas incluem outras espécies de aves, coelhos e quaisquer outros animais que ela consiga abater e carregar. Além disso, devido à velocidade do mergulho, normalmente suas presas são mortas em um único golpe.
Eventualmente, a coruja das neves também se alimenta de carniça e caça peixes.
Comportamentos e hábitos reprodutivos da espécie
As corujas das neves têm hábitos predominantemente diurnos e são animais que vivem solitários a maior parte do tempo. Seu temperamento é tímido e a coruja encontra-se com outros membros da espécie apenas durante o período reprodutivo.
A temporada de reprodução inicia no mês de maio com o corte do macho para as fêmeas. Para isso, o macho efetua voos de exibição na frente da fêmea na qual está interessado.
Além disso, também oferece um lemingue abatido, a principal presa da espécie, como presente. Para completar a corte o macho emite sons elevados e fortes.
As fêmeas não fazem ninhos e sim cavam buracos em algum lugar mais elevado para depositar os ovos. Uma curiosidade interessante é que os ovos são postos aos poucos, um por um. Então, normalmente o último ovo é depositado quando falta um dia para o primeiro o ovo eclodir.
As corujas das neves são agressivas durante o período reprodutivo
Na maior parte do tempo, as corujas das Neves são pássaros tranquilos. Além disso, são tímidas e provavelmente vão fugir se um animal maior do que ela se aproximar, o que inclui seres humanos.
Normalmente, quando não está caçando, a coruja das neves faz voos curtos, ou fica empoderada na vegetação rasteira. E, caso apareça uma presa em solo, ela também vai abater se puder.
No entanto, durante o período reprodutivo esse comportamento muda. Porque, para proteger o ninho, os ovos e os futuros filhotes, a coruja das neves se torna muito agressiva com qualquer animal que se aproxime.
Dicas finais
Quando os ovos estão postos, o casal de corujas cuida deles juntos. Pois, enquanto a fêmea fica no ninho para chocar os ovos, um macho cuida da alimentação e também da segurança da fêmea e da ninhada.
As corujas das neves têm cor escura quando nascem, o que acontece aproximadamente entre 32 a 34 dias após a postura dos ovos. Entretanto, o pássaro vai ficando mais claro conforme cresce, até atingir a plumagem completamente ou quase completamente branca.
Espero que você tenha gostado do artigo de hoje. Qual outro animal você gostaria de conhecer melhor? Comente!