Estou para ver, nesses anos todos de cuidado com cães e gatos, uma doença tão rápida e devastadora que a Babesiose. Essa doença assusta quem não a conhece e não esta preparada para lidar com ela.
A primeira vez que tive contato com essa doença assustadora foi quando meu Labrador Preto chamado Dark a pegou.
Do nada o labrador começou a sangrar. Era sangue para todo lado. Pelo nariz, boca, a ponto dele se engasgar com tanto sangue. Era tanto sangue que eu achei que ele havia levado um tiro.
Corri para o veterinário, lá ele me informou que ele estava com hemorragia interna, anemia profunda e sem tratamento não durava mais que 24h. Foi um desespero.
A Babesiose é transmitida pelo carrapato. Geralmente aquele boi cinza grandão ou aquele marronzinho pequenino quase imperceptível de se ver.
O nome científico dos carrapatos são Rhipicephalus sanguíneos, o famoso carrapato marrom.
Essa doença se não trata rapidamente é mortal.
A Babesiose causada pelo protozoário Babesia canis, que infecta, destrói os glóbulos vermelhos.
O carrapato não carrega o protozoário da doença com aigi. O carrapato é infectado quando se alimenta do sangue de um cão com Babesiose, sendo assim ele se contamina e uma vez contaminado é para sempre. Só que a Babesiose nao faz mal ao carrapato, ele não sofre nada com ela, mas torna se o hospedeiro.
Uma vez ingeridas as babésias, elas se instalam, contaminam, infestam, os ovos que serão postos pelo carrapato fêmea e jamais pelo macho. O macho não carrega as Babesias. Elas se aproveitam de ovos, larvas e ninfas.
Quando contaminado os ovos, as larvas e as ninfas, esses protozoários se fixam nas glândulas salivares do carrapato adulto macho ou fêmea e se multiplicam neste lugar. Este carrapato contaminado suga o sangue do próximo hospedeiro, cão ate mesmo gatos e irá infectar este cão com a Babésia.
Babesiose e seus sintomas
A infecção desse protozoário, ocorre de forma rápida e a presença de parasitas no sangue acontece rapidamente dentro de um ou dois dias, durando cerca de quatro dias.
Esses protozoários ou microrganismos então desaparecem do sangue, se escondem e incubam, por um período de 10 a 14 dias, ocorrendo então uma segunda infestação dos órgãos e sangue, dessa vez mais intensa.
Sintomas mais comuns da Babebiose
- Febre alta
- Calafrios
- Icterícia,
- Fraqueza,
- Depressão,
- Falta de apetite,
- Membranas mucosas pálidas
- Esplenomegalia (aumento do baço)
- Perturbações da coagulação e nervosas.
- Sangramento intenso Nazal e pela Boca
- Cansaço demais e tremedeira nas pernas
- Urina marrom, cor do café
- Insuficiência Renal
Tratamento da Babesiose
A babesiose é uma causa infecciosa de anemia hemolítica, aguda, que destrói os glóbulos vermelhos, baixa o nível de plaquetas e causa a morte rápida.
Tratamento com antibióticos, suplemento alimentar, poli vitamínicos, sulfato ferroso, alimentação reforçada é fundamental.
O medico veterinário receitara os antibióticos Doxifin 200mg que o principio ativo é o Doxiciclina. Um poderoso antibiótico que combate o protozoária, a babesia. Essa medicação tem que ser tomada de 12/12h de 21 a 30 dias sem interrupção.
Para a hemorragia e o processo de coagulação será passado um anti hemorrágico, como Transamin injetável e comprimidos. Meu cachorro chegou num estado tão deplorável que tomou uma caixa inteira com 5 ampolas e não parava de sangrar. É desesperador.
Por fim os multivitamínicos como Bullvitam, Glicopan, Hemolitan Pet são muito uteis e de grande ajuda.
Misturar a ração de boa qualidade durante o período de tratamento, legumes como cenoura, beterraba, batata e fígado de boi cozido também ajuda e muito na evolução e melhora do quadro clinico geral.
O mais importante é correr para o veterinário para um tratamento rápido e seguro.
Prevenção contra Carrapato e consequentemente, a Babesiose
A prevenção ainda é um método muito eficiente. Existem nos mercados Pets, uma variedade de produtos que previnem e matam os carrapatos dos animais e da casa. Produtos para banho como Butox, ampolas, injeções como Ivomec 1ml injetável p cada 30kg do animal. 0,5ml p cães ate 15kg.
Coleiras ante carrapatos. Produtos para passar no chão.
Converse com seu veterinário… É uma doença cruel e altamente mortal. Não espere para ver a evolução do quadro. Quanto antes começar o tratamento com os antibióticos mais rápido o animal melhora!
Escrito por Caroline Barreto.
Obrigado por complementar o artigo sobre a doença babesiose, José Carlos Barbieni. Desde já agradeço seu excelente comentário.