Às vezes, o que é bom para os humanos, não significa que seja adequado para cães, e se a sua dúvida é se o cachorro pode comer limão, a resposta é não!
Geralmente, os cachorros não gostam da acidez do limão, além de poder irritar o esôfago e o estômago do seu cachorro e provocar problemas gástricos.
Portanto, mesmo que você tente oferecer limão ao seu cachorro, tem grandes chances dele rejeitar, porque os cães não apreciam alimentos muito azedos.
Se mesmo assim, você ainda está em dúvida, vamos explicar detalhadamente porque o cachorro não deve comer limão.
Cachorro pode comer limão?
Muitos tutores fazem essa mesma pergunta: será que meu cachorro pode comer limão?
A resposta é não!
Embora o limão não seja tóxico, não é uma boa ideia oferecê-lo ao cachorro.
Mesmo em poucas quantidades, o limão pode provocar problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias.
Faz mal dar limão para cachorro?
O limão contém muito ácido cítrico, que pode causar problemas no seu amigo de quatro patas.
A reação do cachorro ao limão depende da quantidade que ele comeu, do seu tamanho e da sensibilidade de seu sistema digestivo, no entanto, mesmo em uma quantidade mínima, pode causar problemas.
Talvez você se pergunte se a vitamina C do limão não é benéfica para a saúde canina. Apenas saiba que o organismo do cachorro é capaz de sintetizar o ácido ascórbico, diferente de nós, humanos.
Logo, a vitamina C do limão não vai lhe fazer nenhuma falta.
Além disso, a casca e as partes brancas do limão contêm altas concentrações de psoralenos, substância que pode causar problemas gástricos, neurológicos e até no fígado.
Cachorro pode comer limão e beber limonada?
A resposta é simples: não. A limonada também é muito ácida, além de ter que ser adoçada com açúcar, o que é um ingrediente proibido para o cachorro.
Além disso, o excesso de ácido cítrico e de açúcar pode causar vômitos e diarréias.
Por isso, se a sua pergunta é se o cachorro pode comer limão e seus derivados, é melhor evitar.
Cachorro pode comer limão: quais os riscos de comer a casca?
Você já tirou sua dúvida se o cachorro pode comer limão, e quais os riscos de comer a casca?
Além da casca do limão não oferecer nenhum aporte nutricional, há também o risco de causar obstrução gastrointestinal, pois o sistema digestivo do cachorro não tem a capacidade de digeri-la.
Dessa forma, se você suspeitar que seu peludo comeu um pedaço da casca de limão, observe-o pelos próximos dias e eventuais sinais de obstrução, como a constipação, por exemplo.
Cachorro pode comer limão: quais sinais de intoxicação?
Agora que a sua pergunta sobre se o cachorro pode comer limão foi respondida, como reconhecer os sinais de uma intoxicação?
Além da própria polpa da fruta poder causar irritações, o problema mais sério será se o seu cachorro comeu a casca e as partes brancas do limão, por conta da sua toxicidade.
Se acidentalmente seu cão comeu limão (o que é raro), fique atento aos seguintes sintomas:
- Letargia;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Tremores;
- Incapacidade de ficar em pé.
Isso pode levar a quadros de pancreatite, gastroenterite e até complicações nos rins.
Então, se você notar alguns desses sintomas, leve seu cachorro imediatamente ao veterinário, antes, confira se está a baixa calibragem dos pneus para evitar que tenha um acidente ainda maior.
Portanto, mantenha seu animal de estimação bem longe do limão!
Agora que você já sabe que a resposta para a pergunta se o cachorro pode comer limão é não, tome todos os cuidados e ofereça apenas as frutas permitidas e que não façam mal à sua saúde!