Ter um cachorro com os olhos vermelhos deixa qualquer tutor um pouco preocupado. Afinal, os olhos são muito sensíveis e mesmo pequenos danos podem ocasionar algum problema à visão.
Mas, será que quando o cachorro fica com os olhos vermelhos é mesmo motivo para se preocupar? A verdade é que a maior parte dos tutores não sabe porque isso acontece.
No artigo de hoje nós vamos conhecer quais são as causas desse problema. Além de conferir dicas sobre como agir quando o seu cachorro ficar com os olhos vermelhos.
Cachorro com os olhos vermelhos é motivo para se preocupar?
Os olhos vermelhos são uma ocorrência atípica que pode estar ligado a diferentes causas. Portanto, quando o seu peludo ficar com os olhinhos avermelhados significa que ele precisa da sua atenção. E de uma visita ao veterinário.
Isso não significa que o seu cachorro está com alguma doença grave, pois o problema pode ser simples de resolver. De qualquer forma, como cachorro com os olhos vermelhos não é normal, o recomendado é não esperar para consultar o veterinário.
Até mesmo porque, os olhos vermelhos e irritados são desconfortáveis para o cãozinho. E, muitas vezes, o peludo sente dor em seus olhos. Um sintoma que ele não pode relatar ao seu tutor, já que não consegue falar como um ser humano.
Olhos vermelhos são um sintoma e não uma doença
O cachorro com olhos vermelhos apresenta um sinal clínico de que alguma coisa não está certa com seus olhos. Ou seja, os olhos vermelhos não são uma doença, mas um sintoma.
Esse é o principal motivo pelo qual você precisa da avaliação de médico veterinário para seu bichinho. Portanto, não tente usar nenhuma solução caseira para tratar os olhos do seu cãozinho.
Lembre-se que organismo do cachorro não é igual ao organismo humano. Então, até um simples colírio pode causar mais problemas ao seu bichinho e agravar a situação.
Dessa forma, não use nenhum medicamento ou faça nenhum tratamento que não tenha sido prescrito por um veterinário. Essa é a melhor forma que você possui de proteger a saúde dos olhos do seu pet.
E quais são as causas que deixam o cachorro com os olhos vermelhos?
Os olhos vermelhos são um sintoma presente em diferentes enfermidades, o que inclui:
- Possíveis lesões e traumas;
- Infecções bacterianas!
- Neoplasia (câncer);
- Diferentes tipos de alergia;
- Doença do carrapato;
- Leishmaniose.
Portanto, o médico veterinário precisa fazer uma análise bem cuidadosa do estado de saúde do seu pet. Só então, será possível dar um diagnóstico confiável e determinar qual o melhor tratamento.
Para isso, será necessário analisar o histórico médico do seu pet, e fazer outros exames, que podem variar conforme o veterinário determine.
Nesse contexto, a realização de um exame clínico, anamnese e exame de sangue são muito comuns. Além, é claro, de um exame ocular mais apurado para determinar se não se trata de alguma doença dos olhos.
E quais são os tratamentos mais comuns?
Como mencionamos o tratamento vai depender do diagnóstico médico após analisar a saúde do bichinho. No entanto, na maior parte dos casos, os seguintes tratamentos são utilizados para tratar cachorro com os olhos vermelhos:
- Uso de colírios veterinários;
- Medicação oral;
- Uso de anti-inflamatórios;
- Cirurgia.
Isso não quer dizer que o seu pet obrigatoriamente vá passar por todos esses tratamentos. Mas, que muito possivelmente pelo menos um desses métodos terá de ser utilizado.
Para alguns cachorros, o problema pode ser recorrente
Assim como os humanos, os cães também possuem organismos que podem ser bem diferentes entre si. Portanto, alguns cães apresentam olhos vermelhos e irritados com mais frequência do que outros.
Esse pode ser o caso, se o seu peludo tem algum problema de alergia, por exemplo. Uma ocorrência que pode inflamar os olhos com frequência e causar a ocorrência do cachorro com os olhos vermelhos de forma recorrente.
Não prática, isso significa que você deve observar seu pet com atenção todos os dias. Porque, quanto mais cedo você perceber alguma alteração seus olhos, mais cedo poderá realizar o tratamento necessário.
Cachorro com os olhos vermelhos: dicas para cuidar da saúde do seu pet
A primeira e a principal dica para evitar o problema do cachorro com olhos vermelhos e manter as vacinas em dia. Afinal, muitas doenças podem ser evitadas apenas com a vacinação.
Além disso, mantenha o espaço do seu cachorro sempre limpo, assim como seus brinquedos. Isso é útil principalmente, se o seu cãozinho tiver um problema de alergia, além de diminuir o risco de infecções.
Leve seu pet para passear sempre que possível, pois o exercício físico é importante para manter a sua saúde. E, caso seu cãozinho tenha pelos longos, é importante cuidar da tosa e da higienização regular dos pelos.
Dicas finais
Cuidar bem do seu peludo em casa é fundamental, mas não se esqueça de fazer consultas periódicas com seu veterinário. Porque, avaliar regularmente a saúde do seu cãozinho, é a melhor forma de manter doenças graves longe do seu pet.
As consultas regulares ao veterinário do seu cãozinho ajudam a detectar enfermidades em seu estágio inicial. Portanto, as chances de cura são muito maiores, já que os tratamentos são mais eficazes no início da doença.
Ainda tem dúvidas sobre cachorro com os olhos vermelhos? Então, é só deixar o seu comentário!