Gatos e cachorros costumam ser os animais mais procurados para se ter em casa. No entanto, cada vez mais os animais exóticos de estimação, como sagui, tartaruga e aves, conquistam os corações dos apaixonados por bichos.
Por isso, entender tudo sobre hamster, corujas, sagui e outros animais, é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida aos animais e estar de acordo com as leis. Afinal, quanto mais exótico o animal, mais complexo é para conseguir ou legalizar.
Nesse sentido, preparamos uma lista com os principais animais exóticos de estimação no Brasil. Além disso, confira alguns animais considerados exóticos que não necessitam de certificação do IBAMA.
Leis para animais exóticos de estimação
A Lei dos Crimes Ambientais, caracterizada pela Lei Federal 9.605/98, é a principal responsável por garantir a segurança de animais nativos e estrangeiros em território nacional.
A lei trata de assuntos como maus-tratos, caça ilegal, além da compra e venda ilegal. Portanto, comprar ou manter um animal sem autorização em cativeiro é considerado crime, ou seja, pode acarretar a prisão e é considerado crime inafiançável.
Por isso, é preciso muito cuidado e assistência dos órgãos competentes ao decidir comprar ou pegar um animal considerado exótico. O tráfico de animais exóticos pode afetar o ecossistema da região, alterando a cadeia alimentar.
Diferenças de animais exóticos de estimação para silvestres e domésticos
Vale destacar também que os animais silvestres, exóticos e domésticos possuem diferenças bem claras. De modo geral, os silvestres são aqueles naturais da fauna brasileira e que possuem ciclo natural completo no país de origem.
Ou seja, animal silvestre é aquele que nasce, cresce e se reproduz no país, favorecendo para o aumento da espécie na própria região. Já os animais domésticos são aqueles que possuem boa adaptação com humanos.
Por isso, podemos destacar os cachorros, cavalos, gatos e vacas. Logo, todo animal que serve de alimento, carga ou companhia para os humanos. Por fim, os animais exóticos são os bichos não pertencentes ao ambiente onde estão inseridos.
Com isso, são os animais que são provenientes de outros países, mesmo que sejam domesticados, não fazem parte da fauna brasileira. Por isso, o animal exótico só pode ser importado e necessita de forte vigilância dos órgãos competentes.
5 principais exóticos de estimação
1- Sagui
Certamente o Sagui é um animal que boa parte dos brasileiros têm contato em algum momento da vida, principalmente em zona de mata. Esses pequenos animais podem chegar até 20 centímetros e são muito inteligentes e divertidos.
A fácil adaptação com os humanos é o principal fator que torna o Sagui um dos animais exóticos de estimação mais procurados. Entretanto, é fundamental que ele esteja certificado pelo Ibama e seja oriundo de criadouros homologados.
Além disso, embora muitas pessoas tenham o hábito de oferecer comida para esses pequenos bichos nas ruas, principalmente banana, é muito importante que eles tenham acesso a rações nutritivas.
2- Hamster
Os Hamsters apesar de muito comuns, principalmente para famílias com crianças, são considerados animais exóticos. Esses roedores possuem uma ótima adaptação com os humanos, além de chegarem no máximo a 20 centímetros.
Entretanto, são animais muito frágeis e necessitam de muito cuidado. Por isso, se você deseja ter um hamster é preciso ter tempo para cuidá-los. Além disso, é uma espécie com baixa expectativa de vida, algo em torno de 3 anos.
A reprodução dos hamsters é bastante variada, o que proporciona vários novos bichinhos de uma vez. Portanto, caso tenha mais de um animal é preciso ter ainda mais atenção para não surgir novos bochechudos na sua casa.
Isso mesmo, os hamsters possuem a fama de enormes bochechas, responsáveis por armazenar boa parte da comida diária. A alimentação é à base de sementes de girassol, frutas e legumes.
3- Furão
Certamente o Furão é um dos animais exóticos de estimação mais instigantes. Afinal, é um animal com uma fisionomia peculiar e extremamente divertido, agitado e muito curioso. Logo, é ideal para divertir as crianças e animar a casa.
Entretanto, os furões não são animais muito adaptados a locais de alta temperatura, por isso, é preciso ter cuidado com a climatização do seu habitat. Ao mesmo tempo, por ser muito agitado, é um animal que precisa de um espaço além de uma pequena gaiola.
Para ter o animalzinho de corpo fino e alongado, é preciso de autorização do Ibama, ou seja, o furão precisa ser chipado e cadastrado. Portanto, não é um dos animais exóticos mais baratos de se ter.
4- Mini Porco
Sim, existe um mini porco de estimação! O pequeno animal é extremamente alegre e agitado. Além disso, são muito afetuosos e o melhor é que não soltam pelos como os gatos e cachorros.
Ao contrário do que muitos pensam, são animais extremamente limpos e sem mau cheiro, mas podem ser bem gulosos. Por isso, ter um mini porco requer cuidados com a alimentação e passeios diários para descarregar a energia.
5- Iguana
Para os amantes dos répteis a iguana é o animal exótico mais procurado. Para ter um animal deste tipo em casa é preciso muito cuidado com o ambiente, como um terrário adequado e temperatura agradável.
Além disso, a iguana só pode ser comercializada com a autorização do IBAMA. Por isso, assim como outros animais exóticos de estimação com certificado, seu valor é mais alto. De modo geral, são animais calmos e que não são apegados aos donos, como os cachorros.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto, é possível conhecer alguns dos animais exóticos de estimação mais comuns no Brasil. Além disso, fica clara a importância da vigilância de órgãos públicos para manter a qualidade de vida da fauna brasileira.
Nesse sentido, é fundamental que os animais exóticos de estimação estejam catalogados pelo Ibama, sendo oriundos de cativeiros autorizados. O tráfico de animais ilegais é considerado crime ambiental.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os hamsters, saguis, iguanas, furões e mini porcos, você já pode procurar seu próximo animal de estimação exótico.