Nós falamos nesse artigo de Peixe Espada de Água Doce (Rios) e Peixe Espada de Água Salgada (Mar). Na verdade, o nome Peixe Espada é somente do peixe de rio, sendo que o peixe espada do mar é o Espadarte.
Peixe Espada
O Peixe Espada de água doce possui um corpo alongado, cauda pontiaguda e cabeça cônica. É extremamente liso, difícil de pegar somente com a mão.
O tamanho do peixe Espada atinge em média até 30 centímetros de comprimento. Possui uma boca com dentes fortes, e o peixe espada tem espinho na nadadeira dorsal inteiriça e anal.
Esse peixe é muito utilizado na pesca esportiva, como isca, porém também é utilizado como alimento.
Assim como o atum, ele pertence ao grupo dos peixes que possuem uma quantidade maior de gordura ômega-3, parecida com a gordura vegetal e que é muito saudável. O peixe espada também contém selênio, diferente dos peixes brancos. Ele se alimenta de moluscos, crustáceos e peixes.
Espadarte
O peixe Espadarte, embora seja chamado erroneamente de Peixe Espada, é totalmente diferente dele. Além do fato do Espadarte viver nos mares, outra diferença gigantesca é o tamanho dele e peso, que chega a medir no máximo 4,30 metros e peso aproximado de 540 kg.
O Espadarte é encontrado em águas oceânicas tropicas e temperadas de todo o mundo.
A característica mais notável do espadarte é a forma de seu maxilar superior, que é semelhante a uma espada. É usado para separar os cardumes e para se defender. É um animal migrador e agressivo, engolindo suas presas de uma só vez. A reprodução é feita por meio de ovos, depois de cerca de 2 dias os filhotes nascem, com dentes e escamas. Somente quando ele atinge 60 centímetros perde os dentes e as escamas e desenvolve sua “espada”.
Peixe Espada de Aquário
Se não bastasse 2 tipos de peixes espada, temos um terceiro – o peixe espada de aquário. Para quem está começando com aquarismo, esse é um excelente peixe. Porém, como qualquer outra espécie, com o peixe espada de aquário é necessário ter alguns cuidados:
1 – Mantenha a temperatura da água entre 20 ºC e 27 ºC.
2 – O aquário deve ser tampado, porque ele costuma dar alguns saltos e é perigoso pular para fora do aquário.
3 – Procurar não deixar macho com outros machos, caso eles se estranharem com frequência.
A fêmea pode produzir ate 200 larvas, elas se desenvolvem dentro da mãe e quando nascem já estão 100% formadas. O período de gestação é de 24 a 30 dias, e a duração do parto é de duas a dez horas, sendo que nascem parceladamente.
É um peixe onívoro, se alimenta de insetos, vermes, crustáceos e matéria vegetal. Sua origem vem da América do Norte, países como México, Honduras, Guatemala e Belize. Foi introduzido em vários países, incluindo o Brasil.
Tem surgido relatos de reversão sexual na espécie, um fenômeno onde a fêmea adiciona vestígios de copulação em seu DNA e se transforma em macho. O interessante é que as fêmeas que já deram a luz muitas vezes e se transformaram em macho podem copular com outras fêmeas e gerar descendência.
Bom, agora você sabe a diferença entre os peixes espada. Gostou do artigo? Então comente abaixo!
Tem peixe espada (Trichiurus lepturus) tbém é do mar .
eles não sabem nada!!!! tem o desplante de dizer que a espada e peixe de escamas…..
nunca corrigiram isso…
Quem escreveu isso não tem conhecimento algum. Já pesquei muita espada em água salgada, elas estão sempre atras dos cardumes de sardinha, algumas com mais de 1 metro e fritinhas são uma DELÍCIA. Vai pesquisar!
No rio com essa característica o nome é enguia