Uirapuru – O pássaro que é o cantor das florestas


O Uirapuru é uma ave tipicamente amazônica, muito popular pelo seu canto único e emblemático que deu origem a diversas lendas sobre sua origem. Também conhecido pelos nomes de músico ou corneta, seu nome científico é Cyphorhinus aradus.

UirapuruSeu nome popular vem da expressão Tupi-guarani “wirapu ´ru” ou “guirapuru” usada pelos índios para se referirem a vários pássaros da família Troglodytidae e que significa “pássaro que não é pássaro” devido ao seu canto muito harmônico e encantador. O Uirapuru não é uma ave de grande beleza visual, apresentando uma plumagem simples entre o pardo e o avermelhado.

Mede 12 cm de comprimento, alimenta-se de frutas e insetos, vive aos pares ou em pequenos grupos, e é considerado por muitas pessoas como a ave com o mais belo canto da floresta.

Seu canto melodioso tem a função específica de atrair a fêmea para o acasalamento. Assim, o Uirapuru canta poucas vezes no ano, entre os meses de setembro e novembro, durante a fase de construção do ninho. No restante do ano, apenas chama ou gorjeia.

Uirapuru


São depositados entre 2 e 4 ovos brancos em um ninho fechado, que eclodem ao fim de 15 dias de encubação. Os filhotes são cuidados pelos pais e podem permanecer em contato após abandonarem o ninho. Esta é uma ave que está ameaçada pela destruição do seu habitat, a floresta Amazônica.

O nome aplica-se ainda a outras aves amazônicas da mesma família Troglodytidae que podemos ver abaixo em sequênciacomo o uirapuru-de-peito-branco (Henicorhina leucosticta), o uirapuru-veado (Microcerculus marginatus) e o uirapuru-de-asa-branca (Microcerculus bambla). Cada um deles com seu canto característico, mas nenhum se iguala ao uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus aradus).

uirapuru

uirapuru

uirapuru

 

AS LENDAS SOBRE O UIRAPURU

Existem diversas lendas povoando o folclore brasileiro sobre a origem desse pássaro. De acordo com as lendas, trata-se de um pássaro mágico que quando canta, faz com que todos os animais da floresta silenciem para ouvi-lo cantar. Dizem também que o Uirapuru é sinal de felicidade.

Há duas principais lendas sobre a origem do Uirapuru. Em uma delas, conta-se que no Sul do Brasil, havia uma tribo de índios, cujo cacique era amado por duas moças muito bonitas. Não sabendo qual escolher, o jovem cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse melhor pontaria. Aceita a prova, as duas índias atiraram as flechas mas só uma acertou o alvo. Essa se casou com o chefe da tribo. A outra, chamada Oribici, chorou tanto que suas lágrimas formaram uma fonte e um córrego. Ela pediu à Tupã, o Deus dos índios, que a transformasse num passarinho para poder visitar o cacique sem ser reconhecida. Tupã fez a sua vontade. Mas verificando que o cacique amava a sua esposa, Oribici resolveu abandonar aqueles lugares. E voou para o Norte do Brasil, indo parar nas matas da Amazônia. Para consolá-la, Tupã deu-lhe um canto melodioso. Assim, canta para esquecer as suas mágoas, e os outros pássaros quando encontram o Uirapuru, ficam calados para ouvir as suas notas maravilhosas. Por causa de seu canto belo, chamam-no de professor de canto dos pássaros.

Na outra versão, diz-se que um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique e como não poderia se aproximar dela, pediu à Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em um pássaro vermelho telha, que à noite cantava para sua amada. Porém foi o cacique que notou seu canto. Ficou tão fascinado que perseguiu o pássaro para prendê-lo. O Uirapuru voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o Uirapuru voltou e cantou para sua amada. Canta sempre, esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que o Uirapuru é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor.

Ainda segundo as lendas, uma pena ou um pedaço do ninho do Uirapuru são considerados talismãs que trazem ao seu portador grande sorte e felicidade. Devemos então saber apreciar ambas: a ave, livre na natureza e a lenda, com toda a riqueza cultural do nosso folclore, preservando essa bela espécie que compõe juntamente com todos os sons da floresta, uma grande melodia da natureza.

Nunca ouviu o canto do Uirapuru? Então acesse o vídeo abaixo e aprecie!

 

 

Então, gostou de saber um pouco mais sobre o cantor das florestas?

Escrito por Felipe Jacinto


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(5 votos, média: 3,80 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *