O lobo é um animal mamífero e selvagem. Pertence a família Canidae, gênero Canis, e sua espécie é a Canis lupus. O lobo é da ordem Carnívora, portanto alimenta-se principalmente de carne. Como por exemplo a de cervos, alces, carneiros, pássaros, peixes e serpentes.
O lobo vive em media de 16 a 20 anos e pode medir até 1,60 m de comprimento, incluindo a cauda (de 45 cm), e geralmente tem 85 cm de altura. Tanto o seu peso quanto sua cor variam de acordo com a região em que habitam. Podem pesar de 38 a 80 kg.
Os lobos são geralmente encontrados nas regiões da Ásia, Europa e nas Américas. Vivem em grupos (alcatéias) que geralmente é liderado por um casal que permanece junto até a morte. O acasalamento ocorre entre os meses de janeiro a abril. O período de gestação é de 2 meses aproximadamente, chegando a ter 6 crias em uma única gestação. Os filhotes por nascerem surdos e cegos são totalmente dependentes da mãe e permanecem com ela até completarem 2 meses. Após esse período são levados para um lugar seguro junto ao grupo e participam das caças como observadores até completarem oito meses de idade quando se tornarão capazes de participar ativamente na caçada.
O lobo possui os seus sentidos como audição e olfato bem aguçados. O lobo pode sentir o cheiro de uma presa a cerca de 2 km de distância, são capazes de percorrer longas distâncias com uma velocidade média de 10km/h e atingir a velocidade de 45km/h em uma perseguição, e tem a incrível capacidade de ouvir até as folhas que caem no chão no outono.
Diferenças entre lobos e cães
Apesar de serem genéticamente iguais e pertencerem à mesma espécie Canis lupus, cães e lobos são bem diferentes. Anatomicamente, os lobos têm ângulos orbitais menores do que os cães e uma capacidade cerebral maior, patas maiores, olhos amarelados, pernas mais longas e os dentes maiores, o que os distinguem especialmente de cães.
Além disso pesquisas mostram que o desenvolvimento dos dois é bem diferente e isso explica o porque dos lobos não serem domesticados como os cães. O período de socialização deles acontece em idades diferentes. Enquanto o cachorros entram nesse período com quatro semanas, os lobos entram com duas e o fato de os lobos não enxergarem nem ouvirem quando nascem faz toda a diferença, visto que o lobo começa a ouvir antes de ver, se assusta com os barulhos e quando começa a ver fica com medo do que vê. Já os cachorros começam a explorar o ambiente quando os seus sentidos estão completamente funcionando.
No começo da vida os cães não conseguem se mexer muito enquanto o lobo já caminha com boa coordenação e passa por pequenos obstáculos.
O Lobo Guará
O lobo guará faz parte da família Canis, do gênero Chrysocyon e sua espécie é a C. brachyurus. O lobo guará é principalmente encontrado no Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai, e seu habitat é exclusivamente o cerrado. No Brasil é encontrado na Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina.
Alimentação do Lobo Guará
O lobo guará alimenta-se de aves, répteis, e peixes além de brotos e frutas. Caça durante a noite, seu peso gira em torno de 20 à 25 kg, e mede cerca de 1,20 m de comprimento e possui em média 70 cm de altura. É parecido visualmente com uma raposa por possuir pelo castanho claro avermelhado com manchas marrons. Diferentes de outros lobos, o lobo guará vive sozinho, juntando-se a outros lobos apenas para se reproduzir. A gestação dura cerca de 65 dias e a fêmea tem de 4 a 6 filhote por gestação.
O lobo guará está da lista de animais ameaçados de extinção. Tem como principal causa a caça predatória e a diminuição dohabitat no cerrado além de atropelamentos e doenças transmitidas por cães domésticos. O lobo guará vivem em média 13 anos.