Tudo sobre Lobo – Conheça as diferenças entre os lobos e os cães


O lobo é um animal mamífero e selvagem. Pertence a família Canidae, gênero Canis, e sua espécie é a Canis lupus. O lobo é da ordem Carnívora, portanto alimenta-se principalmente de carne. Como por exemplo a de cervos, alces, carneiros, pássaros, peixes e serpentes.

O lobo vive em media de 16 a 20 anos e pode medir até 1,60 m de comprimento, incluindo a cauda (de 45 cm), e geralmente tem 85 cm de altura. Tanto o seu peso quanto sua cor variam de acordo com a região em que habitam. Podem pesar de 38 a 80 kg.

Os lobos  são geralmente encontrados  nas regiões da Ásia, Europa e nas  Américas. Vivem em grupos (alcatéias) que geralmente é liderado por um casal que permanece junto até a morte. O acasalamento ocorre entre os meses de janeiro a abril. O período de gestação é de 2 meses aproximadamente, chegando a ter 6 crias em uma única gestação. Os filhotes por nascerem surdos e cegos são totalmente dependentes da mãe  e permanecem com ela até completarem 2 meses. Após esse período são levados para um lugar seguro junto ao grupo e participam das caças como observadores até completarem oito meses de idade quando se tornarão capazes de participar ativamente na caçada.

O lobo possui os seus sentidos como audição e olfato bem aguçados. O lobo pode sentir o cheiro de uma presa a cerca Lobo Brancode 2 km de distância, são capazes de percorrer longas distâncias com uma velocidade média de 10km/h e atingir a velocidade de 45km/h em uma perseguição, e tem a incrível capacidade de ouvir até as folhas que caem no chão no outono.

Diferenças entre lobos e cães

Apesar de serem genéticamente iguais e pertencerem à mesma espécie Canis lupus,  cães e lobos são bem diferentes. Anatomicamente, os lobos têm ângulos orbitais menores do que os cães e  uma capacidade cerebral maior, patas maiores, olhos amarelados, pernas mais longas e os dentes maiores, o que os distinguem especialmente de cães.


Além disso pesquisas mostram que o desenvolvimento dos dois é bem diferente e isso explica o porque dos lobos não serem domesticados como os cães. O período de socialização deles acontece em idades diferentes. Enquanto o cachorros entram nesse período com quatro semanas, os lobos entram com duas e o fato de os lobos não enxergarem nem ouvirem quando nascem faz toda a diferença, visto que o lobo começa a ouvir antes de ver, se assusta com os barulhos e quando começa a ver fica com medo do que vê. Já os cachorros começam a explorar o ambiente quando os seus sentidos estão completamente  funcionando.

No começo da vida os cães não conseguem se mexer muito enquanto o lobo já caminha com boa coordenação e passa por pequenos obstáculos.

O Lobo Guará

O lobo guará faz parte da família Canis, do gênero  Chrysocyon e sua espécie é a  C. brachyurus. O lobo guará é principalmente encontrado no Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai, e seu habitat é exclusivamente o cerrado. No Brasil é encontrado na Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina.

Alimentação do Lobo Guará

O lobo guará alimenta-se de aves, répteis, e peixes  além de brotos e frutas. Caça durante a noite, seu peso gira em torno de 20 à 25 kg, e mede cerca de 1,20 m de comprimento e possui em média 70 cm de altura. É  parecido visualmente com uma raposa por possuir pelo castanho claro avermelhado com manchas marrons. Diferentes de outros lobos, o lobo guará vive sozinho, juntando-se a outros lobos apenas para se reproduzir. A gestação dura cerca de  65 dias e a fêmea tem de 4 a 6 filhote por gestação.

O lobo guará está da lista de animais ameaçados de extinção. Tem como principal causa a caça predatória e a diminuição dohabitat no cerrado além de atropelamentos e doenças transmitidas por cães domésticos. O lobo guará vivem em média 13 anos.

Imagens de Lobo

Lobo Cinzento

Lobo Guará

Lobo da Neve

Matilha de Lobos


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(24 votos, média: 4,54 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *