Tudo sobre Lobo – Conheça as diferenças entre os lobos e os cães


O lobo é um animal mamífero e selvagem, pertence a família Canidae, gênero Canis, e sua espécie é a Canis lupus. O lobo é da ordem Carnívora, portanto alimenta-se principalmente de carne como a de cervos, alces, carneiros, pássaros, peixes e serpentes.

O lobo vive em media de 16 a 20 anos e pode medir até 1,60 m de comprimento, incluindo a cauda (de 45 cm), e geralmente tem 85 cm de altura. Tanto o seu peso quanto sua cor variam de acordo com a região em que habitam, podendo pesar de 38 a 80 kg.

Os lobos  são geralmente encontrados  nas regiões da Ásia, Europa e nas  Américas , vivem em grupos (alcatéias) que geralmente é liderado por um casal que permanece junto até a morte. O acasalamento ocorre entre os meses de janeiro a abril e o período de gestação é de 2 meses aproximadamente, chegando a ter 6 crias em uma única gestação. Os filhotes por nascerem surdos e cegos são totalmente dependentes da mãe  e permanecem com ela até completarem 2 meses. Após esse período são levados para um lugar seguro junto ao grupo e participam das caças como observadores até completarem oito meses de idade quando se tornarão capazes de participar ativamente na caçada.

O lobo possui os seus sentidos como audição e olfato bem aguçados. O lobo pode sentir o cheiro de uma presa a cerca de 2 km de distância, são capazes de percorrer longas distâncias com uma velocidade média de 10km/h e atingir a velocidade de 45km/h em uma perseguição, e tem a incrível capacidade de ouvir até as folhas que caem no chão no outono.

Diferenças entre lobos e cães

Apesar de serem genéticamente iguais e pertencerem à mesma espécie Canis lupus,  cães e lobos são bem diferentes. Anatomicamente, os lobos têm ângulos orbitais menores do que os cães e  uma capacidade cerebral maior, patas maiores, olhos amarelados, pernas mais longas e os dentes maiores, o que os distinguem especialmente de cães.


Além disso pesquisas mostram que o desenvolvimento dos dois é bem diferente e isso explica o porque dos lobos não serem domesticados como os cães. O período de socialização deles acontece em idades diferentes. Enquanto o cachorros entram nesse período com quatro semanas, os lobos entram com duas e o fato de os lobos não enxergarem nem ouvirem quando nascem faz toda a diferença, visto que o lobo começa a ouvir antes de ver, se assusta com os barulhos e quando começa a ver fica com medo do que vê. Já os cachorros começam a explorar o ambiente quando os seus sentidos estão completamente  funcionando.

No começo da vida os cães não conseguem se mexer muito enquanto o lobo já caminha com boa coordenação e passa por pequenos obstáculos.

O Lobo Guará

O lobo guará faz parte da família Canis, do gênero  Chrysocyon e sua espécie é a  C. brachyurus. O lobo guará é principalmente encontrado no Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai, e seu habitat é exclusivamente o cerrado. No Brasil é encontrado na Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina.

Alimentação do Lobo Guará

O lobo guará alimenta-se de aves, répteis, e peixes  além de brotos e frutas. Caça durante a noite, seu peso gira em torno de 20 à 25 kg, e mede cerca de 1,20 m de comprimento e possui em média 70 cm de altura. É  parecido visualmente com uma raposa por possuir pelo castanho claro avermelhado com manchas marrons. Diferentes de outros lobos, o lobo guará vive sozinho, juntando-se a outros lobos apenas para se reproduzir. A gestação dura cerca de  65 dias e a fêmea tem de 4 a 6 filhote por gestação.

O lobo guará está da lista de animais ameaçados de extinção,  tendo como principal causa a caça predatória e a diminuição dohabitat no cerrado além de atropelamentos e doenças transmitidas por cães domésticos. O lobo guará vivem em média 13 anos.

Imagens de Lobo

Lobo Branco

Lobo Cinzento

Lobo Guará

Lobo da Neve

Matilha de Lobos


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(20 votos, média: 4,45 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *