Texugo – Um Animal Com Características Marcantes


O que é e Características

Você já pode ter se perguntado, o que é texugo? São animais que estão espalhados por diversas partes do mundo, e comem o que está em maior oferta nas proximidades da toca. Tem hábitos noturnos, é muito veloz pois chega a correr até 30 km/h.Possui unhas grandes e fortes, e também mandíbula forte. Uma característica marcante são duas listras pretas que ficam em cada lado de sua cabeça, o que dá um destaque muito grande pois sua cabeça é branca.

Embora seja um animal relativamente pequeno, um adulto tem cerca de 90 cm da cabeça a calda. O macho pesa em torno de 11 kg e a fêmea 10 kg. Porém o peso varia ao longo do ano, estando com peso maior no verão. Eles habitam a Europa (exceto a Rússia), Ásia e Portugal, onde a espécie é mais abundante.

Moradia e Alimentaçãotexugo

Sua toca é uma verdadeira obra de engenharia.  Primeiro, ele cava um túnel e constrói o “quarto”.  Quando vem as crias, mais túneis e mais quartos. Os “quartos” são forrados com palha e folhas secas, e com o tempo cria-se um labirinto, uma rede de túneis com vários acessos. Seu “banheiro” é externo, pois também marca território.  Um buraco com cerca de 30 cm onde deposita seus dejetos.

O texugo é um animal pequeno, porém destemido. Alguns se alimentam de mel, e mesmo sendo picados por abelhas venenosas como as africanas,  resistem e comem até mesmo as abelhas. A dieta deles é bem variada, inclui cobras, ratos, insetos, raízes e frutas.

 

Curiosidades

Foi um animal que apareceu muito nas mídias no passado. No Texugo Invade Campo de Futebolcampeonato Suíço de futebol, um texugo invadiu o campo, e o zagueiro de um dos times, após várias tentativas, conseguiu agarrar o bichinho.


Arquiteto, engenheiro, pedreiro, destemido, rápido, higiênico, resistente, forte, bonito. Não é à toa que, até mesmo no cinema ele brilhou, ainda que como coadjuvante. Quem não viu ainda, assista à comédia “Animal”, protagonizada por Rob Schneider. Seu personagem toma leite de Texugo, e vira um super mega herói. Conhecendo as características do texugo, até acredito que o leite dele tenha mesmo esse efeito “energético”.

Classificado biologicamente como mustelídeo, é um mamífero carnívoro da família das lontras, doninhas e furões. Embora seja classificado como carnívoro, sua alimentação é variada, pois se alimenta também de frutas, raízes e outros vegetais. A pele do texugo é valiosíssima, seus pelos são usado na confecção de pincéis de barba.

Texugo e os Protestos Envolvendo Defensores de Animais

No Reino Unido, foi alvo de polêmica, por ser considerado transmissor da tuberculose bovina, e sentenciado à morte como medida de controle da doença, medida que gerou protestos entre os ativistas defensores dos animais.

Texugo na Bíblia

Esses animais aparecem na bíblia em alguns livros, como Deuteronômio, Êxodo, Números e Ezequiel. São mencionados pela importância de sua pele, vemos isso em Números, onde cita ” cobertas de pele de texugo”

Feroz e Agressivo

Mas não se engane só por que ele é um animal bonito e tem todas essas características, o contato com ele seria muito difícil de acontecer. O Texugo pode se tornar bem agressivo quando está sobre pressão. Veja no link: Texugo é forte, não tem medo e pode ser agressivo.

Outra informação também que poucas pessoas sabem é que o Texugo é Imune ao Veneno da Cobra. Na verdade ele não é imune totalmente, pois o veneno da cobra tem um certo efeito sobre ele. Mas o que em outros animais causaria em morte, ele apenas fica imóvel durante um certo tempo e depois os sentidos voltam ao normal. Veja o vídeo do Texugo x Cobra para entender melhor.

Se você achou o artigo interessante, deixe o seu comentário abaixo.

Escrito por Marcia Baptista


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(23 votos, média: 4,39 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

5 pensamentos em “Texugo – Um Animal Com Características Marcantes”

  1. Ví um texugo pela primeira vez no filme ‘os deuses devem estar loucos’, ele se invoca com um personagem e o segue pelo deserto ate cair duro prá trás, é hilário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *