Shar Pei

Shar Pei – Tudo o que você precisa saber sobre essa raça

Origem da Raça Shar Pei

A raça Shar Pei é chinesa existindo nas províncias da China Meridional desde a Dinastia Han (206 a.C. á 220 d.C.). A cidade de Dialak, na província de Kwun Tung, é provavelmente seu lugar de origem. Alguns exemplares tem a língua azul assim como a raça Chow Chow podendo as duas raças ter um ancestral comum.

O cachorro Shar Pei trabalhava com os camponeses, cumprindo os papéis de cão de guarda e caçador de javali. Era também cão de briga em combates de arena contra outros cães (esporte popular na China). Sua pele solta constituía uma defesa contra as dentadas do cão adversário. Assim, os ferimentos eram restritos à pele não atingindo os órgãos. Também foram encontrados relatos que a raça Shar Pei era utilizada como cão de guarda das tumbas de membros da realeza.

Com a chegada do comunismo, a maior parte dos cães chineses foi eliminada. Alguns Shar Pei foram criados em Hong Kong e Taiwan sendo reconhecida em 1968 pelo Kennel Club de Hong Kong. Em 1973 um artigo publicado por Matgo Law, de Hong Kong, alertou os criadores americanos sobre o reduzido número de Shar Pei existentes no mundo. No ano de 1974, esta raça entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) como sendo o cão mais raro do mundo. Nessa época, alguns exemplares foram levados para os Estados Unidos. Assim a raça passou a ser muito popular e uma das raças mais conhecidas da América.

Características Físicas

A raça Shar Pei é conhecida por sua pele solta e suas rugas por todo o corpo. Embora ocorram principalmente em filhotes e nos adultos podem estar presentes apenas na região da cabeça, pescoço e ombros. Outra característica marcante é o formato dos olhos dando um aspecto de cansaço e tristeza ao cão.

São cães fortes e de corpo compacto, um Shar Pei adulto pode medir de 44 a 51 cm de altura e ter o peso variando de 18 a 25 kg, portanto cães de porte médio. Os Shar Pei possuem orelhas pequenas e espessas. A cauda é grossa e alta. Em relação ao corpo esses cães apresentam uma cabeça grande com focinho largo e lábios carnudos. O comprimento do pelo pode variar de 1 cm a 2,5 cm.

As cores podem variar entre preto, vermelho, areia, creme e azul, mas também existem cães de duas cores. O Shar Pei preto é o mais raro e o creme/vermelho é o mais encontrado.

Comportamento e Temperamento da Raça Shar Pei

O Shar Pei é autoconfiante, sério, independente, algumas vezes teimoso. Porém é muito inteligente e não precisa de muito tempo para aprender comandos, aprender sobre a rotina da casa e o lugar para urinar e defecar. Embora esses cães não sejam muito expressivos, são apegados á família sendo muito protetores. A princípio, parecem reservados e desconfiados com estranhos não aceitando carinho ou toque. Mas logo mudam de atitude ao perceberem que não apresentam perigo.

Alguns Shar Pei se dão bem apenas com os da mesma raça não aceitando outros cães por serem muito dominantes ao seu território. Mas alguns Shar Pei aceitam outras raças se dando muito bem com elas, dependendo realmente da personalidade de cada indivíduo. Eles precisam de estímulos físicos e mentais todos os dias assim como qualquer outro cão.

Essa raça não gosta de viver sempre do lado de fora da casa podendo dividir seu tempo entre a casa e o quintal. A maioria prefere ficar dentro de casa perto do dono e mesmo que você tenha um quintal grande para ele, ele só ficará no quintal se o dono estiver presente. Em todo momento ele busca a companhia do seu dono e sua família. Dessa forma geralmente ele só aceita ordens desde que não afete suas vontades próprias.

Saúde do Shar Pei

As principais preocupações da raça são quanto ao entrópio. O entrópio ocorre na maioria dos Shar Pei filhotes quando as pálpebras viram sobre si mesmas empurrando os cílios para dentro dos olhos afetando o globo ocular. Mas é facilmente resolvido com o pregueamento dos filhotes e caso ainda não resolva uma cirurgia simples é realizada com retirada de parte da pálpebra.

Outras preocupações são a luxação da patela e sarna demodécica que ocorre principalmente em situações de estresse. O uso de alimentação inadequada para a raça (ideal rações Super Premium) e ambientes muito úmidos também contribuem para que isso aconteça. Por isso o banho é recomendado no máximo uma vez por mês.Alguns cães da raça costumam ter febres de causa desconhecida juntamente com inchaço no jarrete (joelho).

Assim, para adquirir seu Shar Pei, esteja consciente quanto a raça e que ele precisa de ótima alimentação e cuidados para assim ter uma vida longa e saudável.

Se gostou do artigo, tem um cão da raça Shar Pei ou deseja ter um, comente abaixo. Sua opinião é importante para nós.

Escrito por Maísa Melo Heker

93 comments

  1. Ola

    Queria dar minha opinião sobre a raça. Sou médico veterinário e trabalho a anos na área. Acredito que cada raça tem suas qualidades e seus “defeitos”.

    O sharpei é uma excelente raça, mas temos que ter muito cuidado quando se trata de seu temperamento. Vejo muitos acidentes com essa raça devido a falta de conhecimento dos donos com relação ao seu temperamento forte. O sharpei, ao lado do chow chow, são as raças que mais mordem médicos veterinários no consultório. Eles não costumam se dar bem com estranhos não. As vezes são agressivos com os próprios donos, dai o grande numero de acidentes em casa mesmo.

    É uma raça linda, muito boa, mas exige muitos cuidados e donos específicos. Certamente existem aqueles extremamente dóceis e calmos, mas é incomum.

    Outra coisa é sobre o entrópio. Esta longe de ser um problema simples. Longe. A maioria dos cães tem que passar por uma ou mais cirurgias antes de completar 2 anos de vida. Cirurgias caras e complexas, pois se trata de uma cirurgia plástica. Costumam ter alguns problemas de pele em decorrencia das dobras, mas de maneira geral são cães saudaveis e resistentes.

    1. Olá Bruno Silveira, tudo bem?

      Sim, realmente a raça Shar pei é uma das mais ‘bravas’ para com pessoas desconhecidas. A Maísa Melo que foi a colunista que escreveu esse artigo tem alguns Shar Pei (já vi diversas fotos dos Shar Pei dela no facebook) e além do ótimo artigo que ela fez, esse seu comentário ajudou a complementar ainda mais.

      Embora o Shar Pei seja uma das raças mais lindas (na minha opinião), deve se tomar cuidado e tratar um cão dessa raça um pouco diferente do que a maioria das outras raças de cachorro. Embora o Shar Pei é como qualquer raça (ama brincar, é carinhoso..), eles tem um temperamento um pouco diferente a estranhos, e isso é um dos principais problemas que o dono deve ter, pois a tendencia de qualquer pessoa que desconhece isso é querer passar a mão nessa raça.

      E se a pessoa que vai passar a mão sabe que o Shar pei é uma raça um pode acabar mordendo estranhos, então não tente passar a mão sendo autoconfiante! Aos poucos irá transmitir confiança ao cachorro e ele deixará passar a mão nele, mas deve se tomar muito cuidado nesse sentido.

      Agradeço o seu comentário Bruno e espero que continue aqui o site, sempre que possível comentando os artigos, ainda mais se for para complementar como esse excelente comentário que você fez.

      1. O meu Sharpei Jorge faleceu recentemente com 12 anos e meio. Nunca tive um cachorro tão maravilhoso. Ele era muito manso, os veterinários se encantavam porque ele deixava que fizessem qualquer intervenção nele sem ser necessário que eu o segurasse muito. Só ficava abraçada com ele enquanto ele levava uma agulhada. Ele era o cãozinho mais resignado que já vi. Não gostava de banho mas ia para o tanque sem reclamar. Gostava de todo o mundo, nunca rosnou pra ninguém. Nunca fez as necessidades dentro de casa. Na rua, procurava um lugar gramado, nunca no passeio. Nunca destruiu nada em casa, somente os brinquedos dele. As crianças o adoravam. O único problema dele era com outros cães. Ficava agressivo, mas conseguimos ter um segundo cachorro. Foi duro, mas no fim deu tudo certo. Não consigo nem imaginar sharpeis agressivos. Só pode ser a maneira com que foram criados. Sempre demos muito carinho ao Jorge, ele nunca levou bronca porque nunca fazia nada errado. Todo o carinho que demos a ele foi retribuído 1000 vezes. Quanta falta ele nos faz.

        1. Tenho um casal de Sharpei puros com pedigree não são irmãos ,agora com pouco mas de 2 anos de idade cruzaram e nasceu 10 filhotes ,embora o pai seja amarelo e a mãe preta ,todos os filhotes nasceram pretos e eles não tem tantas dobras como maioria a vejo por aí,tem sobrinhas sim mas bem pouquinhas já vão fazer 2 meses .Isso é normal ?

      2. Há 1 semana minha sharpei de 12 anos e 10 meses nos deixou. Pense numa cachorra dócil, protetora, companheira e que nunca mordeu ninguém. A casa ficou vazia sem ela. Ela ficava sempre perto de todos, uma raça silenciosa,
        sempre atenta, é uma raça que interage com o ser humano de uma forma incrível. Fala com o olhar, é inteligente, para mim a melhor raça. Além disso, uma cachorra extremamente limpa. Quanta falta faz minha Nina!

    2. Eu tenho uma shar pei e ela não tem nada a ver com os comentários que a acabei de ler ela é uma cachorra dócil, com todos da casa da e com estranhos ela só avança quando eles estão do lado de fora do terreno, ao entrarem no terreno podem até passar a mão nela que vai fazer festa com eles.

      1. A minha sharpei está com 5 anos, é muito dócil , adora visitas.
        Só tem medo de outros cachorros e foge de criança, é muito medrosa.
        Nunca rosnou para ninguém.
        Não precisou operar os olhos, o único cuidado extra com ela é um xampu especial para o tipo de pele.
        Escuto muito falar que alguém conhece um ou outro sharpei agressivo, mas uma coisa que eu não entendo , todo ano existe um passeio ” Encontro dos Sharpeis ” no parque Vila Lobos em São Paulo, que acabam se reunindo mais de 40 ou 50 sharpeis juntos e nunca vi uma briga entre eles sequer.
        É a coisa mais linda….imaginem estar com 50 sharpeis de todas as cores e tamanhos….

    3. Sempre ouvi falar dessa agressividade do sharpei. ..eu tenho um de 5 anos de idade e desconheço esse lado…ele é muito calmo,tranquilo,não late quase nada, e faz amizade com todo mundo. ..e um cachorro que destesta sujeiras…na faz xixi e nem coco no quintal onde fica…sempre saio com ele 3X por dia para ele fazer suas necessidades. …e tem muito medo de chuva e trovão. ..rsrsr….um verdadeiro bebezão. .. quantos aos cuidados confesso que são intensos e diários mas muito necessário se quiser ter uma raça dessa saudável. …mas não troco por nada nesse mundo ,todo amor e carinho que recebo do meu filho de 4 patas. …e sou muito feliz por ter um sharpei mesmo com tantos cuidados….a recompensa é muito gratificante. ..

      1. Penso exatamente igual. Também tenho uma Sharpei de 5 anos. Mansa , dócil e meio carente ( pede muito dengo ).
        O único problema que eu tenho é que o ´Xampu dela e 10 vezes mais caro que o meu…. rsrsrsr

    4. Olá eu tenho um cachorro da raça sharpei ele tem 8 dias hoje e está com uma bola meio que grande no pênis é normal

    5. bom, tenho uma cadela… linda! e maravilhosa!!! com o nome de KATRINA
      depois de conhecer a raca, eu não penso em outra raca para ter!
      ela já tem 6 anos, super carinhosa, dócil, inteligente, idependente… mas gosta de ter seu espaço! minha família tem mais 3… e TODOS são dóceis… acho que vai muito de como criamos…!nunca tivemos ataques, e a cirurgia custou barato… gastei rs 600 e tenho meu animal saudável, enxergando bem…não achei caro! e a ravca mais apaixonante que conheço!!!

  2. Eu tenho um sharpei preto filhote ainda estou aprendendo sobre a raça…meu Sharpei tem dois meses e 14 dias ele ja adaptou ao meu lar mais ainda estou tendo dificuldades com ele de higiene ele esta muito teimoso a respeito disso o que devo fazer?

    1. Assim como o Sharpei ou qualquer outra raça, você deverá ensina-lo na questão da higiene, pois para ele o momento certo e fazer as necessidades é quando está apertado.

      Dê uma pesquisada sobre como adestrar cachorro a fazer xixi e coco no lugar correto usando jornal.

      Essa com certeza é a melhor forma de você educar o seu Sharpei a te obedecer na questão da higiene e sempre fazer coco e xixi no lugar correto.

    2. oi caroline, tem dois cachorros um de 2 anos o Bruce, e ganhei uma filhote ainda que 5 meses ganhei ela quando tinha 45 dias , o meu mais velho esta com um problema agora te esta com olho quase cego, precisa limpar todo dia ,colocar colirio e se piorar e ficar muito enflamado leve ao um veterinario, ele pode falar se vai precisar fazer cirugia plastica ou nao,entao cuide bem do olhinhos deles todos dias primeiro limpe e depois passe o colirio passado pelo medico!!! espero que tenha ajudado…
      beijos …

    3. Nunca o deixe preso no local onde deve fazer as necessidades … A minha é muito enjoada e só passou a fazer as necessidades fora de casa quando a coloquei pra comer e dormir dentro de casa !

    4. A minha cachorra está com 1 ano, e no começo fazia as necessidades em casa, eu peguei jornal forrei um espaço na varanda com jornal, e fui dando os comandos.
      Coloca um espaço para ele usar e não troque de lugar, de os comandos .. É uma raça fantástica, aprendem muito rápido.

    5. Caroline
      é só vc passear pelo menos 2 x ao dia pra ele fazer as necessidades que ele não te incomodará mais.
      passeio com o meu logo de manha quando acordo e 12 hrs depois . ele fica muito feliz e não ve a hr do proximo passeio.
      sugestão: ande com ele enquanto ouve suas musicas preferidas. Essa pode ser a melhor hr do seu dia.aproveite!

  3. Bom eu tenho um Shar pei de 5 meses , foi o dinheiro mais bem gasto da minha vida , raca adorável , brincalhão , higiênico se da bem com todo mundo , pode ser porque ainda é filhote , mais é uma raca pra quem gosta de vdd , e meio teimoso gosta de morder e sempre esta perto do dono .
    Super recomendo vou comprar agora uma Fêmea para aumentar a Família .
    Ótima matéria .

    1. Que bom que gostou do artigo Fernando e fico feliz de ter deixado seu comentário aqui para os outros também se aproveitar da sua experiencia com essa raça.

      O Shar pei de longe é uma das raças de cachorros mais lindos e ao mesmo tempo mais adoráveis.

      Quando comprar a Fêmea e já tiver um tempo de convivência, seria ótimo voltar aqui e falar as particularidades de cada um deles, tanto o macho quanto a fêmea.

      Um grande abraço.

      1. Tenho uma suar pro que é um amor, mas estou com um problema, quando ela vai pra chácara fica com micose nas patas e dentro do olho fica branco. Acho q não gosta de grama. Vou ter q trazer pra cada mas não tenho quintal somente dois corredores laterais, será q da certo?

  4. Olá, tenho uma sharpei de quase 05 meses, ela é muito teimosa e as vezes acho ela um pouco agressiva, muitas vezes fica pulando e tentando morder meus pés, mãos, rosto. Mas também é brincalhona! Ela já passou pela cirurgia nos olhos e foi super tranquilo, mas muito onerosa. Preciso de um conselho de como ajudar ela ficar mais calma e mais dócil, principalmente com nós que somos os donos. Será que o fato de ela ficar o dia todo sozinha influencia nas atitudes?

    1. Eliane, boa tarde, tudo bem?

      Primeiramente gostaria de agradecer por comentar aqui no site e deixar sua experiência com um filhote Shar Pei, visto que isso vai servir de exemplo para outras pessoas.

      Bem, O Shar Pei possui um temperamento um pouco diferente da maioria dos outros cachorros, sendo as vezes bem teimoso. São bem territoriais, e como ele fica sozinho o dia todo, pode achar que vocês estão invadindo o território deles.

      Sobre essas mordidas, ele late ou te ataca, ou simplesmente morde? Pois como é um filhote ainda, as vezes essas mordidas sejam brincadeiras, mas por se tratar de um filhote ainda, ele não sabe o limite e acaba mordendo forte, o que para ele ainda é uma brincadeira, para você acaba sendo um incômodo.

      Sobre deixar o seu shar pei mais calmo, o ideal é você gastar essa energia com ele através de treinamento e de outros exercícios como caminhada leve. Além disso, ao participar de uma atividade em conjunto com ele, isso vai deixa-los mais juntos, como uma família, e ele não a verá mais como uma intrusa, mas sim como alguém que gosta de estar sempre ao lado.

      Olha, como não estou ai e não consigo ver pessoalmente o dia a dia de vocês, o máximo que consigo ajudar é até esse ponto. Você poderia procurar algum canil que tenha conhecimentos sobre a raça shar pei ou deixar mais claro alguns pontos aqui para tentar te ajudar mais.

      Uma dica muito boa é: pense igual o seu cachorro. Isso não significativa latir, óbvio. Isso significativa apenas pensar como ele. Nesse seu caso, ele é um filhote, você tem uma raça de temperamento forte, ficam o dia todo fora de casa e podem ser considerados como intruso. Então existem N motivos. Mas se tentar pensar como seu shar pei, provavelmente vai entende-lo melhor.

      Mas já de inicio é essencial começar a treina-lo e a ajuda-lo a gastar energia, e também expo-lo a pessoas diferentes, sons diferentes, e ambientes diferentes, para que ele cresça um shar pei mais sociável, tanto com pessoas com novas experiencias que forem ocorrendo no dia a dia dele daqui para o futuro. Aproveite enquanto ele ainda é um filhotão.

      Espero que tenha te ajudado de alguma forma, e volte aqui depois para nos falar se deu certo ou não alguma dessas dicas, ok?

      Um cordial abraço,
      Gleidson Henrique.

    2. Sim, influência. Shar pei precisa de mt carinho e atenção, pois se sentem só com mta facilidade. Por isso toda essa agitação quando vc chega em casa!

  5. Bom eu tenho um lindo menino de 8 meses e seus 20kg. Quando compramos o Afonso, fizemos longas pesquisas pra saber mais sobre a raça, vimos muito sobre agressividade e coisas do gênero, e desde cedo acostumamos ele num circulo grande de pessoas. E pra falar a verdade, ele adora. Adora pessoas, adora cachorros, adora gatos, adora passarinho e adora ainda mais biscoitos. Encontramos muitos problemas relacionado a pele, estamos em tratamento diariamente com ele, com remédio, vitaminas e cuidados veterinários, ele consulta de 3 em 3 meses pra ver se está tudo ok. Limpamos o seu ouvido todos os dias, sim ele é teimoso, mas se rende a carinhos e brinquedos. Ele é meu companheiro inseparável, dorme abraçado comigo, me respeita e me escolheu pra ser sua dona, mas ama o meu companheiro da mesma maneira, só que fica sempre ao nosso meio. Toda atenção, todo carinho, todo amor e repreensão são bem vindas. Não é fácil de lidar, e nem um pouco barato, mas ainda bem que não precisamos fazer cirurgia em seus olhos. Temos cuidados principalmente no verão, já que aqui no Sul é muito quente, deixamos ventilador e tudo bem arejado para que não sinta calor.Água sempre fresca e a vontade para ele. É beeeem trabalhoso mas não troco a raça por nada. Não tenho problemas com vizinhos, ele não late, não morde e ainda se da bem com todos do prédio. Acho que tudo vai do dono, e de acostumar desde pequenos com o maior número de pessoas.

    1. Olá Anelise Machado, tudo bem?

      Olha, é desse tipo de comentário que eu amo ver. Você disse, com suas palavras e de um jeito que todos conseguem entender fácil de que o Shar pei, embora tenha os pós e contras, é uma raça de cachorro simplesmente excepcional e que você não o trocaria por nada, mesmo tendo já gastado dinheiro com remédios e assim por diante.

      É justamente desse tipo de comentário que eu incentivo todos os leitores do site, pois com isso outras pessoas conseguem ter uma grande noção sobre cada raça e quão difícil será cria-los. Podem ter vários problemas, desde doenças e até grandes gastos financeiros, e o melhor é que cada um saiba essas informações antes de se adquirir um cachorro, pois infelizmente algumas pessoas não pensa nisso e quando começa apertar, seja no sentido financeiro ou no sentido de dar muito trabalho tendo que levar para veterinário ou banho e tosa, enfim, essas pessoas simplesmente ‘não amam mais o seu pet’ e decidem solta-lo na rua para morrer.

      Gostei muito do seu comentário! Mas gostei ainda mais da parte que você diz que embora tenha tido bastante trabalho com o seu shar pei, não trocaria essa raça por nada! Amei isso 😛

      Anelise, um grande abraço e muito obrigado pelo comentário, de verdade! Obrigado mesmo!

  6. Tenho um Sharpei,ele tem quase 4 meses adora brincar ,pular em cima dos outros e tbm adora ficar na rua.Aprendeu super rapido a fazer as necessidades num lugar.
    O olho dele vive remelando tenho medo de fazer a cerurgia nele o q fazer para melhorara?

    1. Olá Karen, agradeço o seu comentário.

      É normal os olhos ter um pouco de secreção ou remelas, isso é parte natural do corpo, pois isso ajuda na limpeza dos olhos e ductos lacrimais.

      No próprio banho essas secreções deverão sair com facilidade.

      Mas excesso não é normal, e o correto é você procurar um veterinário. Isso é o melhor e mais seguro a se fazer.

      Um grande abraço,
      Gleidson Henrique.

  7. Olá! !!! Bom irei buscar meu sharpei filhote amanhã. Depois que li os comentários abaixo, fiquei muito receosa em pega lo, porque tenho um filho de 4 aninhos e pelo que li são bravos. Vcs acham que devo desistir desta compra? Já que este cachorrinho seria para meu filho?

    1. Eviane, bom dia, tudo bem?

      Então, vai muito da socialização dele, porém como você viu o shar pei realmente é uma raça um pouquinho brava, e isso é da própria raça. Mas se educado da maneira correta, e inclusive for treinado da maneira correta, não terá problema. Mas ter um shar pei exigirá mais esforço da sua parte do que se pegasse uma outra raça mais indicada para crianças.

      Você deverá socializa-lo, treina-lo e educa-lo desde filhote, para ele te obedecer e não ver as novas experiencias com medo, mas sim como algo fácil de encarar. Porém por ser um cachorro de temperamento forte, o shar pei exige mais dedicação para isso do que outras raças, entende?

      E deixar o cachorro sozinho com a criança jamais! Isso vale para qualquer raça, não só o shar pei. As crianças tendem a fazer coisas que irritam os cachorros, como pegar no colo e jogar, puxar o rabo ou a orelha e outras coisas assim. Exigem cachorros mais tolerantes a essas coisas e outros menos tolerantes, mas toda paciência tem limite. Alguns apenas irão latir e o seu filho irá tomar um susto e chorar e outros já poderão morder. Por isso deixar sozinho os dois nunca! Nem shar pei, nem vira lata, nada! ok?

      Espero ter ajudado e qualquer coisa, é só perguntar. Abraços.

  8. Minha Sharpei tem 2 meses e meio…também é teimosa, qdo se da um
    comando mais forte ela para e fica tentando entender o q fez de errado.
    São muito inteligentes, ela aprendeu a fazer as necessidades com 2 semanas…pq ela cismava em fazer em um ponto da casa q ela escolheu e não onde tinha q fazer rs. Minha questão é que tipos de brincadeiras ajudam a cansá-los e a estimular a inteligencia? O veterinário dela falou q para ela parar de sair modendo e diminuir a agitação ela tem que se cansar…alguma ideia?

    1. Olá Jéssica. Tem dois métodos de você ajuda-lo a parar de morder as coisas.

      1 – Cansa-lo
      2 – Comprar algum brinquedo próprio para morder. Como ele é filhote ainda, ele realmente vai morder. Mas você tem que focar a mordida em brinquedos, ao invés de pés de mesas.

      Atividades diárias é importante, seja uma brincadeira com ele ou uma caminhada leve. Como ele é um filhote ainda, você tem que expô-lo a novas experiencias, com cachorros e pessoas, e a melhor forma é passeando. Isso vai faze-lo crescer mais calmo. É uma das melhores maneiras de socializa-lo com o mundo, e ele crescer como um cachorro normal.

      Para ele morder você pode comprar uma bolinha ou um ossinho, tanto faz. Se puder comprar os dois é melhor ainda.

      Divida as atividades diárias entre caminhada e entre brincadeira com a bolinha. Isso já vai ajuda-lo a gastar um pouco das energias diárias.

      Obrigado por comentário. Qualquer dúvida só falar. 🙂

      1. tenho uma Shar Pei linda Preto e branco 1 ano e 10 meses. ganhou 5 filhos agora dia 12 de Maio 2017. Cruzou com um shar pei preto e nasceram dois azuis cinza fêmeas uma marrom fêmea, um creme macho e um preto como o pai macho. Lindos filhotes. Pretendo vende-los Adorei a raça. A minha fêmea Lady e uma guardiâ maravilhosa, me protege de tudo.

  9. Oi, tenho um “filho” sharpei de 04 anos, que amo mais que tudo…mas eu e meu esposo estamos indo para outro país fazer um intercâmbio e não tem como leva-lo, e os planos são de ficar um tempo grande no país… teremos que doar o fofura! Estou super preocupada com a adaptação dele, tenho dúvidas se ele ficará bem, como devo proceder nesse caso? O que devo levar em conta na hora de escolher uma nova casa para ele? Ouvi comentários de que sharpei não se adapta a novos donos, etc. Isso é verdade?

    1. O shar pei realmente é muito apegado com a família e com os donos. E realmente pode ser que ele não se dê bem com os novos donos. Não existe algum parente ou amigo que tinha bastante contato com ele e que pode ficar até você voltar?

      Existem hotéis para cachorros, mas dependendo do tempo que for ficar fora pode acabar ficando um pouco caro.

      Se caso não tiver ninguém para ficar com ele, o maior problema é que se a família que você escolher não for tolerante e por acaso eles rosnar ou latir para eles, pode ser que eles simplesmente soltem o cachorro na rua, e dai você já sabe o que pode acontecer…

      Aconselho a procurar alguma ong de doação de animais na sua cidade e pedir ajuda nesse sentido. Cachorros de raça como o shar pei é fácil encontrar donos, porém essas ong pode ter até uma lista para conseguir te ajudar de maneira mais rápida.

      Outra coisa é que também tudo depende do cachorro. Somente você sabe como é o seu shar pei. Caso desejar você mesmo procurar um dono para ele, aconselho a fazer um teste, caso dê tempo antes de viajar. Você procura já uma familia e deixa um tempo para ver como o seu shar pei se acostuma. O Shar pei tem temperamento forte, isso é próprio da raça, mas pode ser que o seu se acostume.

      Essas são as dicas que consegui pensar aqui, e que pode te ajudar. Pode ser que tenha outro caminho mais fácil, mas que eu lembrei de momento foi isso. Espero ter ajudado você. Se tiver outra dúvida, volte a perguntar.

  10. Olá!!! Eu tenho um Shar Pei, mas o que achei de estranho é que ele não é rugoso como de abíto desta raça, só é na cabeça… A minha questão é o seguinte: é possível existir Shar Pei que não é rugoso? Aguardo pela vossa ajuda.

  11. Olá bom dia.
    Tenho um Sharpei de 2 anos, ele é super alegre e obediente, mas ultimamente o pelo dele vem caindo muito, e com mal cheiro na pelagem, mesmo dando banho no dia seguinte o cheiro ja começa. Não sei mais o que fazer.

    1. É dermatite… A minha teve … Compra a ração Royal Canin Dermaconfort e mistura com a dela (Que tbm deve ser premium). Em 10 dias a pele já está maravilhosa ! E é claro nada da sua comida pra ele !

  12. Olá, eu tenho 2 cachorro da raça sharpei eles ñ obedecem, quando abrimos o portão eles sai correndo ,vive pulando ensima da gente late atoa e não gosta de ficar preso ,entra dentro de casa e leva tudo pra casa deles morde e não gosta quando Ajente pega as coisas, adora subi na cama ,core a atrás de todo mundo ,oque eu Fasso com eles por favor me ajuda

    1. Olá Anna Vitória, seja bem vinda ao site.

      Olha, creio que o problema do seu shar pei seja falta de adestramento ou a atitude que vocês tem para com ele. Imagine o shar pei como uma criança chata. Quando uma criança quer muito uma coisa e os pais poem limite e ensinam a ela que não pode, ela vai ficar brava mas irá respeitar. Mas se os pais falam ‘Ahhh não meu filhinho querido, não pode…’, a criança provavelmente irá passar por cima, por que os pais não mostraram que são eles que tem a voz ativa e muito menos ensinaram o por que não pode.

      O seu Shar pei é exatamente como essa criança. O problema pode ser que ou ele não foi treinado e ensinado corretamente ou então que vocês (donos) não tem voz ativa sobre ele. O Shar pei é uma raça um pouco mais complicada de lidar, pois ele tem um temperamento próprio. Portanto, ele exige maior dedicação da parte dos donos para cuidar.

      Outro motivo que poderia ajudar é vocês fazer caminhadas ou algum outro exercício diário com ele, entre pelo menos 30 minutos a 60 minutos. Isso irá ajudar a gastar energia deles e consequentemente eles mudarão um pouco as atitudes.

  13. Tenho uma char pei com 4 anos. Foi criada no pátio.. Um dia acordei ela tinha conseguido entrar pra dentro da cozinha durante a noite. Foi uma briga pra tirar
    .agora não conseguimos dormir..pq quer entrar. E encomodando a noite td..não sei mais o que fazer.

    1. Olá Jussara. Olha, existem vários motivos do seu cachorro estar fazendo isso. Pode ser que seja apenas vontade de não ficar sozinho, ou que esteja entediado de não fazer nada. Ele costuma dormir de dia? Se sim, pode ser que esse seja o problema, pois de noite ele fica muito tempo sozinho e sem fazer nada, e por isso acaba incomodando vocês.

      Teve alguma mudança recente que pode ter causado isso? Qualquer tipo de mudança que envolva ele? Se sim, pode ser esse o problema.

  14. Eu tenho um com 4 anos..foi criado no pátio. Agora faz duas semanas que não quer ficar na rua a noite.não deixa ninguém dormir..

  15. Oi bom dia, eu acabei de adotar uma sharpei de 5 anos e estou meio preocupada quanto o relacionamento dela com um outro cachorro que tenho de porte pequeno… ela ja estava acostumada com outros caes pequenos la onde ficava, mas meu pequeno é muito ciumento e fica pulando nela o tempo todo, rosnando… ate que chega uma hora que ela começa a correr atras dele pra tentar pegar, parece que nao passa de uma brincadeira mas as vezes ela segura ele de um jeito que parece que vai machucar, ele ate chora, mas quando eu olho pra ver se tem algum machucado nao ha nada, isso seria uma simples brincadeira ou sera que pode ficar mais serio?

    1. Olá Bruna, tudo bem?

      O shar pei tem um temperamento forte e o seu comportamento costuma realmente ser um pouco diferente de outros animais. Esse chorar do outro cachorro será que é um choro de dor ou de medo? Por que você já viu alguns cachorros que se alguém bater o pé para ele, ele sairá correndo e chorando? rsrs

      Mas como o outro é um tanto ciumento, pode ser que um dia acabe passando de uma brincadeira para umas mordidas mais sérias. Porém, nesse tipo de situação, o cachorro que está sendo incomodado (no caso é o shar pei) irá até brigar com o outro que o está incomodando, mas será para se livrar. É muito diferente se você tivesse colocado os dois juntos e o shar pei que fosse atrás do outro para arrumar encrenca, você entende? Então eu acho que realmente pode sair algumas mordidas sérias futuramente, mas nada que ele não se recupere. Mas fique sempre atenta a como os dois estão se comportando…

      Volte sempre no site. Até mais.

  16. olá eu tenho uma sharpei de 5 anos, eu queria saber se o olho remelar todos os dias e normal ? eu lavo sempre com soro, mas n demora mto ja esta cheia de novo, outra coisa que queria saber e se e normal eles trocarem de pelo caindo as torona, isso so ta acontecendo no corpo na cabeça ta normal, pelo lisinho.

  17. Oi! Tenho 4 shar peis, todos brush coat (Uma creme, um dourado, uma preta e uma acaju). Fui comprando de um por um, até que deu nessa pequena coleção. Fui indicado pelo criador na compra da primeira filhote a só dar banho em último caso, de 3 em 3 meses, e que a raça se daria bem com outras raças pequenas. Tenho 2 cães menores. Resultado: com brincadeiras, já que shar pei não tem noção do tamanho , feriu seriamente um cãozinho meu. Tomei como exemplo e, hoje, eles ficam separados enquanto estou no trabalho e dormem em quartos separados. Todos os 4 shar peis se dão MUITO bem, só latem em último caso, nunca morderam ninguém. Só ficam todos babados nas brincadeiras deles. São minhas sombras. Tem uma delas com certa dominância quando alguém chega perto de mim, mas nada que não possa ser manejado. Tive SÉRIOS problemas de pele seguindo esse orientação de não dar banhos, em todos eles! Perderam pêlo, alergias, e a pedido do meu veterinário, tomam banhos semanais com shampoos específicos, esses hipoalergênicos, os olhos são lavados todos dias com chá de camomila gelado, as orelhas são limpas só por fora e unhas cortadas quando necessário. Super dica: Uso ProPlan Sensitive Skin, que na capa tem um shar pei, é para cães de pele e pêlo sensíveis. Resultado: sou apaixonado por eles, eles por mim, não trocaria meus shar peis por NADA. Não tenho problemas de saúde e vivem todos soltos de dia…só aconselho ter espaço para correrem ou que tenham disponibilidade para passear com eles diariamente, pois necessitam de exercícios.

    1. olá, tenho um sharpei, ele tem 3 meses e como nunca tivemos um cão e nem dessa raça procuramos sempre estar lendo sobre a raça, sabemos que eles não podem ficar com os pelos úmidos porém eu não sabia que eles só podiam tomar banho em últimos casos e já demos banho nele 3 vezes no mês por causa do cheiro desagradável que eles ficam, mesmo assim fazemos uma secagem bem rigorosa. Gostaria de saber se isso aumenta a chance de problemas na pele?

  18. Estou pensando em comprar uma Sharpei pra mim, tenho um Spaniel Japones Chin macho, amo cachorros. Acho o Sharpei um charme.

  19. Olá, tenho uma Shar Pei de 49 dias, sua pelagem é preta. Tem muitas rugas por todo o corpo, olhos e focinho dentro do padrão. É muito brincalhona, adora brinquedos. Só que percebi que a lingua dela não é toda azulada, tem apenas algumas manchas. Agora pergunto é normal, depois de um tempo ela fica de uma cor só? Será que ela é pura? Aguardo a resposta. Obrigado.

  20. Olá! Tenho uma Sharpei de dois aninhos,realmente tem um temperamento forte,temos que ser rígidos com eles,a minha em uma ocasião me infrentou pra me morder de verdade,só que eu partir pra cima dela imobilizando até que ela desistiu e desse dia em diante ela percebeu que quem manda sou eu,fiquei com o coração partido por judiar um pouco dela mais tinha que impor limites,hoje digo que ela é minha sombra,está sempre colaba comigo,excelente companheira e boa de guarda. Só tenho um problema com ela…não gosta de comer, já levei ao vet,fez inumeros exames e está tudo bem com ela clinicamente,porém tá magrela com apenas 14 quilos,só come quando damos estimulante do apetite. Alguém pode me ajudar a fazer minha BB engordar um pouco?

  21. Ola, tenho uma sharpei de 2 meses a principio um amor, ela é bem obediente, ja sabe onde é o lugar dela, claro dentro de casa rssr , tem seu cantinho pra brincar, e vi que ama estar conosco da casa, Adora brincar com meu filho no jardim, ele tem 6 anos então são dua crianças. Ela late pra todos que passam em frente nossa casa, e pras visitas tambem. Acho ela muito querida, tem o limite dela, e não ultrapassa.. Com amor e carinho aqui tudo se resolve!! 🙂

  22. gostaria de saber de quanto tempo de nascimento entre cada filhote,demora a noite toda,quantos filhotes podem nascer

  23. Oi Boa Tarde , sou dono de uma sharpei , ela é tudo de bom , tranquila na dela , quase nao late , mas quando chega alguem estranho , ja da logo o alerta , impossivel alguem entrar no quintal sem ela , mas tem uma coisa me preocupando nela , ela tem 6 anos , mas ela tem ficado com um cansaço grando , e uma respiração muito ofegante , o que pode ser ? Podem ajudar , ou somente um veterinario?

  24. Adotei um sharpei recentemente ela é uma fêmea de 2 anos i meio. Queria saber como proceder em relação ao olho dela pq ele fica remelando muito e parece que ela não enxerga ou exerga pouco desse olho desde que ela chegou que eu estou limpando com soro fisiológico e pingando colírio comum.

  25. Boa tarde, tenho uma sharpei de 11 anos, ela sempre foi temperamental, só não podíamos dar banho que virara um mostro mas fora disso era super dócil , de uns 3 anos pra cá não deixa ninguém tocar nela que ataca, nem remédio consigo colocar, só achei um veterinário que quis ir la em casa pra ver mas nem encostou nela, ninguém quer atende-la , só que tenho um sobrinho de 2 anos e já mordeu ele 4x,
    Estou ficando com medo porque ela não obedece mais ninguém, O que me aconselha fazer ?

  26. Eu tenho uma de um ano e é bem brava já me mordeu 3 vezes estou bastante preocupada minha mãe tem idade avançada e já mordeu ela tb, estou bastante triste, ela é linda mas muito agressiva, não vive pressa mas estou realmente desesperada pra doar…

    1. Suele tenha paciência e amor, eu tenho uma Sharpei de 3 anos, ela é bem doce, maas no começo era muito agitada, teimosa, mordia tudo o que via,sandálias perdi as conta de quantas perdi! roer os moveis e rasgar os tapetes, nada escapava, a solução encontrada era ter paciência, levar para passear e brincar, correr pelo quintal ( ela adora), minha cachorra não é simpatizante de objetos como balde, vassoura e roupa no varal, pois ela estranha e passa atacar-los numa especie de defesa de território, sempre tento manter fora de alcance. A raça é muito protetora e costume dizer aos meus amigos que é bastante ciumenta, se há pessoas dentro de casa mesmo de convivencia com ela, quando eu chego ela parte para cima das pessoas rosnando, o mundo se acabando pra dizer não chega perto da minha dona, é so minha!! e se algo me ameaça ela entrar em posição de ataque, é algo insplicavel , tem muito amor, onde eu estou seja na sala, cozinha, quarto, na varada ela está, sempre ao lado, como uma sombra, não me arrependo de te-la é cachorra grande, que precisa de espaço, de brincar, e fazer caminha quase todos os dias, de dar remedio na boca, de levar no veterinario que me arranca meu salário num pisco de olho,é trabalhoso mais o amor que ela me proporciona vale tudo isso, e acho que ainda é pouco, é um amor sincero do animal, não tem preço chegar em casa e ver ela me esperando pronta para pular em mi e baba inteira!!

  27. Eu tenho uma sharpey de dois anos tenho um pinsher macho de 4 anos e faz três meses que comprei um pug no começo estava tdo normal então no segundo mês coloquei a pug femea no quintal junto cm os outros dois. Qndo foi esses dias cheguei em casa e fui no quintal vê os cachorros e mi deparei cm a pug mto machucada cm a barriga aBerta fiquei desesperada levei no veterinário e ele falou q tinha sido a sharpey. Mas ň to acreditando pois já ia fazer três meses que as duas convivia juntas. Mas enfim ela ň resistiu e veio a óbito. Pfv alguém pode mi falar se realmente foi a sharpey? Mto obg

  28. Olá Boa tarde eu encontrei uma cadela dessa raça i abandona .ela já interage com os outros animais cá de casa .não sei se devo ficar com ela ainda estou a ponderar eu tenho sobrinhos pequenos que estão emigrados . tenho medo que quando os vir tenha um reação violenta … toda a gente que vê a cadela dizem que é perigosa não sei o que fazer …

  29. Minha shar Pri esta8com quase 5 meses. Apresenta uma alergia nos olhos a dias.
    E agora está com o pescoço todo molhado sem ter pq.O que pode ser?
    Me ajudem por favor.

  30. Olá meu nome é Jessica.Tenho um shar pei de 2 meses e está pesando 4 kilos estou dando a ração Magnum filhote pra ele mais já faz 5 dias que ele não a come só petisca mesmo , devo trocar de ração ? E o peso está normal para a idade dele ?
    Ele também não gosta de sair com a coleira rs toda vez que eu coloco a coleira nele ,ele se nega a andar …Sendo assim ,eu tenho que carregá-lo toda vez que saímos e é meio exaustivo. Mais fora isso ele é super companheiro ,se acomodou facilmente ao ambiente ,não parece ser um cão agressivo como dizem .Pois ele interage com outros cães e crianças também .

    1. Olá, não é indicado que você saia com seu pet para passeios antes dele tomar todas as vacinas, é um grande risco que está correndo, conheço pessoas que perderam seus animais, pq não seguiram a recomendação de resguardar até o final das vacinas. Com 2 meses acredito que ele ainda esteja estranhando o ambiente.
      O filhote deve ser alimentado com 3 porções diárias, na embalagem da ração vem indicando a quantidade diária, fracione o total em 3 refeições.
      E não substitua com petiscos ou derivados, apenas ração e água. Quando colocar a comida, aguarde uns 20 minutos, caso não coma, retire e sirva novamente no próximo horário, assim vc cria uma rotina alimentar e a ração não perde suas qualidades por ficar exposta. Espero ter contribuído.

  31. Eu tenho um sharpei de um ano e meio, muito dócil com a família, nunca mordeu ninguém, nem os visitantes; acredito que o carinho é fundamental para que ele se torne manso. Deixo as criancas fazerem carinho nele sempre que possível. No entanto tem sérios problemas em se alimentar, embora a comida esteja sempre à disposição. Gostaria de uma orientação nesse sentido!

    1. Olha, seguindo orientações da criadora onde comprei o meu, ele deve ter horário certo para alimentação. Exemplo: o meu come duas vezes por dia, sirvo as 8:00h e depois as 19:00, aguardo mais ou menos uns 20 minutos caso ele não se alimente eu recolho e sirvo novamente no próximo horário. Inclusive não é indicado nenhum outro tipo de alimentação al em da ração e água.

  32. Tenho uma fêmea da raça sharpei é muito dócil..nao late .so sai quando eu mando muito boazinha ..so e ruim de comer…kkk

  33. Eu tenho um sharpei 2 meses e ele é muito teimoso a noite na hora de dormir alguem está com essa dificuldade..?

  34. Meu shar pei está mt caidinho não levanta ele tem
    7 meses o que fazer ??? Ontem ele estava bEm hj ele não levanta

  35. Muito boa tarde a Todos!

    Bom, acabei de ganhar por modo de uma doação, um shar pei de 10 meses… Fiquei muito animado, porem, comecei a escutar de pessoas e ate mesmo ler sobre a raça e começei a ficar assutado, pois tenho uma criança de 3 anos e ela certamente é tudo em minha vida, e tenho medo de talvez esta raça não ser tranquila com crianças e chegar ate a morde-la. O que eu faço para evitar isto? Minha casa tem um quintal bem grande.. . Esta raça é realmente agressiva? corro risco tendo um cachorro ja de 10 meses em casa? Obrigado.

  36. Olá pessoal, tenho um sharpei de 1 e meio, ele é bem diferente de todos oss outros que já vi, adora carinhos e atenção, porém não sabe como conduzir a atenção direcionada à ele, pula, agarra nossas pernas, pega algumas peças do varal, mas nunca estragou, apenas deita em cima.
    Com estranhos nunca tive nos problema, pois deu único intuído e receber carinho. Ele não costuma latir, chego a me preocupar. Só não pode ver uma porta ou portão aberto que tem instinto de fuga, sai desesperado.

  37. Oi.
    Ganhamos uma Shar Pei de um amigo. Ele a pegou pq ela estava sendo maltratada num canil. Ela teve cria. Ainda está com as mamas com leite, está com uma ferida na pata que estamos cuidando. Mas estamos com medo do leite empedrar. E desde q ela chegou no caso ontem. Não a vimos fazer xixi nem cocô. Já pegamos ela a noite. Hoje a levamos já duas vezes na rua. E ela não fez. O q fazemos ?

  38. Olá… Ganhamos de presente um machinho, só que é mistura, Gostaria de saber se a raça Sharpei e mistura de Chow Chow fica um cachorro mto bravo pois tenho uma bebê de 1 ano e 2 meses. E os cuidados e temperamento é igual ao Sharpei puro? Poderia me ajudar? Obrigada! Adorei a matéria! ?

  39. Olá, meu namorado tem uma shar pei, que teve filhos agora e vou ganhar uma. Jessie a cachorra dele é um anjo, voce pode morder que ela não faz absolutamente nada!! Não estranha ninguém , ama todos ! Mas cresceu com crianças puxando o rabo dela apertando e tudo mais , também sempre acostumada passear , ir muito a praia … é a cachorra mais dócil que eu já vi. Vou criar meu filhote exatamente como ela , para já crescer dócil … acredito que vai da criação !

  40. Faz um mês que minha Sharpei Lilica morreu, e ela foi a melhor cachorra q passou pela minha vida… Ela era muuuito dócil e fazia festa para todo mundo que chegava em casa, muito companheira e muito leal, acho que quando o cachorro é criado solto, com muito carinho é dificil ele se tornar agressivo, acabei de comprar um macho sharpei, estou so esperando ele tomar a primeira vacina pra pega-lo, e espero q ele seja dócil e amavél como minha Lilica era.

  41. olá
    tenho um shar pei de 9 meses. é um amor de cão, mas da muito trabalho. ele ta com ferida nos testiculos e não sei como tratar pq ele lambe todo o remedio q passo. alguem me diz o que fazer por favor

  42. Olá
    Moro em um prédio com 12 apartamentos
    Tenho um filhote de shar pei de 5 meses
    Ele realmente é muito forte,temperamental mas brinca e conhece todos os moradores e funcionários do condomínio
    Metade dos vizinhos na rua já o conhecem e brincam com ele
    TODAS as crianças também,a única coisa que as oriento é sobre a força dele para não jogá-las no chão

  43. Eu tenho um casal,são lindos amo eles mais o macho está dando trabalho ja fez cirurgia plástica no olho com 5 meses agora está com 8 meses está com um cálculo na bexiga enorme, e tudo muito caro vai fazer a cirurgia hoje .

  44. Dois Sharpey – Sofy 9 anos, Duck 8 anos, ela brava, ele manso.

    Ela morreu em dezembro de 2017, aos 9 anos infartada, ela era alegre, teimosa, ciumenta, engraçada e divertida e tinha entropia.

    Ele é calmo, manso, e os dois não gostavam de ração de pura, tinha que misturar com algo gostoso.

    Essa raça é muito especial, além de serem lindos, são amorosos com a família.

    A fêmea é uma ótima cão de guarda, parece um radar, atenta ao mínimo barulho e não são de latir muito.

    Quem tem essa raça, conhece o amor de perto.

  45. Minha shar pei é um demoninho, brava, desconfiada e sem paciencia com a minha outra cachorrinha, vive brigando com ela. Com pessoas ela não é agressiva mas não gosta de carinho e ficar junto assim tendo contato. Mas é linda muito fofa, só fico com dó por causa do olhinho.

  46. Olá pessoal,
    Tudo bom?

    Gostaria d ruma orientação de vocês.
    Tenho uma sharpei de 4 anos. Ela ama estar em volta de todos da família. Mas, recentemente ela teve uma dor de ouvido e quando tentei insistir no remédio ela acabou me mordendo. Sou a dona e já tinha hábito de cuidar e oferecer remédios quando está doente. O que vocês imaginam que possa estar relacionado a essa mudanca de comportamento? Agora estou com receio de cuidar novamente, dar remédio, banho e etc.

  47. Ola … ganhei uma Shar pei ontem de 3 meses … porem estou muita preocupada, quando ganhei vi que um dos seus olhos não abria , perguntei o antigo dono, conforme ele isso era normal que as vezes irritava, hoje ela ate consegui abrir um pouco, tentei limpar com soro fisiológico mais ela não deixa parece sentir dor , pq no outro ela deixa limpar de boa. minhas pesquisa na internet fala um monte de coisa, que não sei qual seguir. uns fala que pode ser irritação , estresse ou que a cirurgia tem que ser mais de 1 ano de idade .. etc . O olho dela ta muito vermelho e ela não deixa agente abrir direito para ver mais .., unica coisa que consegui ver foi o pouco do vermelho . me dar um conselho o que pode ser , se posso preocupar ou não, com soro e colírio resolve ; muito obrigada deste ja

Comments are closed.