Peixe Espada x Espadarte – Conheça a diferença e não confunda mais


Nós falamos nesse artigo de Peixe Espada de Água Doce (Rios) e Peixe Espada de Água Salgada (Mar). Na verdade, o nome Peixe Espada é somente do peixe de rio, sendo que o peixe espada do mar é o Espadarte.

Peixe Espada

Peixe Espada

O Peixe Espada de água doce possui um corpo alongado, cauda pontiaguda e cabeça cônica. É extremamente liso, difícil de pegar somente com a mão. O tamanho do peixe Espada atinge em média até 30 centímetros de comprimento. Possui uma boca com dentes fortes, e o peixe espada tem espinho na nadadeira dorsal inteiriça e anal.Esse peixe é muito utilizado na pesca esportiva, como isca, porém também é utilizado como alimento.

Assim como o atum, ele pertence ao grupo dos peixes que possuem uma quantidade maior de gordura ômega-3, parecida com a gordura vegetal e que é muito saudável. O peixe espada também contém selênio, diferente dos peixes brancos. Ele se alimenta de moluscos, crustáceos e peixes.

Espadarte

Espadarte


O peixe Espadarte, embora seja chamado erroneamente de Peixe Espada, é totalmente diferente dele. Além do fato do Espadarte viver nos mares, outra diferença gigantesca é o tamanho dele e peso, que chega a medir no máximo 4,30 metros e peso aproximado de 540 kg.

O Espadarte é encontrado em águas oceânicas tropicas e temperadas de todo o mundo.

A característica mais notável do espadarte é a forma de seu maxilar superior, que é semelhante a uma espada. É usado para separar os cardumes e para se defender. É um animal migrador e agressivo, engolindo suas presas de uma só vez. A reprodução é feita por meio de ovos, depois de cerca de 2 dias os filhotes nascem, com dentes e escamas. Somente quando ele atinge 60 centímetros perde os dentes e as escamas e desenvolve sua “espada”.

Peixe Espada de Aquário

Peixe Espada de Aquário

Se não bastasse 2 tipos de peixes espada, temos um terceiro – o peixe espada de aquário. Para quem está começando com aquarismo, esse é um excelente peixe.  Porém, como qualquer outra espécie, com o peixe espada de aquário é necessário ter alguns cuidados:
1 – Mantenha a temperatura da água entre 20 ºC e 27 ºC.
2 – O aquário deve ser tampado, porque ele costuma dar alguns saltos e é perigoso pular para fora do aquário.
3 – Procurar não deixar macho com outros machos, caso eles se estranharem com frequência.

A  fêmea pode produzir ate 200 larvas, elas se desenvolvem dentro da mãe e quando nascem já estão 100% formadas. O período de gestação é de 24 a 30 dias, e a duração do parto é de duas a dez horas, sendo que nascem parceladamente.

É um peixe onívoro, se alimenta de insetos, vermes, crustáceos e matéria vegetal. Sua origem vem da América do Norte, países como México, Honduras, Guatemala e Belize. Foi introduzido em vários países, incluindo o Brasil.

Tem surgido relatos de reversão sexual na espécie, um fenômeno onde a fêmea adiciona vestígios de copulação em seu DNA e se transforma em macho. O interessante é que as fêmeas que já deram a luz muitas vezes e se transformaram em macho podem copular com outras fêmeas e gerar descendência.

Bom, agora você sabe a diferença entre os peixes espada. Gostou do artigo? Então comente abaixo!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(9 votos, média: 4,44 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *