Peixe Betta – Peixe de Briga Popular mais conhecido no Mundo


O Peixe Betta é o peixe mais comum e fácil de criar. Quase todas as casas que possuem peixes, têm um peixe betta. Isso é por causa de sua beleza e popularidade.

Quem nunca entrou num Pet Shop que vendia peixes e ficou horas olhando cada aquário diferente com sua infinidade de espécies, cores e tipos de peixes? É tanta curiosidade nesses animais tão calmos! Uns com olhos grandes, outros que ficam colados no vidro, outros que parecem peixes da nobreza, outros que encantam por serem pequenos e de cores maravilhosas.

Existe um em especial, que a predominância de cor é o azul marinho e o vermelho fogo, com nadadeiras enormes, rabos exuberantes e sempre o vemos em aquários pequenos, mínimos, espalhados pela loja, que nos chama muita atenção. É ele mesmo, o famoso e popular Peixe Betta.

O Peixe Betta além de toda exuberância e elegância, nos intriga pela facilidade de criação. Por não precisar de aquários grandes e caros, nem bombinha de oxigênio e nem nada disso! O Peixe Betta fica bem em espaços mais reduzidos.

Peixe-Betta


Peixe Betta

É um peixe de origem do Sudeste Asiático, especificadamente de Indochina e sendo a espécie de peixe da família Osphronemidae.
O Peixe Betta é mais conhecido popularmente, como peixe de briga siamês no Brasil ou combatente em Portugal, por causa da sua agressividade contra peixes da mesma espécie, mas somente da mesma espécie!

Essa agressividade somente é verificada se colocado junto com outros iguais. Verificou se também, que quando o Peixe Betta é colocado com outras espécies de peixes mais calmos, ele se dá muito bem e não arruma confusão. Mas essa agressividade não é só do macho, ficou provado que as fêmeas têm igual agressividade!

Na época de reprodução, geralmente época mais chuvosa, os machos defendem o próprio território de forma consistente e é geralmente formado ao redor de um ninho-bolha, bolhas de ar com seus ninhos, que eles próprios constroem e mantêm. Depois da construção do ninho eles esperam a visita das fêmeas. As fêmeas de Peixe Betta, visitam os machos que as cortejam, namoram até libertarem os ovos. O namoro do Peixe Betta é chamado de abraço copular!

Após a fertilização, os machos Betta, colocam os ovos no ninho e expulsam as fêmeas do seu território.
Ele mesmo têm a incumbência de cuidar da ninhada até o nascimento! Os ovos eclodem em torno de 20 dias ou um pouquinho mais, após o nascimento deve se separar o macho dos filhotes se não ele come todos!

Peixe Betta encanta e nos atrai por sua beleza diversificada. É o peixe que dá menos trabalho para criar. Os azuis e vermelhos são os mais bonitos! Se quiser um peixinho, procure no Pet Shop mais perto! Você com certeza se encantará com um desses!

Aquário para a Criação do Peixe Betta

O Peixe Betta pode ser criado em aquários pequenos porque tem a curiosa capacidade de respirar o ar atmosférico! Isso se dá, graças a órgãos chamados de labirintos. Esses labirintos é que fazem com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea do Peixe Betta, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. Sendo assim, os Bettas podem viver em águas paradas, pobres em oxigênio, locais pequenos, não necessitando de bomba de oxigênio, mas não poluídas.

Escrito por Caroline Barreto.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(14 votos, média: 4,50 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

3 pensamentos em “Peixe Betta – Peixe de Briga Popular mais conhecido no Mundo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *