Pavão – Lindo animal que sabe como dançar para uma fêmea


O Pavão, ave que pode pertencer aos gêneros Pavo e Afropavo, da família dos faisões (Phasianidae), é uma ave mais que curiosa. Ele é um animal criado em cativeiro pela beleza de sua cauda, que gerou interesse pelo encantamento causado por suas penas com várias cores, sendo assim uma ave ornamental.

Também podem ser criados  livres pelos quintais, em bosques e parques. Quando começa a escurecer, começam a subir de galho em galho, até chegar ao topo, onde passam a noite, e descem só ao amanhecer. Na natureza, quando é época de acasalamento competem por seus territórios com outros pavões, mas em cativeiro convivem bem entre si e com outras espécies de aves.

 

Alimentação do Pavão

O pavão se alimenta de insetos, pequenos invertebrados, sementes, folhas, pétalas e ração de aves. Pode-se dar frutas e verduras, como couve, complementando sua alimentação.

Características do Pavão

Um pavão pode medir cerca de 80 cm de comprimento em média, pesar até 4kg e viver cerca de 30 anos.

pavão femeaA pavoa, como acontece com as fêmeas de quase todas as aves, é bem mais discreta. Embora sejam também de grande beleza, as suas cores menos vivas servem como camuflagem para proteger o ninho, ou as crias, dos predadores.


O pavão é interessante pelo seu encanto e beleza que esta está na cauda do macho, com lindas penas coloridas que se abrem como leque e que podem chegar até dois metros de comprimento. Essa longa cauda do macho tem o papel principal de seleção sexual, por participarem de um ritual de acasalamento. Quando o processo é bem sucedido a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que eclodem  ao fim de 28 dias.

pavao

Ritual de Acasalamento do Pavão

Seu ritual de acasalamento ocorre quando o macho se agita diante da fêmea e, quanto mais ele se agita, mais o pavão macho tem chances de conquistá-la para o acasalamento ocorrer. Por conta desse hábito curioso, pesquisadores desenvolveram uma pesquisa no Japão, que surpreendeu a todos com seus resultados. Depois de sete anos pesquisando o ritual de acasalamento do pavão, foi descoberto que o motivo de conseguirem atrair as fêmeas não é por causa de sua cauda colorida, mas sim seus movimentos e sons de acasalamento. Isso foi percebido, porque mesmo os machos com um leque de cauda pouco atraente ou com menos ocelos chamaram tanta atenção quanto outros pavões com leques de caudas mais bonitas e vistosas.

 

No topo de cada fileira de penas caudais do pavão existe um ocelo, que mais parece com um olho. São esses ocelos que dão a aparência exuberante ao pavão.

O ambiente em que o pavão irá viver deve ser limpo e receber sol. Deve ser fornecido um abrigo coberto para o caso de chuvas. A umidade dos detritos fazem proliferar bactérias e fungos, causando o ataque nas vias respiratórias do pavão, por isso atenção na limpeza do ambiente. A ração e a água devem sempre estar bem fresquinhas e longe do calor.

Se você também acha o pavão lindo e admira muito sua beleza, não deixe de comentar abaixo. Sua opinião sobre o artigo é muito importante.

Escrito por Lais Crislaine


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(2 votos, média: 4,50 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *