Pangolim Corre Sério Risco de Extinção Por Causa de Humanos


O Pangolim, um mamífero que parece um pouco com o Tatu, está em risco de extinção pois sua carne é servida como alimento em toda a Ásia.

O Pangolim é presa de caçadores clandestinos. Acreditam que mais de um milhão de Pangolins já tenham sido retirado da natureza nos últimos 10 anos.

“No século XXI, nós realmente não deveríamos estar comendo espécies em extinção – simplesmente não há desculpas para permitir a continuidade deste comércio ilegal”, diz Jonathan Baillie, copresidente do grupo de especialistas em pangolins da Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Pangolim

Foto: .Scientific American


“Todas as oito espécies de pangolins agora estão na lista de ameaçadas de extinção, amplamente porque são comercializadas para a China e o Vietnã”, destaca a IUCN em um comunicado.

E o comércio ilegal desse animal está só crescendo, pois além de ser considerada uma comida sofisticada nesses lugares, as escamas do pangolim são usadas também na medicina chinesa para tratar a psoríase e alguns problemas circulatórios.

A IUCN resolveu acelerar os esforços para conversação da espécie na Ásia e na África, visto que o pangolim se tornou o mamífero que mais é comercializado de forma ilegal.

“Um primeiro passo vital seria que os governos chineses e vietnamitas fizessem um inventário de seus estoques de escama de pangolim e o publicassem para provar que os pangolins selvagens capturados não estão mais abastecendo o comércio”, informou Dan Challender, copresidente do grupo de especialistas vinculados à Sociedade Zoológica de Londres.

Os conservacionistas querem tirar o pangolim da mesa de jantar e das listas de extinção, pois são altamente distintos evolutivamente. Sua extinção acabaria com 80 milhões de anos de história evolutiva. Por isso a preocupação dessas pessoas com a extinção do pangolim seja algo tão sério.

O nome pangolim vem da palavra malaia ‘pengguling’, que significa algo que se enrola. Essa é a maneira como o Pangolim se defende quando se sente ameaçado.

O Pangolim se alimenta basicamente de insetos nas florestas tropicais e pesa entre 2 e 35 kg, medindo entre 30 e 80 cm. Já a espécie gigante do Pangolim chega a 1,5 mt de comprimento.

Minha opinião sobre a Extinção do Pangolim

Embora o homem esteja em muitas vezes relacionado com a extinção de animais, esse é o principal fator no caso do Pangolim. Se fosse o único animal na face da terra para se servir de alimento era uma coisa, mas existem milhares e milhares de outros animais em abundância, para que comer um que está extinto? Isso é basicamente o prestigio de alguns, que se acham maiores que os outros, mas no fim das contas essas são as piores pessoas! Tanto as que caçam ilegalmente como as que financiam isso comprando ou comendo nos lugares que são servido como alimento.

 

E você? Qual sua opinião sobre isso?


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *