Cavalo Crioulo é uma das melhores raças de cavalos para se criar

O cavalo crioulo é uma raça originada a partir de cavalos da Espanha e Portugal (Península Ibérica) no século XV. Dentre as diversas raças que a originaram, podemos destacar as raças Andaluz e o Berbere, os quais foram selecionados pela sua resistência para aguentar a longa viagem para o novo continente e, após seu desembarque foram cruzados e selecionados ao longo de anos, sendo que muitos descendentes se perderam ao longo de guerras e outros acabaram por fugir e foram selecionados pelo ambiente. Após sua formação, o cavalo crioulo rapidamente se espalhou pela América do Sul, sendo encontrada em diversos países atualmente.

Cavalo Crioulo é uma das melhores raças de cavalo

Devido ao ambiente hostil, essa raça adaptou-se aos diferentes climas do cone sul, fixando-se em países como Argentina, Chile, Brasil e Paraguai. Inteligente e capaz de alta adestrabilidade, o cavalo crioulo atualmente conta com provas de marcha de resistência, morfologia, rédeas, vaquejada e o grande espetáculo da raça: O Freio de Ouro.

Freio de Ouro consiste em uma série de provas que testam tanto o cavalo quanto o ginete (cavaleiro) e reproduzem situações do dia a dia de trabalho da raça. Andadura, volta sobre patas, esbarradas e paleteadas, são alguns dos quesitos avaliados.

Cavalo Crioulo Forte

 O cavalo crioulo é um animal versátil, sendo que sua principal função é o trabalho em fazendas de gado. Possui altura de 1,38 à 1,50m, pelagem de quase todas as cores (exceto albinos e pintados tipo persa), tem comportamento tranquilo e esperto e sua cabeça pode ser tanto levemente côncava quanto ligeiramente convexa. É um animal compacto e tudo nele indica força. Seu peso varia de 400 a 450Kg.

Cavalo Crioulo Manso

Criação de Cavalo Crioulo

Geralmente a raça era criada livre no ambiente natural sendo capturada, amansada e adestrada após sua puberdade da mesma maneira que o trato com os mustangs americanos. Atualmente, porém, muitas cabanhas* criam o cavalo crioulo desde a mais tenra idade em baias e piquetes com pastagens selecionadas, alimentação balanceada, vermífugos e todo o tipo de tratamento que uma criação profissional demanda, não perdendo em nada para outras criações de cavalos de raça, o que mostra a difusão, evolução e popularização desta belíssima raça.

O cavalo crioulo, além de um excepcional trabalhador, é uma paixão nacional que vem crescendo e rompendo as barreiras do campo.

Caso desejar saber mais sobre Cavalo Crioulo, acesse o site Raça Crioula.

Deixe-nos a sua opinião, dúvidas e sugestões.

* cabanhas: unidades rurais, como haras e fazendas



Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...