Mini Coelho é um ótimo animal de estimação para apartamentos ou casas

O Mini Coelho é encantador, simpático e inteligente. Eles se tornaram ótimos animais de estimação para qualquer faixa etária, podendo viver em apartamentos ou casas, não precisando de grandes espaços.

O mini coelho pertencem à Ordem Lagomorpha, por isso são lagomorfos como as lebres e não roedores. Existem diversas raças que se diferenciam basicamente pelo tamanho da pelagem (pelo curto, médio ou longo) e peso que pode variar de 0,8 g a 2 kg. A gestação tem duração de 31 dias e após o nascimento precisam permanecer com a mãe por no mínimo 30 dias para receberem a quantidade de leite ideal e aprenderem a se alimentar de ração.

mini coelho

Sua inteligência permite que aprendam comandos, inclusive participar de provas de agility com competições diversas vistas nos Estados Unidos. Também aprendem a urinar e defecar em um mesmo local, que pode ser adaptado com algum tipo de estrado ou na própria gaiola.

Podem viver de 6 a 10 anos, não precisam de vacinas, apenas vermifugação periódica. Raramente ficam doentes e não transmitem doenças. Estão sempre limpos por apresentarem o comportamento de auto-limpeza, não precisando de banhos que podem ser prejudicial ao mini coelho.

Alimentação do Mini Coelho

A alimentação do mini coelho é composta de ração para coelho, vegetais verde escuros, legumes e frutas. A ração e a água precisam estar presentes 24 horas por dia, enquanto os outros alimentos podem ser fornecidos de vez em quando, tanto para variar o cardápio como forma de enriquecimento ambiental. O feno, como alimentação, é muito recomendado como fonte de fibras evitando acúmulo de bolas de pelos no estômago e também como brinquedo, pois adoram cavar e ajeitar o feno. Outro brinquedo seriam madeiras diversas que acabam roendo e até jogando de um lado para outro.

Cuidados ao comprar um Mini Coelho

Quando for adquirir um mini coelho, preste atenção na pelagem (cada raça tem um tipo de pelagem), olhos sem sinais de doenças, orelhas pequenas e principalmente no tamanho do animal, se condiz com o ideal para um filhote que foi bem alimentado evitando problemas futuros. Ao chegar em casa com seu novo animalzinho, lembre-se que ele estará assustado, afinal tudo será novidade: uma casa nova e uma família nova. Assim, pode demorar alguns dias para ele se acostumar e ter confiança. O mini coelho adora carinho, por isso comece a passar confiança para ele, fazendo carinhos na sua cabeça e dorso.



Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(10 votos, média: 4,30 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Reply