Maine Coon – Tudo Sobre O Gato Gigante Gentil


O Maine Coon possui cada vez mais adeptos à sua criação e admiradores ao redor do mundo. Ele provoca admiração aonde quer que passe. Isto se deve ao seu porte bastante avantajado e temperamento calmo e gentil. Isso o torna um excelente animal de companhia.

Originalmente utilizado como animal de caça à pequenos roedores, o Maine Coon caracteriza-se por ser um animal bastante robusto. Pode chegar a pesar até impressionantes 11kg, sem ser um animal com excesso de peso!

Originário dos EUA, o Maine Maine CoonCoon, teve seu nome criado provavelmente do estado de origem (Maine). Também pela comparação destes gatos gigantes com o Raccoon Americano, conhecido como guaxinim ou mão-pelada.

Sobre o Maine Coon

Atualmente é a terceira raça de gatos mais registrada no mundo, o que reflete o fascínio que exerce sobre a gatofilia. O Maine Coon só figura atrás das raças Persa e Exótico. Muito semelhante ao gato Norwegian Forest, acredita-se que o Maine Coon seja fruto de cruzas entre esta raça e gatos de pelo curto americanos.

É um animal bastante inteligente, considerado acima da média, e, devido à sua tranquilidade apelidou-se o Maine Coon de ‘’gigante gentil’’, o que é facilmente confirmado após poucos minutos de contato com a raça.


Os gatos Maine Coon são muito apegados à família, e apesar de independentes, costumam ser brincalhões durante toda a vida, além de serem de fácil adaptação, sendo amigáveis com outros gatos, diferentes animais e até mesmo crianças. Não necessitam de grandes espaços para viver, se adaptando bem em apartamentos e à vida dentro de casa.

O padrão da raça aceita todas as cores com desenhos variados, os olhos podem ser verdes ou combinando com a coloração da pelagem, exceto o azul. Apesar de longa, a pelagem do Maine Coon não exige grandes cuidados. É um animal mais fácil de cuidar do que outras raças de pelo longo.

Além de ser  um animal incrível pelo seu tamanho, soma-se à isso sua grande inteligência e docilidade, fazendo do Maine Coon uma raça extraordinária para companhia.

Ajude-nos a melhorar cada vez mais nossos artigos, deixando seu comentário, dúvidas e sugestões abaixo!

Escrito por João Victor Macedo

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *