Macaco – Chimpanzé, Mico-Leão-Dourado e Mandril


O macaco é um dos animais com maior variedade de espécies do planeta

O macaco é um dos animais que possui a maior variedade. São mais de 400 espécies espalhadas pelo mundo. O Brasil é o país que possuem o maior número de espécies de macaco, e muitas delas só existem aqui. Eles são animais inteligentíssimos, e os mais parecidos conosco, os humanos. Os macacos mais semelhantes a nós, são o bonobo e o chimpanzé, tendo mais de 90% do código genético idêntico ao nosso.

Os macacos pequenos, encontrados principalmente na América do Sul e Central, são chamadas de saguis ou micos. São espécies arborícolas, ou seja, vivem nas árvores.  Já as espécies maiores, são encontradas principalmente na Ásia e na África. A maioria delas também são arborícolas, exceto os babuínos e os mandris, que preferem o solo. Os macacos se alimentam de frutas, sementes, insetos e alguns até de pequenos pássaros. A maioria das espécies vivem em bando, tendo como líder o macho mais forte do grupo.

O CHIMPANZÉ

O chimpanzé é um dos muitos macacos encontrados nas florestas da África ocidental. É uma espécie sociável, vive em grupo, tendo um ou dois machos dominantes. As fêmeas tem um filhote de cada vez, e eles ficam junto da mãe até mais ou menos os 5 anos. Nesse tempo, a mãe ensina ao filhote como se alimentar, que tipo de alimentos comer, como utilizar gravetos para pegar cupins, e tudo que ele precisa saber para se cuidar sozinho.

É uma espécie grande. Um chipanzé macho pode chegar a 1,60 metros de altura, e pesar até 90 quilos. Eles usam as mão como apoio para caminhar, raramente andam na posição bípede. Esses macacos possuem uma inteligência muito grande. Os cientistas dizem que pode-se comparar os chimpanzés à uma criança de 3 ano de idade.


O MICO-LEÃO-DOURADO

O mico-leão-dourado, também conhecido como saguipiranga, é um macaco exclusivamente brasileiro. Ele corre sérios riscos de extinção. É encontrado somente na mata atlântica, e hoje sua ocorrência se dá apenas na região costeira do Rio de Janeiro. São animais pequenos, um adulto pesa cerca de 600 gramas e não mede mais que 26 centímetros.

Mico Leão Dourado
Foto: Reprodução

Recebe esse nome, por conta da sua pelagem dourada, e por causa dos pelos que saem de suas bochechas e topo da cabeça, formarem uma espécie de juba. Esse tipo de macaco vive em bandos pequenos, de 6 a 8 integrantes. Os filhotes geralmente abandonam o grupo quando alcançam a maturidade sexual. São animais territoriais, onde cada grupo habita um território de aproximadamente 5 hectares. O território é defendido da invasão de outros grupos.

O MANDRIL

O mandril é um mamífero muito peculiar devido à sua coloração forte. O macho dessa espécie de macaco tem o nariz vermelho vivo, e em volta, bordas azuis. Tem a pelagem do corpo em dois tons de marrom, o bigode branco e a barba alaranjada.  As fêmeas possuem cores mais suaves na face, mas a pelagem é da mesma cor. Os mandris são encontrados em apenas quatro países da África: Camarões, Gabão, Guiné Equatorial e Congo. Apesar disso, são muito populosos nessa região. Eles vivem em grandes grupos, podendo chegar a 800 integrantes.

Os mandris são considerados pragas pelos agricultores da região onde vivem. Por andarem em grupos enormes, podem acabar de uma só vez com a plantação por onde passarem. Esses macacos têm como predadores o leopardo e o homem. A carne do mandril é muito consumida em todo o território onde habitam.

Escrito por Gabriele Nunes


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(2 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *