Kiwi – Uma Ave Rara e Ameaçada

O Kiwi pertence à família Apterygidae e é uma ave endêmica da Nova Zelândia, popularmente são chamados de quiuí, kiwi ou quivi. A espécie varia em tamanhos e cores de penugem por serem provenientes do gênero Apteryx. São cinco espécies existentes, tais como:

  • Apteryx australis – quivi-marrom-da-ilha-do-sul
  • Apteryx rowi – quivi-marrom-de-okarito
  • Apteryx mantelli  – quivi-marrom-da-ilha-do-norte
  • Apteryx owenii  – quivi-manchado-pequeno
  • Apteryx haastii – quivi-manchado-grande

A família encontra-se em extinção e programas de proteção vem sendo desenvolvidos para dar continuidade às espécies. Ovos são recolhidos por pesquisadores e levados para encubadoras em laboratórios. Os filhotes se desenvolvem em locais na natureza protegidos de predadores naturais, e só depois do desenvolvimento completo eles são levados para o local de onde foram retirados.

Características

Os kiwis são aves pequenas, medindo de 25 a 45cm, pesando entre 2 e 3,5kg. Seus hábitos são noturnos e por isso poucos humanos tem a chance de entrar em contato com tais seres. As fêmeas geralmente são maiores que os machos, tornando-as animais dominantes. As asas dos kiwis são atrofiadas e, juntamente com seu peso, não conseguem voar, característica essa que os assemelha aos avestruzes e emas. Como são onívoros, os kiwis se alimentam de plantas e pequenos animais, como insetos e aranhas, além de sementes e frutas que caem do alto das árvores. Um aspecto interessante do kiwi são as narinas presentes no seu longo e delgado bico. Como são animais noturnos, utilizam o olfato na hora da caçada.

kiwi

 

O kiwi é conhecido como símbolo da Nova Zelândia e sua extinção tem relação com a chegada dos homens à ilha. No período da colonização, os imigrantes chegaram com mamíferos de diversas espécies. Essas viram o kiwi como uma presa fácil, visto sua incapacidade de voar e seu pequeno tamanho. Entretanto, o pequeno porte e as asas atrofiadas não são motivos para acreditar que são fracos e indefesos. Quando ameaçados, os kiwis utilizam o grande bico para se agarrarem em ramos e impulsionar seu corpo contra o inimigo, atacando com suas patas afiadíssimas.

kiwi

 

Os kiwis são pássaros nômades, ou seja, se movimentam diariamente ao invés de se fixarem em um determinado local. Durante o dia cavam suas tocas para passar a noite e, no dia seguinte, iniciam o mesmo procedimento. A única exceção é quando a fêmea está pronta para colocar seu ovo.

Reprodução

São monogâmicos e a incubação é feita não só pela fêmea, mas pelo macho também. O período de incubação do único ovo é o maior entre as demais aves, sendo de 80 dias. Ao sair do ovo, os filhotes já possuem penas e conseguem se movimentar sozinhos. Ao contrário de outras aves, os pais não alimentam suas crias.

O ovo do pássaro kiwi é cinco vezes maior do que o ovo de uma galinha e pesa aproximadamente 1 kg, eles só botam um ovo por ano, sendo o macho quem choca.

Curiosidade: a fruta e a ave kiwi

Os primeiros pés de kiwi (a fruta) surgiram na Nova Zelândia e ganharam esse nome por se assemelharem externamente ao kiwi (a ave), já que possuem uma espécie de penugem em sua casca.



Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(10 votos, média: 3,90 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Reply