Jiboia


Você com certeza já ouviu falar da Jiboia, mas você realmente a conhece?

Neste artigo falaremos tudo sobre jiboia, seu nome cientifico é boa constrictor, ou jiboia, como é popularmente chamada. Pertence à família Boidae, é uma das maiores serpentes do mundo, sendo a segunda maior serpente do Brasil, podendo atingir cerca de 4 metros, pesar até 40kg e viver cerca de 30 anos.

Essa serpente ocorre por quase todo território nacional, tem como sua preferência as matas, cerrado e caatinga. É uma serpente semi-aborícola, ou seja, vive em árvores e no chão, tendo essa mudança de acordo com as condições do ambiente, seja por oferta de alimento ou condições climáticas.

Muitas pessoas pensam que a cobra jiboia tem veneno, porém elas não possuem, matam suas presas por constrição, que nada mais é do que, uma mordida rápida seguida por ”abraço” apertado, sufocando sua presa até à morte. Elas têm uma musculatura muito forte, que combinado com sua dentição áglifa, fazem dela uma excelente e eficiente caçadora, tornando quase que nula as chances da presa escapar.

No cardápio das jiboias, podemos encontrar diversos animais,desde pequenos mamíferos a pequenos répteis, tais como:

  • roedores,
  • aves e
  • lagartos teiú.

A jiboia é uma serpente muito calma, que quando por ventura encontra com uma pessoa, vai tentar fugir o mais rápido possível, mas caso não consiga, vai entrar em posição de defesa. O mais recomendado ao ver uma serpente na natureza é simplesmente afastar-se e deixar que o animal siga seu caminho, pois este não tem pretensão alguma com seres humanos.

Portanto, não importune o animal, apenas aprecie sua beleza de longe, enquanto ele vai embora. E lembre-se: “a serpente não ataca os seres humanos, ela apenas se defende”. Então, se você não atacar, ela não precisa se defender.

E que tal cria-las em casa?

É isso mesmo, jiboias são tidas como animais de estimação por diversas pessoas no mundo inteiro. Quando mantidas em contato com pessoas desde de filhotes elas costumam ser mansas e com isso são criadas com “pets”.

Uma jiboia de estimação vai precisar de cuidados diferentes de um animal doméstico comum, como um cachorro ou um gato. Você já pode ter se perguntado, quantos anos vive uma jiboia? Ela pode viver até 30 anos e chegar os 4 metros, por isso deve-se pensar bem antes de adquirir um animal desses, pois, com certeza ela vai ocupar um bom espaço na sua casa.

Por se tratar de um animal carnívoro, você não poderá ter problemas em manter uma boa fonte de alimento para seu pet de três metros, que em cativeiro a alimentação é basicamente composta por roedores.

A jiboia é um animal de sangue frio, (assim como todas as serpentes). Ela depende de fatores externos para termorregular sua temperatura corporal, ou seja, você vai precisar oferecer para ela um ambiente que proporcione condições climáticas parecidas com seu habitat natural. Terá que fazer o uso de produtos específicos para répteis, encontrados em grandes lojas de animais por todo o país.

Jiboia

Aviso importante: Ao adquirir um animal silvestre, certifique-se de que o estabelecimento possuí licença do órgão regulamentador de sua cidade. Comprar animais sem boa procedência sustenta o tráfico ilegal de animais.

Curiosidades sobre a jiboia

  • Por terem a cabeça num formato triangular, elas são confundidas com serpentes peçonhentas (este era um parâmetro usado por povos antigos para distinguir se a serpente era peçonhenta). E são assim mortas por pessoas de pouco conhecimento.
  • A palavra “jiboia”, perdeu o acento após o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Escrevia-se “jibóia”.
  • Quando a jiboia se sente ameaçada, caso ela ainda não tenha feito a digestão de sua última refeição, ela simplesmente vomita sua comida, ficando mais leve e conseguindo fugir com mais facilidade.
  • Elas podem passar meses sem se alimentar.
  • A fêmea da jiboia não bota ovos. É um animal ovovíparo e os filhotes de jiboia já nascem totalmente formados e independentes.

Onde comprar jiboia?

Várias características da jiboia fazem com que queiram tê-la em casa. O gosto por animais selvagens e a adrenalina de ter uma cobra fazem com que gastem o quanto for necessário para isso. Pode ser comprada em sites e o preço varia entre 2.000 e 5.000 reais.

Você gostou desse artigo sobre a cobra jiboia? Então deixe seu comentário abaixo elogiando. Se não gostou, comente também nos falando o que podemos melhorar. Seu comentário é muito importante para nós.

Escrito por João Victor


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(18 votos, média: 3,94 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *