Hamster é um ótimo animal de estimação – Conheça espécies mais comuns


O hamster é um dos menores animais que são mantidos como animais de estimação. Embora não sejam todas as espécies de hamster que podemos ter em casa, eles são muito bons pois ocupam pouco espaço e não sujam a casa como os outros animais de estimação que conhecemos.

Os hamsters pertencem à família dos roedores, geralmente habitam áreas de semi-deserto e são animais noturnos. A maioria das espécies tem sua bochecha expansível, onde podem levar comida ou forragem para o ninho.

Hamster com Bochecha Cheia

 

Significado do nome Hamster

O nome Hamster vem da palavra alemão Hamster, que significa ‘apropriar-se’. Isso vem do fato de que esse animais possuem o costume de guardar alimentos em duas bolsas internas, que começam no final da boca e vão até o pescoço. Quando está em perigo, é nessas bolsas que ele esconde também seus filhotes.

Espécies de Hamsters

Existem muitas espécies, mas apenas 5  delas são criadas como animais de estimação.


Hamster Sírio

Hamster Sírio

Em 1930, um macho e três fêmeas foram capturadas pelo Dr. Ahroni. A principio, eles foram usados como cobaias em pesquisas científicas, porém por serem animais dóceis e de fácil criação, começaram a ser adotados como animais de estimação.

A princípio, foram levados para a Universidade Hebréia, em Jerusalém e criados lá. Provavelmente é desses hamsters que descendem todos os de cativeiro. Em 1945 na Inglaterra, o Hamster Sírio foi introduzido no mercado de animais de estimação.

Embora o Hamster Sírio seja conhecido como Hamster Dourado, devido a sua cor original dourada, atualmente existes hamsters com muitas cores diferentes, padrões e mutações nas palagens.

Essa espécie é a mais comum para estimação. Ela tem aproximadamente 15 cm de comprimento, pesam em média 100 gramas. É agradável de se criar e normalmente de natureza dócil. Geralmente pais que tem muita preocupação em colocar um cachorro ou um gato preferem colocar um hamster pois dificilmente ele machucará uma criança e até mesmo para a criança será mais fácil manusear o animal sem machucá-lo.

O tempo de vida médio dessa espécie varia de 2 a 2 anos e meio, embora alguns consigam viver mais tempo. Normalmente não vivem juntos, portanto, depois da 8 – 10 semanas de idade é melhor serem colocados em locais separados.

Quando entardece, entre as cinco e seis horas, acorda cheio de energia e começa sua atividade diária. Primeiro, fazem sua higiene pessoal, lambendo seu corpo todo.

Hamster Sírio no Brasil

No Brasil, embora tenha sido introduzido de forma ilegal, as pessoas gostaram muito por serem um ótimo animal de estimação. Além de serem fáceis de criar, até mesmo em casas e apartamentos, eles não fazem barulhos, não cheiram, não possuem doenças, ocupam pouco espaço e são mansos.

Alguns são treinados para fazer diversas atividades, entre elas atender pelo nome, ficar de pé somente nas patas traseiras e até mesmo dançar. Além disso, são muito engraçados. Veja abaixo um vídeo que mostra isso. O vídeo mostra várias espécies de animais em que o dono brinca fingindo que está atirando. e o hamster é o que finge melhor! rsrs

Hamster Anão

Existem 4 tipos de Hamster Anão que atualmente são criados como animais de estimação.

Hamster Russo Campbells

Russo Campbell’s

Com origem na Ásia Central, Rússia do Norte e Norte da China. Foi criado inicialmente no Reino  Unido desde 1963 e introduzido no mercado de animais de estimação lá mesmo nos anos setenta. É desconhecido existência dessa espécie no Brasil.

Russo Branco Invernal

É originário do Kasaquistão Oriental e Sul da Sibéria Ocidental. Ele foi introduzido no mercado de estimação no Reino Unido, no ano de 1978.

Hamster Chinês

Essa espécie de Hamster tem origem na China e Mongólia e pertence a um grupo conhecido como Hamster Camundongo. O Hamster Chinês também foi criado no Reino Unido desde 1919 mas somente com intuito de testes em laboratórios. O interesse por esse Hamster foi somente nos anos setenta, quando o Hamster Russo foi introduzido no mercado.

Hamster Roborovski

Hamster Roborovski

Essa espécie teve origem na Mongólia Ocidencial e Oriental e na China do Norte. Tanto o Jardim Zoológico de Londres quanto o Reino Unido importaram essa espécie para criação.

As outras espécies de Hamsters não tão criadas como estimação são:

  • Hamster Europeu ou Comum
  • Hamster Camundongo
  • Hamster Ladak
  • Hamster Listrado Chinês
  • Hamster Mongol
  • Hamster de Eversmann
  • Hamster Tibetano
  • Hamster de Rabo Longo
  • Hamster Cinzento
  • Hamster de Rabo Muito Longo
  • Hamster Romeno
  • Hamster Caucasiano

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *