Gato Siamês – Tudo o que você precisa saber sobre a Raça


Provavelmente você já viu os lindos olhos azuis do gato Siamês e se apaixonou! Isso porque essa é uma das principais características, outra característica marcante pode ser encontrada no vídeo abaixo.

Antes de começar ler o artigo, assista esse vídeo e veja como o Gato Siamês é super agitado e brincalhão, desde pequeno até quando cresce um pouco mais.

Além disso, são gatos belíssimos, de pelos curtos, com uma coloração diversificada de bege, âmbar e castanha. No corpo, segue o marrom clarinho, cara e focinhos mais escuros e rabo mais escuro, que o resto do corpo.
Essa raça é muito apreciada pelo mundo inteiro pela sua beleza e personalidade meiga e dominante.

Gato Siamês é uma raça de gato oriental, encontrado muito no Japão, Coreia e Países Orientais. Caracterizada por um corpo elegante, esbelto e uma cabeça mais escura quase que marcadamente triangular. As vezes é confundido com a raça Gato Sagrado da Birmânia, porém os siameses têm o pelo mais curto.


A origem do gato siamês é o Sudoeste Asiático, mais especificamente o Sião, onde hoje em dia conhecemos como a Tailândia! Sabe se que foram levados para a Inglaterra, pela Realeza numa embarcação em 1884, onde se reproduziu no novo país e ganhou a fama mundial. Da Inglaterra se espalharam para outras partes do mundo.

Por causa de sua beleza exuberante, os gatos siameses eram tidos como o gatos da realeza, de sultões, Reis, Rainhas, Duques e eram mantidos em templos sagrados.

Comportamento do Gato SiamêsGato Siamês

No período dos cios, fazem miados e uivos que podem incomodar um pouco. A exuberância do corpo e a elegância de movimentos, graça dos movimentos trouxeram para o siamês o título de Príncipe dos Gatos, por Fernand Méry, um inglês muito rico e famoso que era apaixonado por gato siamês! O miado forte, alto, distinto, inquietante e a personalidade incomum que realmente o distinguem dos demais gatos da região fez com que ele os amasse!

Com o dono, o Gato Siamês se apresenta em alguns momentos como gato, outros momentos como cachorro. Pode se fazer algumas coisas interessantes com o Gato Siamês que geralmente não se fará com outros gatos, como se pode passear numa coleira e chega a exibir o comportamento engraçado e gracioso, nada típico de “ir buscar objetos, comida e coisas.
É fiel ao dono até o dia de sua morte, muito ciumento e gosta muito de ser acariciado. Adora afagos, carinhos e mimos, especialmente na zona do pescoço, perto do dorso.

Fêmeas

A fêmea da Raça Siamês requer cuidados mais especiais pois são muito sensíveis. No cio, ela fica quase histérica, inquieta, mia muito alto, torna se agressiva, e em outras vezes muito quieta. Rola pelo chão gemendo ou começa a correr pela casa, miando, se esfregando e arranhando tudo o que encontrar pela frente. Ela deve acasalar, cruzar o mais cedo possível. As fêmeas da Raça Siamês entram no cio mais cedo, em geral com 4 meses. Logo após o acasalamento, suas maminhas começam a inchar e podemos sentir os filhotinhos no seu ventre.

Os filhotes Siamês, nascem todos branquinhos, com os olhos azuis e vão mudando de cor com o passar dos dias, a medida em que vão crescendo. São muito brincalhões, preguiçosos, excessivamente carinhosos, dedicado e começam com a cor de pelo meio dourado, amarelado e com o tempo vai escurecendo a cor do rabo, do focinho e do rosto.

Filhotes de Gato Siamês

Características Físicas do Gato Siamês

  • Tamanho: Aproximadamente 20 cm
  • Peso: de 3kg a 6kg
  • Pelos: Curto e Fino
  • Olhos: Pequenos e Claros
  • Qualidades: Super brincalhão, amável e inteligente
  • Expectativa de vida: Vivem em média 15 anos
  • Cor do Tronco: Branco, gelo ou creme
  • Cor das Extremidades: Castanho Escuro, Chocolate, Azul ou Lilás (tons de cinza)

Gato Siamês

Temperamento do Gato Siamês

Com o Dono

O Gato Siamês também é conhecido por ser gato bem inquieto. Ao mesmo tempo em que está descansando em um profundo sono, já está correndo de um lado para o outro em sua casa. Tem dias que estão muito dóceis com o dono, mas tem dias seu comportamento muda.

É quase impossível prever como será o dia do seu gato siamês. Mas se você realmente prefere gato que corra de um lado para o outro e não fique somente dormindo a todo momento, essa é a melhor raça para você escolher.

Eles são brincalhões, curiosos e muito apegado ao dono. São manhosos, gostam de carinho, são fiéis (geralmente à um único dono), ciumentos e muito, muito inteligentes.

Com Outras Pessoas

O gato siamês também é muito desconfiado, principalmente com quem ele não conhece e nunca viu. Geralmente escolhe uma única pessoa como dono e é fiel somente a essa pessoa, mas se tratando de pessoas que nunca tiveram contato com o gato, eles não são muito sociáveis.

É uma raça fortemente indicada para quem tem crianças ou idosos. Quando as crianças brincam com os gatos, tem tendência a fazer alguma brincadeira que geralmente os animais de estimação podem não gostar. Esse gato reconhece isso e é muito tolerante se tratando de crianças. Em suas brincadeiras, ele costuma recolher as garras para não machucar e simplesmente quando não quer mais brincar, ele sai.

Se você tiver cachorro, não terá problema algum em ter um gato siamês, pois essa raça de gatos se dá muito bem com outros animais de estimação. Porém, ele tem que ser acostumado ao outro animal desde filhote, pois como mencionado, ele não é tão sociável.

Porém, caso desejar ter apenas um gato siamês em sua casa e mais nenhum animal de estimação, não tem problema. Ele se dá muito bem sozinho. Porém, lembre que ele é muito apegado ao dono, e a noite, quando você chegar do trabalho, ele vai cobrar isso de você.

Gatos Siameses

Cuidados Básicos com Gatos Siameses

Escove os pelos de seu gato siamês diariamente, ou caso não conseguir, tente escovar a cada dois dias. Embora os pelos dos gatos siameses sejam curtos, essa escovação é necessária.

Alimentar seu siamês da maneira correta, além de deixar a pelagem mais macia e brilhante e ajudar no crescimento, irá evitar problemas relacionados a saúde. Alimentação balanceada e ração de boa qualidade evitará o aparecimento de pedras na bexiga.

Castração

Embora muitas pessoas critiquem a atitude de castrar cães e gatos, isso evita filhotes abandonados nas ruas, que no futuro terão novos filhotes, e mais outros. Todos sabemos que animais de estimação na rua é algo que não deve existir. O ideal é castrar o seu gato siamês, exceto que o tenha com a intenção de tornar-se um criador.

Quem não quer gerar ninhadas, a castração é indicada. Os gatos siameses atingem a puberdade bem antes se comparado as outras raças de gatos, o que geralmente pega o dono desprevenido. Fique atento nesse sentido e pergunte ao veterinário do seu pet shop qual é o melhor momento para você castrar seu bichano.

Por ter uma personalidade curiosa, se castrado, isso evitará que ele explore demais os ambientes e caia de algum lugar alto e se machuque, principalmente se morar em um apartamento.

Diversão

Comprar brinquedos para o gato siamês é uma das melhores formas de distrai-lo enquanto o dono não está em casa. Os brinquedos de gatos mantem eles ocupados durante o dia e consegue controlar suas explosões de felicidade. Os mais indicados são arranhadores e bolinhas com ração.

Cat Relax

Um outro brinquedo que indico muito é o Cat Relax, da empresa Furacão Pet. Os gatos se divertem muito com esse brinquedo, sem contar com o papelão que vem no centro do brinquedo. Os gatos amam papelões, e depois de brincar com a bolinha, literalmente caem no papelão e ficam passando suas garras nele. Veja o vídeo abaixo do Cat Relax como o gatinho brinca com a bolinha. No segundo vídeo, você verá como outro gatinho gosta de ficar arranhando o papelão. Dica: Se tiver mais de um gato e for comprar esse brinquedo, é recomendável que compre pelo menos 1 para cada gato, pois provavelmente eles vão brigar pelo brinquedo se tiver somente 1.

Olha só como esse outro gato brinca com o brinquedo Cat Relax.

Embora ele viva bem tanto em apartamentos como casas, como já citado, o comportamento do gato siamês é algo incomum. Essa raça de gato gosta de caminhar de um lado para o outro na residência. Deixe as portas abertas da casa para que seu gato siamês transite de um lado para o outro. Mas tome cuidado com as janelas e varandas, pois devem ter tela de segurança.

Como qualquer gato, os siameses precisam de banho. Dê banho ou então leve seu siamês pelo menos uma vez por mês em um pet shop de confiança.

Outro cuidado e que com certeza nem precisaria mencionar é leva-lo ao veterinário eventualmente. Nós brasileiros temos um problema: geralmente fazemos algo depois que já aconteceu. Se levar seu gato siamês sempre no veterinário, isso irá prevenir doenças, sem contar a necessidade de vacina-los ou então fazer vermifugação.

Saúde do Gato Siamês

O Gato Siamês pode ficar doente um pouco mais facilmente que outros gatos. Obstruções nasais causada pela má formação da parte inferior do focinho e céu da boca que é curto, bochechas largas demais, membros fracos com robustez, magreza excessiva, estrabismo excessivo, dificuldade em urinar são algumas dos problemas mais comuns. Também temos os cálculos nos rins, que leva ao animal tomar injeções diárias para aliviar o problema.

Esses tipos de problemas podem ser ocasionados principalmente por terem sido retirados da mãe muito cedo. Outra dica importante também para evitar várias doenças é sempre manter o local limpo, principalmente se você tem mais de um animal em casa, seja este gato ou cachorro.

Lembre-se: sempre ofereça agua fresca, limpa. Deixe sempre a disposição ração. Gatos são por natureza mais sensíveis que os cães! E cabe somente a você ajuda-los.

Video em Slide de Gato Siamês

Muito legal esse video pois se pode ver realmente como o gato siamês é lindo!

Escrito por Caroline Barreto.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(27 votos, média: 4,41 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

3 pensamentos em “Gato Siamês – Tudo o que você precisa saber sobre a Raça”

  1. Gostei muito das informações
    Peguei um gatinho filhote na rua e ele
    tava ainda mamando
    Estou dando ração pra filhotes
    Olhei sua arcada dentária e ele tem quase todos os dente e são todos branquinhos,suas garras são grandes e bem afiadas,ele come bem pouco varias vezes,brinca ,gosta de tomar sol e dorme a noite toda e durante o dia dorme varias vezes.
    Dei 3 gostas de natuverm
    E com um borrifador apliquei uma solução de vinagre de maçã com um pouco de água pra eliminar as pulgas.
    É minha primeira vez criando gato
    No posto de saúde me informaram que a vacina só com 3 meses,como posso saber o tempo de nascimento dele?
    No momento não tenho condições de pagar uma consulta com veterinário.
    Ele já adotou a caixinha de areia pra fazer suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *