A Estrela do Mar É Um Animal Muito Lindo e Curioso


A estrela do mar, embora pareça ser inofensiva, são bem conhecidas como predadores e vorazes. É um animal marinho e carnívoro, e pertencem à classe Asteroidea. Essa classe possui em torno de 1500 espécies reunidas em diversas famílias. A estrela do mar também faz parte dos equinodermos, que tem como característica comum o esqueleto calcário sobre a pele.

O corpo da estrela do mar possui características diferentes. Pode ser liso, granulado ou apresentar espinhos salientes ou venenosos, que serve como proteção dos predadores.

Estrela do mar

Quando pensamos em estrela do mar, geralmente o que vem em nossa mente é uma estrela de cinco pontas.

Porém, a estrela do mar possui um disco central, embora a maioria possua 5 braços, existem algumas que chegam a ter até 40 braços, o que indica que a quantidade de braço pode variar e muito entre as famílias.


Uma coisa interessante é que a estrela do mar consegue se regenerar, ou seja, se um braço for amputado ou fortemente ferido, ela se cura totalmente ou pode nascer um novo no lugar. Mas, esse processo de regeneração pode demorar até um ano até estar totalmente concluído.

Se você tem interesse em saber mais sobre a regeneração da estrela do mar, o Mundo Estranho da Abril fez uma matéria explicando os dados mais técnicos sobre como isso funciona. Para ler essa matéria na íntegra, clique aqui.

A estrela do mar está em praticamente todas as latitudes e profundidades. Pode ser encontrada até a 9100 metros de profundidade. Geralmente ocupam variedades de substratos, como as rochas, algas, cascalhos ou recifes de coral. Mas também estão em ambientes considerados como de alto stress ambiental, como praias, costas ou poças de marés.

Corpo da Estrela do Mar

Tanto o tamanho como a cor da estrela do mar varia entre cada espécie, mas geralmente tem entre 12 e 14 cm, mas podem atingir até um metro de diâmetro. Sobre a cor, geralmente possui cores quentes e fortes, como vermelho, laranja ou azul, e em outros casos são inclusive luminescente.

Embora possua um corpo bem rígido e duro, a estrela do mar tem bastante flexibilidade em se movimentar, conseguindo inclusive girar ou dobrar os braços.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *