Doenças de Gatos: conheça as principais e saiba mais sobre seu animal!


Muitas doenças de gatos acometem nossos pequenos amiguinhos e todo cuidado é pouco! Gatos são magníficos animais! Independentes, carinhosos, silenciosos, inteligentes, astutos e brincalhões, são ideais para todas as pessoas e idades. Mas por serem resistentes a dor muitas vezes sofrem em silêncio quando acometidos por algumas doenças de gatos. Por isso quando estão doentes, só descobrimos quando na maioria das vezes já é tarde demais!

Apatia, perda ou ganho de peso acentuado, dificuldade para respirar e comer devem ser investigados assim como dormir muito, ou pouco, agitação, lambidas excessivas e perda de pelos . Todos esses podem ser sintomas comuns de doenças de gatos!

Como eu mencionei anteriormente, eles sofrem calados. Não são como os cães que demonstram rapidamente estarem com alguma doença! Todo cuidado é pouco quando se trata da saúde dos nossos gatos.

Doenças de Gatos mais comuns

As Doenças de Gatos mais comuns e perigosas

Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV): O FIV é um vírus que diminui drasticamente a imunidade, favorecendo o aparecimento de infecções e outras doenças. Também chamado de HIV Felino ou AIDS Felina, é muito parecida com o HIV humano, embora não seja contagioso aos seres humanos. O vírus destrói as células de defesa do animal, diminuindo a capacidade do organismo de se defender, mesmo das doenças de gatos menos graves. É transmitido por um gato infectado através de mordidas frequentes durante brigas. Não existe cura e, uma vez infectado, o animal terá a doença para o resto da vida. Gatos infectados devem ser mantidos dentro de casa para que não infectem outros gatos. Não os deixe ir para a rua e se um dos seus animais for infectado, isole-o dos outros animais da casa.


Síndrome Urológico Felino (SUF): Esta síndrome engloba um conjunto de problemas inflamatórios no sistema urinário dos gatos: a cistite (inflamação da bexiga); a infecção (o sangue, o muco e outros produtos associados à zona inflamada proporcionam a multiplicação de bactérias); urolitíase (chamada de bloqueio uretral,  provoca a cristalização de minerais. Sendo assim a irritação da bexiga e da uretra provocam a formação de cálculos que podem entupir ou dificultar a saída de urina); uremia (a acumulação de detritos intoxicantes no sangue, que é muito perigoso, a inabilidade de urinar que significa a acumulação de urina na bexiga e a incapacidade dos rins eliminarem os resíduos). Assim como nós humanos, os problemas urológicos são uma das doenças de gatos mais comuns, porque é da natureza deles beber pouca água. É facilmente tratada pela administração de medicamentos adequados e receitados pelo médico veterinário. Fazer travessuras para que eles bebam mais água como utilizar bebedouros automáticos parecendo uma fonte elétrica com luzes, também ajuda atraindo a curiosidade dos animais, já que eles por instinto natural não gostam de tomar água suja e parada.

Felina Leucose Vírus (FeLV): Assim como o FIV citado acima, é um vírus imunodepressivo, ou seja, elimina de forma gradual a capacidade do organismo felino de se defender contra as doenças de gatos ou infecções mais banais. Este vírus, que só pode ser transmitido entre gatos, transmite-se pela saliva, lágrimas, urina, fezes ou através do leite, na fase da amamentação. Não existe cura. Em média, o gatinho portador deste vírus vive cerca de dois anos, ou menos, mas existem estudos que apontam para uma sobrevivência de três anos e meio para cerca de 83% dos gatos acometidos com essa doença. Existe uma vacina contra o FeLV que todo gato deve tomar. Informe-se com o seu médico veterinário de preferência sobre esta vacina!

Peritonite Infecciosa Felina (PIF): É um vírus que contamina o abdômen, o fígado, os rins, o cérebro e o sistema nervoso, criando infecções e abscessos neurais. Cria se um estado geral de mau estar que em pouco tempo mata. A transmissão é simples e pode ocorrer de duas formas: através do contato do gato saudável com as fezes de um gato contaminado ou através da amamentação, em que a gata infectada ao amamentar passa a doença através do leite para os filhotinhos. Infelizmente esta é mais uma das doenças de gatos, que ainda não tem cura.

 Diabetes: A diabetes mellitus (DM) é uma doença endócrina crônica que ocorre nos cães e nos gatos. É caracterizada por um aumento de açúcar no sangue e resulta de uma deficiência em produzir insulina suficiente para as necessidades do animal. Os sintomas mais frequentes num animal com diabetes são perda de peso, aumento da ingestão de água, aumento do apetite, e aumento da frequência urinária. Por vezes surgem complicações como o aparecimento de cataratas, pancreatite, infecções, etc. Estes riscos estão diminuídos se a doença for bem controlada. Além da predisposição genética, a diabetes ataca principalmente os gatos obesos. A diabetes não tem cura, mas pode ser tratada com sucesso e quanto mais cedo for detectada, mais rápido se inicia o tratamento e melhor qualidade de vida o animal terá.

Raiva: A raiva é uma doença de fácil contágio, transmitida por um vírus que pode afetar os animais, como os gatos, e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, em meio a brigas, mordidas e o lambe lambe entre os gatos onde há depósito de saliva contaminada no pelo. Os principais sintomas são mudança de comportamento, agressividade, salivação e paralisia. A raiva é uma doença incurável e uma vez contaminado, o animal deverá ser sacrificado. A vacina anti-rábica é a única forma de prevenção.

Se suspeitar que algumas dessas doenças de gatos esteja afetando o seu animal, leve-o imediatamente ao médico veterinário. Ele fará todos os exames necessários e se constatar a doença o animal poderá ser submetido ao tratamento, se houver cura, ou ser sacrificado, caso a gravidade do caso assim exija.

Mantenha seu gato o mais saudável possível prestando atenção aos cuidados com alimentação, higiene, saúde, vacinas. São cuidados básicos para seu gato ter uma vida feliz e, para que, no futuro não venha apresentar nenhuma doença ou complicação que poderia ser evitada. Eles merecem toda a nossa atenção e carinho!

Para medicações e saúde dos seus gatos, a Pet Love possui excelentes produtos com preço baixo. Veja os produtos clicando aqui.

EM CASO DE DOENÇAS DE GATOS, LEVE SEU ANIMALZINHO IMEDIATAMENTE AO MÉDICO VETERINÁRIO! É muito importante agir rápido, pois as doenças de gatos são potentes e perigosas! Todo cuidado é pouco com os nossos queridos felinos!

Escrito por Caroline Barreto.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...