Diferença entre tartaruga, cágado e jabuti


Sabe a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti? Não? Então você veio ao lugar certo! Continue lendo e descubra o que eles têm de diferentes e suas características.

As tartarugas, os cágados e os jabutis são répteis que pertencem à ordem dos quelônios, presente na Terra há cerca 200 milhões de anos e têm como principal característica a presença do casco ou carapaça.

Podemos observar que as principais diferenças entre eles são o habitat que pode ser aquático, terrestre, e às vezes os dois, as características físicas (ou morfológicas) como o formato do seu corpo, por exemplo, as patas, o pescoço e o próprio casco. Confira abaixo as diferenças entre a tartaruga, o cágado e o jabuti.

Tartaruga

Tartaruga

Por incrível que pareça tartaruga é o nome dado a qualquer animal da ordem dos quelônios que não está classificado como jabuti ou cágado.  As tartarugas podem ser tanto marinhas como de água doce (semi-aquáticas). Uma diferença significativa é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado quando vão colocar a cabeça para dentro do casco como acontece com os cágados.  E já que estamos falando de tartarugas vejamos também a diferença entre as tartarugas marinhas e as tartarugas semi-aquáticas ou tartarugas de água doce.


Diferença entre tartarugas marinhas e tartarugas de água doce (semi-aquáticas).

As tartarugas semi-aquáticas ou de água doce, como são conhecidas, vivem tanto na terra, onde vão tomar banhos de sol e depositar seus ovos, como podem viver em grandes rios e lagos, onde se escondem dos predadores, e se alimentam de algas, plantas, insetos, caracóis, crustáceos, entre outros. Por esse motivo as tartarugas de água doce, possuem uma grande variedade de formas e tamanhos, algumas passam mais tempo na terra e outras passam mais tempo na água, isso depende da adaptação de cada espécie ao ambiente.

As tartarugas marinhas vivem somente no mar sendo que apenas as fêmeas saem da água para a desova. Elas fazem isso num curto período de tempo, pois na terra elas são lentas e se tornam vulneráveis ao ataque de predadores. Para facilitar sua locomoção na água, ao invés de patas elas possuem nadadeiras extremamente adaptadas à vida aquática que as deixam muito rápidas e ágeis ao nadar. As tartarugas marinhas são muito maiores dos que os jabutis e os cágados podendo chegar a 2 metros de comprimento e quase 900 kg como é o caso da Tartaruga de Couro, a maior de todas.

Existem sete espécies de tartarugas marinhas no mundo, cinco delas são encontradas no Brasil: Tartaruga Cabeçuda (Caretta caretta), Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata), Tartaruga Verde (Chelonia mydas), Tartaruga Oliva (Lepidochelys olivacea) e Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea).

Cágado

cagado

O cágado vive em água doce, tem o casco mais achatado e o pescoço longo. Algumas vezes, o pescoço do cágado chega a ter o mesmo comprimento que sua carapaça. Para proteger a cabeça sob a carapaça, o cágado dobra o pescoço para o lado. Outra diferença em relação às tartarugas é que os cágados são bem menores. Eles chegam apenas a 35 cm e suas patas possuem membranas interdigitais entre os dedos que facilitam a sua locomoção na água.

Vivem próximos à água doce, à beira de rios, açudes e lagos. A maioria das atividades do cágado é realizada dentro da água como a captura de alimentos e sua reprodução, sendo as margens do lago ou rio usadas para tomar sol e preparar o ninho para desova.

Os cágados podem ser carnívoros ou onívoros. As espécies carnívoras, que são a maioria, se alimentam de moluscos, anfíbios, insetos, crustáceos,vermes e pequenos peixes, como atum, mariscos, sardinha e cavala. Já as espécies onívoras além desses alimentos comem também plantas, algas e detritos, entre outros alimentos.

Jabuti

jabuti

O jabuti vive exclusivamente em terra, então quando avistar um jabuti por aí lembre-se de não chamá-lo de tartaruga! Como já vimos as tartarugas são aquáticas e os jabutis não. O jabuti pode ser facilmente identificado, pois seu casco é mais alto e suas patas traseiras lembram as patas de um elefante por terem formato cilíndrico.

No Brasil existem duas espécies: O jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) que pode ser encontrado pelo Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. E o jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata), mais comum na região amazônica.

O jabuti-piranga possui um colorido mais vivo que o jabuti-tinga, e podemos encontrá-lo na Caatinga nordestina. Geralmente possui a cabeça vermelha e escamas vermelhas nas patas, podendo atingir até 18 kg.

Já o jabuti-tinga tem a cabeça amarela e escamas vermelhas nas patas, podendo atingir até 40 kg. Os jabutis podem ter até 70 cm de comprimento e viver facilmente até os 100 anos. 

Já pensou em ter um jabuti de estimação?

Cuidados na Adoção

Não podemos nos esquecer de que o jabuti é um animal silvestre e para tê-lo em casa é preciso adquirir um animal legalizado. Ele deve ser nascido e criado em cativeiro, em um Criadouro autorizado pelo IBAMA. Não adquira esses animais sem a documentação legal, de feiras e pessoas que comercializam ilegalmente. O tráfico de animais silvestres é crime e causa muitos malefícios para a natureza!

Cuidados em Casa

O jabuti é um animal dócil e fácil de cuidar, podem ser criados em gramados, jardins e até terraços. É importante que o chão não seja muito liso porque isso força o membro dos animais trazendo problemas posteriores. Tomar banho de sol é essencial para o jabuti, pois assim ele regula a temperatura do seu corpo. Desse modo, ativa a vitamina D, um nutriente importante como o cálcio nos ossos, evitando assim que o jabuti fique com o casco mole ou deformado. Visto que no inverno os jabutis costumam cavar buracos no chão, é bom que haja uma toca tanto para ele se esconder do sol excessivo, quanto do frio. Você pode até ter uma casinha de cachorro com tanto que ela esteja bem protegida e aquecida.

O jabuti se alimenta de vegetais em geral, e você pode oferecer frutas, legumes, verduras de coloração verde-escuro, pois contêm mais nutrientes ou se preferir, pode alimentá-lo com rações específicas.

Os cuidados com a higiene são simples: é só manter o ambiente sempre limpo, livre de fezes e restos de comida. Você pode dar banho em dias quentes com água morna ou usar um pano úmido. Porém, faça isso somente quando ele estiver realmente sujo, não há necessidade disso.

Como já foi dito o jabuti é um animal bem dócil, tranquilo e convive bem com crianças e outros animais. Um bom amigo para se ter em casa!

Diferenças 

Agora que já sabemos as principais características de cada um, vamos recapitular para não confundir mais:

Diferença entre Jabuti e Tartaruga: Tartarugas são animas aquáticos tanto marinhos como de água doce enquanto jabutis são exclusivamente terrestres.

Diferença entre Cágado e Tartaruga: Apesar de os dois viverem na água os cágados vivem somente em água doce e são bem menores que as tartarugas, seu casco é bem mais achatado.Uma diferença significativa é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado quando vão colocar a cabeça para dentro do casco como acontece com os cágados.

Diferença entre Jabuti e Cágado: Jabutis são animais exclusivamente terrestres enquanto os cágados são animais aquáticos. Jabutis são facilmente identificados, pois seu casco é mais alto, enquanto o cágado tem o casco achatado. As patas traseiras dos jabutis lembram as patas de um elefante por terem formato cilíndrico. Já as patas dos cágados possuem membranas interdigitais.

Sua opinião é importante para continuarmos produzindo excelentes conteúdos para o site. Se você gostou desse artigo ou deseja dar alguma opinião, comente abaixo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(25 votos, média: 4,16 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

2 pensamentos em “Diferença entre tartaruga, cágado e jabuti”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *