Dermatite – A Doença de pêlo comum dos cães e gatos


Convivemos todos os dias com a visão dos animais de rua sem pelo, com falhas e coceiras e muita angustia! Mas desconhecemos que essa doença pode ser a Dermatite.

As chamadas doenças de pele, acometem também nossos bichinhos dentro de casa sem que precise ser um animalzinho de rua.
Por que essas doenças aparecem? Qual o motivo delas? Quais sao elas? Como tratar? Como prevenir?

Hoje estou aqui para sanar todas as duvidas a respeito dessas doenças que acometem cães, gatos e nossos bichinhos!
Muitas pessoas nao sabem mais pássaros também são acometidos dessas enermidades, coelhos, ate ramsters!

1-Quais a doença de pele mais comum?

A Dermatite é a doença mais comum que acomete milhares de animais todos os dias. Ela é divida em tres grupos.
Dermatite Atopica, Dermatite de Contato e Dermatite Sarcopita.
Dermatite atópica é uma alergia intensa que causa coceiras, queda de pelo, acompanhada ou não de pele avermelhada, causando muito prurido e desconforto aos nossos bichinhos.


Ela é uma reação alérgica a produtos químicos, alimentos, tipo de tecido e diversas outras causas. Animais são muito sensíveis e embora não aparente a pele deles é uma porta aberta a fungos, infecções e alergias. Tudo começa com um simplea coça coça e logo sem tratamento as bactérias e fungos tornam se devastadores e um problema a nossos animais.

A principal e mais comum causa é a picada de pulgas e carrapatos. Esses animais tem na saliva uma química que causa uma reação alérgica a pele dos animais. Uma vez picada aquela região é depositado através da saliva enevenada assim digamos compostos que imediatamente causam a reação de coçar! Quando eles coçam ferem a área afetada que muitas vezes são cortes minúsculos que entram bactérias e  fungos! A Derme camada da pele perde as estrutura não segurando mais os pelos, ai que entra a queda!

Dermatite de Contato é quando um animal infectado transmite a outro. Também causada por infecção alimentar. Se um animal da casa pegou, nao importa se são gatos, cães ou outros todos pegaram também!

O que é alergia de pele? A alergia ou dermatite alérgica é uma doença de pele que pode ocorrer nos cachorros. A alergia é uma reação do sistema imunológico do cão contra alguma substância a que chamamos de alergeno. O alergeno é um nome geral que representa qualquer material que cause a alergia. Assim se o cão possui alergia à ração é porque algum composto utilizado na receita da ração é um alergeno para o cão. O corpo do cachorro “luta” contra o alergeno, pois percebe que ele é algo nocivo, isto desencadeia uma reação alérgica no animal.

A reação ocorre sempre que o cão é exposto à substância a que ele tem alergia. Com o passar do tempo o cachorro pode ficar mais sensível a essa substância o que faz com que a alergia aumente de intensidade. Geralmente, a alergia aumenta com a quantidade de alergeno ao qual o cão tem contato. Falando em reações adversas nos cães, você sabe se cachorro pode comer chocolate ? Saiba mais em nosso artigo sobre chocolate para cães!

O que causa a alergia no cachorro? Existem vários tipos de alergia sendo que as mais comuns são aquelas causadas por:

Comidas como leite, rações, grãos, etc. Alergia causada por picadas de pulgas. Atopia canina: alergia de causa não determinada. Pode ser causada por vegetais como árvores e grama. Alergias causadas por hormônios (muitas vezes relacionadas aos métodos para evitar o cio em cadelas ).

Alergias causadas por produtos como detergentes, fibras sintéticas, lã Causadas por parasitas como lombrigas, carrapatos Reações adversas a alguns medicamentos Algumas alergias podem ocorrer com mais frequência em certas épocas do ano

Que cães possuem maior probabilidade de ter alergia de pele? A alergia pode ser hereditária, isto é, ela pode ser passada dos pais para os filhos pela genética. Algumas raças de cachorros possuem maior chance de apresentar atopia: beagles, pastor alemão, poodle, boxer, lhasa, pug, shi-tzu, shar-pei, dálmatas, bulldogs, golden retrievers, schnauzers, vários da família de raças “terrier”, dentre outros. Cães jovens têm mais propensão a ter alergia causada por picada de pulgas. Veja fotos das raças de cães com maior probabilidade de terem problemas de alergia!

Quais os sintomas de um cachorro com dermatite? Os sintomas mais comuns de um cão são:
-Perda de pelo excessiva
-Prurido Intenso, coça coça
-Choro ao se coçar
-Formação de uma casquinha branca como se fosse caspa
-Impaciência e irritabilidade

Como tratar a Dermatite

Existem hoje nos mercados pets inúmeros produtos contra alergia, dermatie. Shamppos para dermatite feitos com cetoconazol, peroxido de benzoila, permertrina.

Assim como sabonetes, sprays e remédios tanto injetáveis quanto orais. A linha Rex tem se mostrado muito eficiente nesses casos. O mais importante é leva lo imediatamente ao veterinário para exame de pele e de sangue, a causa da dermatite é sim o mais importante.

Descobrindo a causa ja corta se o efeito e com medicamentos e banhos com produtos próprios três vezes por semana ou duas cura se facilmente essa doença que deixa nossos bichinhos tão agoniados.dermatitegato-660x330

Video sobre Dermatite

 

OBSERVAÇAO

Quando a queda for em gatos muito cuidado. A maioria dos produtos usados em cães são Altamente tóxicos aos gatos! Eles são mais sensíveis.

Escrito por Caroline Barreto.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(9 votos, média: 3,78 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...