Ornitorrinco e as curiosidades de seu bico de pato


O Ornitorrinco é um animal exótico, diferente e muito interessante. Seu nome científico é Ornithorhynchus anatinus – originário do grego e do latim e que quer dizer “com bico de ave, semelhante a pato”.

É um mamífero semi aquático, ou seja, que utiliza tanto ambientes terrestres quanto aquáticos no decorrer de suas atividades. É originário da Austrália e da Tasmânia e juntamente com as equidnas, formam o grupo dos monotremados, que são os únicos mamíferos ovíparos existentes no planeta!  Como características típicas de mamíferos, apresentam o fato de possuírem pelos, glândulas mamárias  e coração com quatro cavidades.

É uma espécie monotípica, ou seja, são únicos, não existem outras espécies ou subespécies relatadas no mundo.

O ornitorrinco possui hábitos crepusculares ou noturnos. São animais carnívoros e sua alimentação é composta de crustáceos de água doce, insetos e vermes. São adaptados para a vida aquática em rios e lagos pois possuem membranas interdigitais, que são localizadas especificamente nas patas dianteiras e servem para facilitar seu deslocamento na água.

Ornitorrinco


O ornitorrinco é ovíparo, sua fêmea bota cerca de 2 ovos por vez e incuba por um tempo de mais ou menos 10 dias num ninho que é especialmente construído às margens dos rios e lagos. Os filhotinhos recém-nascidos apresentam um “dente” parecido com o das aves (um carúnculo), utilizado na abertura da casca. Quando adultos não têm dentes.

A mamãe ornitorrinco não possui tetas, mas produz um leite que é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais. O ornitorrinco macho têm esporões venenosos nas patas, um método de defesa natural contra predadores, para defesa do território e proteção dos filhotes! Apesar do bico de pato, também lembram muito um castor, pois possuem uma cauda semelhante, que é larga e achatada! Usam essa cauda para compactar o barro na construção de tocas e para nadar com mais eficiência!

Hoje em dia o ornitorrinco tornou-se popular e é símbolo de competições, camisas, adesivos, tornou se mascote de diversas equipes de várias modalidades de esportes e a espécie não parece estar em perigo iminente de extinção. Graças à medidas de conservação adotadas nos locais onde ocorre, existem muitos indivíduos dessa espécie curiosa e belíssima!

Ornitorrinco brincando com seres humanos [Video]

Reportagem sobre o Ornitorrinco

Abaixo segue uma reportagem da Discovery Channel feita sobre o Ornitorrinco.

http://www.youtube.com/watch?v=9fQEQnanYLs

Escrito por Caroline Barreto.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(3 votos, média: 2,33 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

2 pensamentos em “Ornitorrinco e as curiosidades de seu bico de pato”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *