Criar Cobra em Cativeiro – Tudo o Que Você Precisa Saber Está Aqui


Está pensando em ter um animal diferente em casa? Sair dos tradicionais cães e gatos? Pois bem, existe uma infinidade de animais que podem ser criados em casa e para os mais variados gostos. E que tal criar cobra em cativeiro? É isto mesmo, cobras são criadas como animais de estimação por diversas pessoas no mundo todo e costumam ser bem populares.

Quando falamos da criação de cobras em cativeiro, há uma infinidade de coisas que se devem pensar. Afinal, criar um animal diferente requer cuidados diferentes, que devem ser seguidos para o bem-estar do animal e do futuro dono. Pensando nisto, listamos algumas coisas importantes para se saber antes de adquiri-lo.

Eu realmente quero criar uma cobra?

Talvez esta seja uma das principais coisas a se pensar. Cobras são animais que podem viver por muitos anos e ocupar uma parte considerável de sua casa (espaço), do seu tempo (cuidados) e de seu orçamento (gastos com veterinário e alimentação), afinal manter um animal requer tudo isto, pense bem!

Qual a melhor opção para se manter em cativeiro?

Muitas cobras são mantidas em cativeiro, das mais variadas cores e tamanho. Uma das mais criadas em cativeiro é a corn snake, ou em português, cobra do milho. É uma serpente dócil e de tamanho médio, possui uma grande variedade de cores e padrões, são de fácil manutenção e são muito indicadas para iniciantes.

Outra cobra muito criada em cativeiro é jiboia, uma serpente de manutenção um pouco mais difícil do que a citada anteriormente. Por atingir um tamanho relativamente maior e ter um temperamento um pouco mais forte do que a corn snake, ela não é tão indicada para um marinheiro de primeira viagem, mas é uma ótima opção para quem gosta de animais de grande porte.


Onde vou deixar minha cobra?

O recinto onde sua cobra vai ficar precisa ser se um tamanho adequado para a espécie e suas características. Como por exemplo a corn snake precisaria de um recinto de 100x40x40(centímetros) com tocas para se esconder e galhos para se exercitar.

Esse recinto pode ser feito todo de vidro ou de madeira com a frente de vidro, desde de que haja furos para entrada de ar e uma porta para que o criador posso colocar as mãos para limpar e retirar o animal. Ele deve ser muito bem fechado, pois cobras costumam passar por pequenos lugares e acabar fugindo.

No fundo desse recinto pode ser colocado desde jornal até terra (tratada, comprada em casas de jardinagem). Essa escolha é feita de acordo com a disposição para limpeza.

O que ela vai comer?

Cobras são animais carnívoros, ou seja, comem apenas carne. Em cativeiro elas se alimentam exclusivamente de roedores. Eles podem ser oferecidos vivos ou abatidos, sendo o abatido mais seguro para o animal, evitando feridas causadas por mordidas do roedor. Elas podem ser alimentadas a cada 7 ou 10 dias. Durante a troca de pele do animal é normal ele não querer comer.

Após alimentar o animal é necessário deixá-lo pelo menos 48hrs sem manuseio. Pois, manuseá-lo neste período pode fazer com que regurgite o alimento.

É necessário aquecê-la?corn snake - criar cobra cativeiro

Sim, cobras são animais ectodérmicos, ou seja, regulam sua temperatura de acordo com a temperatura do ambiente. Para aquecê-la você pode fazer o uso de uma pedra ou placa aquecida. Essas são vendidas em pet shops de todo o país. A pedra/placa deve ser colocada no canto do terrário (recinto) do animal, do lado oposto da bacia de água, evitando assim que aqueça a água.

Outro meio de aquecer o terrário é por uma lâmpada. Porém, junto à lâmpada deve ser colocado um regulador de temperatura, para que não aqueça demais e queime seu réptil e torne o ambiente desagradável.

Conclusão

Estas são as noções básicas de como se cria uma cobra em casa. Após a escolha do animal que se pretende criar, deve-se iniciar um estudo sobre a espécie e suas características. Isso para similar o máximo com a vida que o animal teria na natureza, sendo assim mais agradável para o animal e para o dono.

Avisos importantes: para criar um animal silvestre (como a jiboia) em casa é necessário adquiri-lo junto a um criadouro legalizado pelo IBAMA. A importação de animais exóticos (como a corn snake) está proibida para fins de criação como pet.

Escrito por João Victor

9 Comments

  1. luciano Reply
    • João Victor Reply
      • Uberdan marinato Reply
  2. Enzo Reply
  3. Edinaldo Barbosa Reply
    • Marcos Reply
  4. Tales Reply
  5. Marcos Reply
  6. Yngrid Reply

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *