Chinchilas é uma raça de coelho ou uma espécie de roedor?

As chinchilas são fofas, simpáticas e fascinam a todos que as veem. Pertencem à ordem dos roedores e na natureza como qualquer outro roedor dormem de dia escondidas entre rochas e sua atividade é voltada ao período noturno.

Milhões de anos atrás existiu um animal chamado Megamys que vivia na Cordilheira dos Andes (Argentina, Bolívia, Chile e Peru). Esse animal era um antepassado das chinchilas. Os Incas usavam sua pele para se proteger do frio. A partir de 1524, os espanhóis tiveram contato com os índios Chincas e descobriram que eles usavam essa pele para se vestir e a carne para se alimentar. Assim iniciaram a caça às chinchilas cujo nome originou dos índios Chincas.

Das três espécies que existiram na natureza, a Chinchila Real hoje é uma espécie extinta devida a caça nos séculos XVIII e XIX. As outras duas espécies de chinchilas que ainda existentes na natureza são a Bevicaudata e a Lanígera, porém também correm risco de extinção podendo daqui alguns anos não serem mais vistas na natureza. A espécie Bevicaudata não é criada em cativeiro, já a Lanígera é a espécie que atualmente vemos sendo vendidas em pet shops ou então para produção de peles.

As chinchilas iniciam a fase reprodutiva aos 8 meses de idade e perduram até os 10 anos de vida. A gestação tem duração de 111 dias, e os filhotes que em média são dois por parto, já nascem espertos com os olhos abertos e com pelos por todo o corpo. Aos 45 dias de idade os filhotes já podem ser retirados da mãe. As chinchilas podem viver de 12 a 20 anos.

Alimentação das Chinchilas

Esses animaizinhos precisam ser bem alimentados para não desenvolverem problemas de saúde. A alimentação é composta de ração específica para chinchilas em torno de 30 gramas por dia, feno de alfafa e água potável fresca. De vez em quando pode-se fornecer uva passa e maçã. Jamais as chinchilas devem ser molhadas ou permanecer em ambientes úmidos. Para mantê-la sempre limpa o pó de mármore deve ser fornecido para que ela se banhe tirando o excesso de gordura e umidade dos pelos. Interessante é que elas não pegam parasitas externos, já que seus pelos são tão densos que impossibilitam a sobrevivência de parasitas. A gaiola deve ser forrada com maravalha, que são aparas de madeira maiores que a serragem, que deverá ser trocada pelo menos uma vez por semana.

Em seu ambiente é preciso colocar pedaços de madeira para que a chinchila possa roer e assim gaste os dentes que crescem continuamente como os de qualquer roedor.

Como são animais oriundos de habitat frio, o calor pode ser muito prejudicial no caso de temperaturas acima de 27°C. Para ajudar no seu resfriamento uma garrafa de água congelada pode ser colocada já que, geralmente, as chinchilas sobem sobre a garrafa para se refrescar.

Doenças das Chinchilas

As fezes normais das chinchilas são marrons esverdeadas e elípticas e qualquer alteração nesse padrão pode indicar alguma doença.

Diarreia

Para eliminar a diarreia é preciso retirar o alimento e a água e colocar aveia e água mineral. O sintoma desaparecendo, no dia seguinte pode voltar com a alimentação normal. Importante verificar se a alfafa não tem fungos como o bolor.

Constipação

A constipação nas chinchilas é verificada com o ressecamento das fezes, apatia e diminuição do tamanho e quantidade de fezes. Pode acontecer quando a ração fornecida está mofada. Para resolver o problema o ideal é retirar a ração e fornecer alfafa em rama e ameixa preta. Depois, pode fornecer 3 ml de óleo mineral Nujol e suco de laranja.

Conjuntivite

Os olhos ficam vermelhos e inchados, também fechados.  Importante lavar com água boricada e limpar com gaze. Depois, pode usar colírio duas vezes ao dia.

Conjuntivite em Chinchilas

Tricofagia

Tricofagia é quando a chinchila rói seus próprios pelos ou de outras chinchilas, podendo indicar estresse ou falta de vitaminas.

Curiosidade

Diferença entre chinchilas roedores e chinchilas coelhos

A palavra “chinchila” pode trazer à mente diversos animais diferentes, por isso sempre precisamos identificar à qual “chinchila” estamos nos referindo. Chinchila pode representar o roedor em foco neste artigo, mas também pode representar coelhos da raça Chinchila com tamanho médio de 4 a 5 kg ou também pode representar a cor da pelagem de diversos coelhos, independente de serem da raça chinchila, outras raças de coelhos podem ter a pelagem na cor chinchila. Portanto, o termo “Chinchila” pode ter vários significados: ser uma espécie de um roedor como é o caso citado no artigo, ser a raça de um coelho ou simplesmente o padrão de cor de um coelho.

Você gostou do artigo? Então dê-nos sua opinião abaixo.



Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(3 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Reply