Cavalo Marinho – Animal Exótico, Curioso e o Mais Lindo do Mar

Quem nunca viu um Cavalo Marinho na televisão ou até mesmo na internet? A beleza, simplicidade e exuberância, tornaram esse pequeno animal desejo de muita gente. Hoje em dia o Cavalo Marinho já pode ser encontrado até em casas especializadas em venda de peixes exóticos e ornamentais. O Cavalo Marinho é encontrado nos rios e mares, onde sua semelhança com os cavalos terrestres, originou o seu nome popular e tornam esse animal tão fantástico.
São animais aquáticos, não sobrevivendo muito tempo fora da água!

Onde são encontrados os cavalos marinhos? Como se reproduzem? Do que se alimentam? Quanto tempo vivem?

Cientificamente conhecido como Hippocampus, o Cavalo Marinho é uma espécie de peixe de águas marinhas, temperadas e tropicais pertencente à família Syngnathidae. A Familia Syngnathidae é que engloba, as espécies conhecidas pelo nome popular de Cavalo Marinho.

Lindo Cavalo Marinho

Esses belos animais caracterizam-se por uma cabeça alongada, com filamentos que se parecem com a crina de um cavalo e tem uma característica curiosa como o camaleão, podendo mudar de cor e se camuflar entre as algas. Eles também podem olhar nas duas direções opostas ao mesmo tempo.

O Cavalo Marinho nada com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas e isso é o que produz sua velocidade ao nadar! Muitas espécies desses animais podem ser confundidas com plantas e algas marinhas. O tamanho médio do Cavalo Marinho, é de no máximo 15 cm, com peso entre 50 e 100 gramas.

Eles geralmente vivem em regiões de clima temperado e tropical. Também podem ser criados em aquários de água salgada com cuidados especiais pois são muito frágeis e morrem com facilidade.

Alimentação do Cavalo Marinho

Sua alimentação básica é composta de pequenos moluscos, algas verdes, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Os Cavalos Marinhos, não tem o costume de ir atrás do alimento, sendo assim, eles ficam parados no mesmo lugar e  comem o que passar por eles. A cauda longa e encurvada como um gancho, permite que se agarrem às plantas submarinas enquanto se alimentam.

Reprodução Dos Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho se reproduz somente na primavera. Os ovos são postos somente pela fêmea, mas o grande cuidado é garantido pelo macho. Os ovos são colocados pelas fêmeas e são fertilizados pelo macho. Depois disso ele guarda e garante a encubação dos ovos dentro de uma bolsa na base da sua cauda. Ele tem a missão de proteger os ovos e os filhotinhos depois que nascem!

Dois meses depois da postura, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções, como as contrações de parto humano, para expelir e fazer nascer os filhotes. Os filhotinhos de Cavalo Marinho nascem transparentes e pouco maiores que 1 cm. Assim que nascem, eles sobem logo à superfície para encherem suas bolsas de ar, e com isso poderem se equilibrar na água!

O Cavalo Marinho, já se torna independente dos pais, mesmo sendo frágeis, pequenos e tendo acabado de nascer. O macho gera de 300 à 400 filhotes por vez. Mas pelo curso natural da vida, menos da metade sobrevivem. Os outros morrem pelos predadores naturais!



Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Reply