Carrapatos podem transmitir a doença fatal Babesiose


Estou para ver, nesses anos todos de cuidado com cães e gatos, uma doença tão rápida e devastadora que a Babesiose. Essa doença assusta quem não a conhece e não esta preparada para lidar com ela.

A primeira vez que tive contato com essa doença assustadora foi quando meu Labrador Preto chamado Dark a pegou.

Do nada o labrador começou a sangrar. Era sangue para todo lado. Pelo nariz, boca, a ponto dele se engasgar com tanto sangue. Era tanto sangue que eu achei que ele havia levado um tiro.

Corri para o veterinário, lá ele me informou que ele estava com hemorragia interna, anemia profunda e sem tratamento não durava mais que 24h. Foi um desespero.

A Babesiose é transmitida pelo carrapato. Geralmente aquele boi cinza grandão ou aquele marronzinho pequenino quase imperceptível de se ver.


O nome científico dos carrapatos são Rhipicephalus sanguíneos, o famoso carrapato marrom.

Essa doença se não trata rapidamente é mortal.

A Babesiose causada pelo protozoário Babesia canis, que infecta, destrói os glóbulos vermelhos.

O carrapato não carrega o protozoário da doença com aigi. O carrapato é infectado quando se alimenta do sangue de um cão com Babesiose, sendo assim ele se contamina e uma vez contaminado é para sempre. Só que a Babesiose nao faz mal ao carrapato, ele não sofre nada com ela, mas torna se o hospedeiro. Uma vez ingeridas as babésias, elas se instalam, contaminam, infestam, os ovos que serão postos pelo carrapato fêmea e jamais pelo macho. O macho não carrega as Babesias. Elas se aproveitam de ovos, larvas e ninfas. Quando contaminado os ovos, as larvas e as ninfas, esses protozoários se fixam nas glândulas salivares do carrapato adulto macho ou fêmea e se multiplicam neste lugar. Este carrapato contaminado suga o sangue do próximo hospedeiro, cão ate mesmo gatos e irá infectar este cão com a Babésia.

cachorro-com-carrapato

Babesiose e seus sintomas

A infecção desse protozoário, ocorre de forma rápida e a presença de parasitas no sangue acontece rapidamente dentro de um ou dois dias, durando cerca de quatro dias.

Esses protozoários ou microrganismos então desaparecem do sangue, se escondem e incubam, por um período de 10 a 14 dias, ocorrendo então uma segunda infestação dos órgãos e sangue, dessa vez mais intensa.

Sintomas mais comuns da Babebiose

  • Febre alta
  • Calafrios
  • Icterícia,
  • Fraqueza,
  • Depressão,
  • Falta de apetite,
  • Membranas mucosas pálidas
  • Esplenomegalia (aumento do baço)
  • Perturbações da coagulação e nervosas.
  • Sangramento intenso Nazal e pela Boca
  • Cansaço demais e tremedeira nas pernas
  • Urina marrom, cor do café
  • Insuficiência Renal

Tratamento da Babesiose

A babesiose é uma causa infecciosa de anemia hemolítica, aguda, que destrói os glóbulos vermelhos, baixa o nível de plaquetas e causa a morte rápida.

Tratamento com antibióticos, suplemento alimentar, poli vitamínicos, sulfato ferroso, alimentação reforçada é fundamental.

O medico veterinário receitara os antibióticos Doxifin 200mg que o principio ativo é o Doxiciclina. Um poderoso antibiótico que combate o protozoária, a babesia. Essa medicação tem que ser tomada de 12/12h de 21 a 30 dias sem interrupção.

Para a hemorragia e o processo de coagulação será passado um anti hemorrágico, como Transamin injetável e comprimidos. Meu cachorro chegou num estado tão deplorável que tomou uma caixa inteira com 5 ampolas e não parava de sangrar. É desesperador.

Por fim os multivitamínicos como Bullvitam, Glicopan, Hemolitan Pet são muito uteis e de grande ajuda.

Misturar a ração de boa qualidade durante o período de tratamento, legumes como cenoura, beterraba, batata e fígado de boi cozido também ajuda e muito na evolução e melhora do quadro clinico geral.

O mais importante é correr para o veterinário para um tratamento rápido e seguro.

Prevenção contra Carrapato e consequentemente, a Babesiose

A prevenção ainda é um método muito eficiente. Existem nos mercados Pets, uma variedade de produtos que previnem e matam os carrapatos dos animais e da casa. Produtos para banho como Butox, ampolas, injeções como Ivomec 1ml injetável p cada 30kg do animal. 0,5ml p cães ate 15kg.

Coleiras ante carrapatos. Produtos para passar no chão.

Converse com seu veterinário… É uma doença cruel e altamente mortal. Não espere para ver a evolução do quadro. Quanto antes começar o tratamento com os antibióticos mais rápido o animal melhora!

Escrito por Caroline Barreto.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

1 pensamento em “Carrapatos podem transmitir a doença fatal Babesiose”

Os comentários estão desativados.